
Garantir meios de transporte aos colaboradores é fundamental, e também trata-se de um direito previsto por lei aos trabalhadores do regime CLT. Mas oferecer somente o vale-transporte pode não ser suficiente, o que torna o vale-combustível uma alternativa cada vez mais buscada pelas empresas.
Isso porque o vale-transporte não atende funcionários que vão ao trabalho com automóvel próprio, enquanto, com o vale-combustível, o colaborador pode escolher a melhor opção para se locomover ao trabalho, tendo seu benefício assegurado.
Uma das formas de oferecer o vale-combustível é por meio de benefícios flexíveis. Neste artigo, você vai tirar as suas principais dúvidas e entender mais sobre uma das modalidades mais pedidas pelos colaboradores.
Como funciona o vale-combustível?
Existem duas formas de disponibilizar o vale-combustível: por meio de um cartão ou por reembolso do valor gasto com combustível via depósito. Na segunda forma, é necessário que o funcionário guarde as notas fiscais para comprovar seus gastos com combustível.
Já com o cartão pré-pago, a empresa realiza a recarga de forma automatizada, e o funcionário tem seu saldo disponível para abastecer o carro particular ou veículo de frota.
Sem dúvidas, o benefício disponibilizado via cartão é muito mais prático, já que não requer o envio de comprovantes pelo colaborador. O funcionário ganha mais praticidade e fica livre para utilizar o valor disponível diretamente no posto de combustível.
Como usar o vale-combustível
O vale-combustível pode ser a melhor forma de beneficiar quem não precisa do vale-transporte, mas não é só isso: o benefício também pode ser uma maneira de assegurar o controle de frotas.
Assim, quando há uso de vale-combustível em frotas corporativas, a empresa obtém melhoria no controle de gastos relacionados ao abastecimento das unidades. Outra vantagem é que, por meio do benefício, os recursos necessários para os motoristas estão sempre garantidos, o que evita imprevistos quando o funcionário precisar abastecer o veículo.
Outra utilidade do vale-combustível é para viagens ou deslocamentos de colaboradores, o que torna mais simples possíveis locomoções do funcionário para visitar clientes ou fornecedores, por exemplo, sem haver necessidade de comprovantes e realização de reembolso. Tudo é feito de forma ágil e automatizada!
Saiba mais sobre a automação nos processos de RH
Vale-transporte x vale-combustível
Diferente do vale-combustível, o vale-transporte é um direito estabelecido pela CLT para todos os funcionários. De acordo com a lei, o colaborador pode solicitar o benefício independentemente da distância entre a sua casa e a empresa.
No entanto, o vale-combustível é um benefício opcional, que pode ser disponibilizado para colaboradores de diferentes regimes de contrato.
O benefício de vale-transporte normalmente é requisitado pelo funcionário que utiliza transporte público para ir ao trabalho. Desse modo, ele fica sem utilidade para colaboradores que não utilizam transporte público.
Por esse motivo, o vale-combustível é uma ótima opção para garantir o benefício a todos colaboradores, visto que atende os que não fazem uso de vale-transporte, seja qual for o motivo.
Principais dúvidas sobre o benefício combustível
Vale-combustível substitui o auxílio pago em dinheiro?
Quando a empresa oferece o vale-combustível aos funcionários, não é necessário pagar em dinheiro quaisquer gastos extras com combustível. Todos os custos de mobilidade ficam centralizados no cartão, o que otimiza o controle financeiro.
Vale-combustível pode ser descontado na folha de pagamento?
Não. De acordo com a legislação, o empregador deve descontar do funcionário somente 6% do salário, no caso de pagamento de vale-transporte, porém, ao optar por vale-combustível, este desconto em folha não está previsto por lei.
Mobilidade: uma nova forma de oferecer flexibilidade
Uma coisa é certa: cada colaborador possui uma necessidade diferente. Alguns preferem vale-combustível, enquanto outros usam mais vale-transporte. No entanto, também há quem vá ao trabalho em carros de aplicativo, por exemplo.
Por isso, surge um novo conceito de benefício: a mobilidade. Com a Swile, é possível oferecer essa categoria ao seu colaborador. Fica a critério dele decidir se vai gastar num posto de gasolina ou em um Uber, por exemplo.
São várias opções para usar, com uma vantagem: o cartão Swile é Mastercard. Portanto, o benefício é aceito em vários estabelecimentos e o colaborador não precisa se preocupar com rede credenciada. Além disso, é um cartão multibenefícios, ou seja, na mesma solução é possível oferecer modalidades como vale refeição e vale cultura, por exemplo.
O vale-combustível é um benefício cheio de vantagens, tanto para a empresa quanto para os funcionários. A empresa fica de acordo com a legislação, adquire mais controle sobre os seus gastos, e reduz a burocracia nos processos, o que, consequentemente, aumenta a satisfação dos funcionários.