Garantir meios de transporte aos colaboradores é fundamental, e também trata-se de um direito previsto por lei aos trabalhadores do regime CLT. Mas oferecer somente o vale transporte pode não ser suficiente, o que torna o vale combustível uma alternativa cada vez mais buscada pelas empresas. 

Isso porque o vale transporte não atende funcionários que vão ao trabalho com automóvel próprio, enquanto, com o vale combustível, o colaborador pode escolher a melhor opção para se locomover ao trabalho, tendo seu benefício assegurado.

Uma das formas de oferecer o vale combustível é por meio de Benefícios Flexíveis. Neste artigo, você vai tirar as suas principais dúvidas e entender mais sobre uma das modalidades mais pedidas pelos colaboradores.

O que é o vale combustível?

O vale combustível também pode ser conhecido como auxílio combustível por algumas pessoas, mas a definição é a mesma para ambos os nomes. É um benefício disponibilizado pela empresa para ajudar o colaborador a utilizar seu veículo próprio ao invés de transporte público. 

É considerado que seja para auxiliar o deslocamento até o local de trabalho, tanto no trajeto de ida, quanto no de volta, assim como situações de atividades externas à disposição da organização, como visitas a clientes ou fornecedores, viagens a trabalho, entre outras.

Como funciona o vale combustível? 

Existem duas formas de disponibilizar o vale combustível: por meio de um cartão ou por reembolso do valor gasto com combustível via depósito. Na segunda forma, é necessário que o funcionário guarde as notas fiscais para comprovar seus gastos com combustível. 

Já com o cartão pré-pago, a empresa realiza a recarga de forma automatizada, e o funcionário tem seu saldo disponível para abastecer o carro particular ou veículo de frota. 

Sem dúvidas, o benefício disponibilizado via cartão é muito mais prático, já que não requer o envio de comprovantes pelo colaborador. O funcionário ganha mais praticidade e fica livre para utilizar o valor disponível diretamente no posto de combustível. 

O que a legislação diz sobre o vale combustível?

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, um colaborador pode receber auxílio combustível, desde que decida não receber o vale transporte, optando utilizar seu veículo próprio no lugar do transporte público.

Contudo, essa situação só pode ocorrer quando for realizado um acordo entre empregado e empregador, devendo estar explícito e claro que é preciso não receber o vale transporte para receber o vale combustível. Para segurança das partes, o ideal é que seja devidamente registrado.

Existem duas formas para a empresa disponibilizar o benefício: através de um cartão pré-pago ou por adiantamento em dinheiro. O reembolso de despesas é considerado apenas em situações fora das atividades rotineiras, por exemplo, uma visita a um cliente feita por um colaborador que não realiza esse deslocamento constantemente.

Na situação mencionada como exemplo, o reembolso relacionado ao combustível não é considerado salário, pois a organização está realizando o pagamento por uma despesa que é de sua responsabilidade.

Como usar o vale combustível

O vale combustível pode ser a melhor forma de beneficiar quem não precisa do vale transporte, mas não é só isso: o benefício também pode ser uma maneira de assegurar o controle de frotas.

Assim, quando há uso de vale combustível em frotas corporativas, a empresa obtém melhoria no controle de gastos relacionados ao abastecimento das unidades. Outra vantagem é que, por meio do benefício, os recursos necessários para os motoristas estão sempre garantidos, o que evita imprevistos quando o funcionário precisar abastecer o veículo.

Outra utilidade do vale combustível é para viagens ou deslocamentos de colaboradores, o que torna mais simples possíveis locomoções do funcionário para visitar clientes ou fornecedores, por exemplo, sem haver necessidade de comprovantes e realização de reembolso. Tudo é feito de forma ágil e automatizada!

Saiba mais sobre a automação nos processos de RH

Vale transporte x vale combustível

Diferente do vale combustível, o vale transporte é um direito estabelecido pela CLT para todos os funcionários. De acordo com a lei, o colaborador pode solicitar o benefício independentemente da distância entre a sua casa e a empresa. 

No entanto, o vale combustível é um benefício opcional, que pode ser disponibilizado para colaboradores de diferentes regimes de contrato.

O benefício de vale transporte normalmente é requisitado pelo funcionário que utiliza transporte público para ir ao trabalho. Desse modo, ele fica sem utilidade para colaboradores que não utilizam transporte público.

Por esse motivo, o vale combustível é uma ótima opção para garantir o benefício a todos colaboradores, visto que atende os que não fazem uso de vale transporte, seja qual for o motivo. 

Principais dúvidas sobre o benefício combustível

Vale combustível substitui o auxílio pago em dinheiro?

