O impacto do benefício flexível na saúde do colaborador

Muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde – física e mental -do colaborador. Quando se pensa numa boa employee experience, é preciso estar com o radar ligado para questões como essa.


Em 2020, por exemplo, o mundo começou a enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Afinal, um cenário totalmente novo e repleto de incertezas em relação ao futuro, pode gerar bastante angústia. Mas como lidar com a saúde do profissional e como isso gera impacto para a empresa? 

Para o RH, ter esse cuidado com o colaborador é muito importante, pois a saúde interfere em todas as questões da vida, inclusive na profissional. Entenda por que oferecer benefícios flexíveis e quais são os melhores que sua empresa pode oferecer. 

Por que a empresa deve se preocupar com a saúde do colaborador?

Há vários motivos pelo qual a empresa deve se preocupar com a saúde do colaborador. Veja alguns:

Redução do absenteísmo

É comum que os profissionais precisem sair da empresa por alguns dias por problemas de saúde. O absenteísmo interfere diretamente na produtividade da firma, tornando a realização de tarefas diárias mais demoradas. Com isso, os demais funcionários trabalham em excesso e isso pode afetar toda a empresa.

A partir do momento em que você cuida da saúde de seus funcionários, esse problema diminui bastante. É importante oferecer os meios necessários para que o colaborador possa cuidar da sua saúde física e mental.

Benefício flexível reduz os custos da empresa

Muitos RHs tratam a verba utilizada para cuidar da saúde dos colaboradores como um gasto quando, na verdade, essa prática é um bom investimento.

Veja essa exemplo: quando um colaborador está doente, ele tem direito há ausência justificada por um médico, de até 14 dias (de acordo com a CLT), sem redução salarial. Se sua empresa investe na saúde emocional e física do profissional, a chance dele precisar se ausentar diminui, certo? E mais: evitando esse tipo de situação, você também reduz a necessidade de contratação de alguém temporário para suprir o trabalho de quem precisou se ausentar.

Viu como é um investimento? 

Aumento de produtividade para a empresa

Quando as pessoas estão satisfeitas com a empresa e com a saúde em dia, a tendência é realizar suas tarefas com cada vez mais qualidade. Em outras palavras, ela estava realmente disposta a vestir uma camisa e enfrentar todos os desafios que encontrasse.

O resultado desse engajamento dos funcionários é bom para todos: a empresa pode receber os ganhos, os colaboradores promoções e cria-se uma bola de neve positiva, em que todos saem ganhando.

Benefícios flexíveis ajudam nos cuidados com a saúde?

Por meio do trabalho remoto e de reuniões à distância, percebemos que existem muitas possibilidades para continuar as atividades diárias e o planejamento com a ajuda do ambiente digital. A saúde mental não é diferente.

Logo de cara, oferecer um benefício flexível, como a Swile, e incluir a modalidade ‘Saúde’, é uma forma de incentivar o colaborador a cuidar de si. 

Vamos a um exemplo prático: em vez de oferecer R$ 700 mensais de vale refeição, você pode oferecer o mesmo valor, mas com flexibilidade. O colaborador, além de poder gastar em restaurantes, deliverys e mercados, ganha opções para gastar com consultas, farmácias e academias, por exemplo.

É importante lembrar também que o custo para oferecer os benefícios flexíveis da Swile é zero.

ZenKlub e TotalPass: mais opções para cuidar da saúde mental e física do colaborador

Se você optar pelo plano premium da Swile, que tem um custo baixíssimo por colaborador, também pode oferecer ZenKlub e TotalPass para toda a sua equipe. Esse tipo de benefício é uma ótima forma de incentivar os cuidados com a saúde mental e física. 

Você já ouviu falar nas duas plataformas?

Conheça o ZenKlub

Você já ouviu falar no ZenKlub? Em resposta à necessidade de uma ferramenta que resolva a vida das pessoas, especialistas criaram essa plataforma online, que auxilia nos cuidados com a saúde emocional.

No ZenKlub, você pode acessar uma variedade de conteúdos sobre saúde emocional, coaching e outros assuntos relacionados. Além disso, também é possível escolher profissionais e contratá-los para diferentes planos de conversação, que podem ser feitos por vídeo, telefone ou chat. Também existe por lá um podcast que fala de saúde mental produzido pelo próprio Zenklub.

 Em suma, cuidar bem de sua saúde emocional está relacionado à sua felicidade, objetivos, processo de autoconhecimento e foco. O ZenKlub ajuda o seu colaborador em todo esse processo. No pacote premium com a Vee, os colaboradores da sua empresa têm descontos exclusivos para contratar os profissionais dessa plataforma.

Saúde física e TotalPass

No home office, a tendência é que muitos funcionários passem horas sentados. No trabalho presencial, muitos se queixam da falta de tempo, com longos traslados de casa ao trabalho.

Não ter uma rotina de exercícios físicos pode levar ao sedentarismo, que gera milhares de complicações de saúde. Além disso, ter uma rotina de exercícios também faz bem para a mente. 

Portanto, é também uma missão das empresas incentivar o funcionário a realizar atividades físicas.  É aí que entra o TotalPass!

A plataforma oferece descontos em modernas academias como a Bio Ritmo e a SmartFit, com a possibilidade de planos flexíveis em todo o Brasil. Além disso, devido ao aumento de restrições em diversas cidades do país, é possível ter acesso ao Personal On-line, onde a plataforma disponibiliza um profissional de educação física para fazer um treino personalizado e ao vivo (via WhatsApp), para não deixar de atender quem não puder comparecer às academias. Demais, né?

A prática regular dos exercícios torna nosso corpo e nossa mente mais preparados para lidar com atividades e reduz outros custos com a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de qualidade de vida contempla três pilares: bem-estar físico, psicológico e sociocultural. 

De acordo com os estudos da revista científica Lancet, o sedentarismo custa um centro para a economia global: cerca de 220 bilhões de reais a cada ano, e esse número tende a aumentar com a pandemia. Os dados fornecidos pelo Jornal Sanitário também indicam que, de todos os dólares investidos na prevenção e saúde dos funcionários, 4 retornaram à empresa com a crescente produtividade.

A sua empresa já cuida da saúde do seu colaborador? Ofereça já os benefícios flexíveis da Swile e veja os ganhos na prática! 

(Visited 43 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.