Quando a empresa oferece o vale combustível aos funcionários, não é necessário pagar em dinheiro quaisquer gastos extras com combustível. Todos os custos de mobilidade ficam centralizados no cartão, o que otimiza o controle financeiro.

Vale combustível pode ser descontado na folha de pagamento?

Não. De acordo com a legislação, o empregador deve descontar do funcionário somente 6% do salário, no caso de pagamento de vale transporte, porém, ao optar por vale combustível, este desconto em folha não está previsto por lei.

Como deve ser pago o vale combustível?

É válido lembrar que, o colaborador deve optar por substituir o vale transporte pelo vale combustível. Geralmente, o valor que seria destinado para vale transporte é passado para vale combustível pela empresa.

Porém, em situações de equipes externas que irão utilizar o benefício para visitar clientes ou fazer viagens, é possível que o valor seja determinado com base na média da quilometragem mensal. O auxílio pode ser oferecido por um cartão pré-pago (semelhante a vale alimentação, por exemplo) ou através de transferência diretamente para a conta do funcionário.

Vantagens do benefício vale combustível

Assim como os demais benefícios, o vale combustível também é uma forma de agregar valor e trazer vantagens, tanto para a empresa, quanto para o funcionário. Vamos conferir as principais!

Proporciona autonomia

É comum ver empresas oferecendo vale transporte para seus colaboradores, no entanto, nem todos utilizam o transporte público para se locomover ao local de trabalho. Por isso, ter a opção do vale combustível no lugar do vale transporte traz autonomia ao funcionário.

Dessa maneira, a empresa terá um diferencial para disponibilizar aos seus colaboradores, afinal, é uma forma de atender as necessidades de cada funcionário, como uma personalização do benefício.

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Alinhado com a ideia de autonomia, oferecer o vale combustível é uma forma de ter as expectativas coerentes. Para aqueles que optarem por utilizar o próprio veículo para fazer o trajeto do trabalho, é uma forma válida de atender a uma demanda e agregar valor na relação profissional.

Os colaboradores, com suas necessidades atendidas de forma assertiva, tendem a se sentir mais valorizados e satisfeitos, consequentemente melhorando o engajamento e motivação no dia a dia do trabalho, sendo até um meio de reter talentos.

Ideal para equipes externas

Diversas empresas têm equipes que contam com visitas externas a clientes e fornecedores em suas rotinas de atividades, o vale combustível também pode ser utilizado em situações como essas em que os colaboradores preferem utilizar o próprio veículo. Dessa forma, não há preocupação com a despesa e pode ser utilizado conforme a demanda. 

Para a organização, esse meio pode otimizar o sistema de logística, tornando-o mais assertivo para funcionários que necessitam realizar muitas atividades externas para a empresa. Em alguns casos, pode até substituir o veículo da companhia, reduzindo custos.

Melhora no clima organizacional e fortalecimento da marca

Com a autonomia dada aos colaboradores de optar se irão utilizar vale transporte ou vale combustível, a organização consegue atender a demanda de forma personalizada e, consequentemente, garante o bem estar dos funcionários. Logo, o clima organizacional tende a se tornar melhor.

Além disso, agrega no employer branding da empresa, o que reflete no mercado de trabalho quanto a qualidade de vida proporcionada pela organização aos seus funcionários. A marca tende a se tornar mais forte, sendo mais atrativa aos novos talentos.

Mobilidade: uma nova forma de oferecer flexibilidade

Uma coisa é certa: cada colaborador possui uma necessidade diferente. Alguns preferem vale combustível, enquanto outros usam mais vale transporte. No entanto, também há quem vá ao trabalho em carros de aplicativo, por exemplo.

Por isso, surge um novo conceito de benefício: a mobilidade. Com a Swile, é possível oferecer essa categoria ao seu colaborador. Fica a critério dele decidir se vai gastar num posto de gasolina ou em um Uber, por exemplo.

São várias opções para usar, com uma vantagem: o cartão Swile é Mastercard. Portanto, o benefício é aceito em vários estabelecimentos e o colaborador não precisa se preocupar com rede credenciada. Além disso, é um cartão multibenefícios, ou seja, na mesma solução é possível oferecer modalidades como vale refeição e vale cultura, por exemplo.

O vale combustível é um benefício cheio de vantagens, tanto para a empresa quanto para os funcionários. A empresa fica de acordo com a legislação, adquire mais controle sobre os seus gastos, e reduz a burocracia nos processos, o que, consequentemente, aumenta a satisfação dos funcionários.

Gostou desse conteúdo e deseja estar sempre atualizado com materiais de qualidade? Então, se inscreva agora na nossa Newsletter clicando aqui

(Visited 13.516 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.