O vale-transporte é um direito assegurado, por lei, a todos os funcionários de uma empresa. Porém, atualmente, muitos negócios vêm arcando com custos altos para o deslocamento de seus colaboradores. Com isso, pensando em atender melhor ambas as partes, surge nesse cenário o vale-mobilidade, você nunca ouviu falar? Calma, nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse benefício inovador. 

Como mencionado anteriormente, a lei exige às empresas arcar com o deslocamento de seus contratados até o caminho da empresa. Um dos benefícios mais comuns oferecidos por quase todos os empregadores é o vale-transporte, que geralmente consiste em passes de ônibus ou metrô para que o colaborador possa se deslocar de sua residência até o local de trabalho.

Porém, será que em meio a tantas mudanças o vale-transporte ou VT, como é conhecido, ainda contempla todos os gostos e/ou perfis? Afinal, quem nunca saiu tão atrasado ao ponto de precisar de um carro de aplicativo porque não chegaria a tempo? Ou aqueles que moram muito longe e ficam horas em um transporte coletivo. 

Pensando em todas essas dificuldades, basicamente, o vale-mobilidade é um cartão que promete facultar o empregador a escolher a sua forma de locomoção como bem preferir. Ainda ficou na dúvida? De maneira resumida ele permite: recarregar o bilhete de ônibus, pagar combustível, pedágio e estacionamento ou, então, pedir um motorista por aplicativo usando o mesmo cartão. 

Trata-se de uma opção muito abrangente, que não serve apenas para transportes públicos de ida e volta do trabalho. É importante ressaltar que o vale não é igual ao vale transporte, o que iremos abordar mais para frente no texto, ele é uma alternativa revolucionária que permitirá ao funcionário o meio que deseja ir ao trabalho. 

Atualmente, na maioria das metrópoles do país, temos muitas opções de locomoção, sem contar o aumento do número de brasileiros com poder aquisitivo necessário para comprar um carro, sem contar os funcionários que moram longe da empresa e passam mais de três horas no transporte público, causando seu desgaste ainda cedo. Com isso, por que não facultar o direito de locomoção do trabalhador?  

Os colaboradores contam com essa comodidade e praticidade na hora de usar seus benefícios, com o vale-mobilidade, mas eles não são os únicos que aproveitam as vantagens de ter um. As empresas também podem se beneficiar ao implementarem esse benefício. Ainda não está convencido? Separamos alguns tópicos que vão te provar a praticidade. 

Por que oferecer o vale-mobilidade?

Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas optaram pelo home office, porém, as que ainda continuaram com esse sistema híbrido ou presencial, tem mais uma preocupação nesse retorno ao “novo normal”: a mobilidade de seus funcionários, sendo este um dos benefícios mais visados.

No atual mercado corporativo, os benefícios oferecidos pelas organizações figuram como algo relevante para um candidato na hora de optar ou não por um processo seletivo. Ao abrir essa “porta da inovação”, a empresa está ampliando seu perfil de candidatos, o que também pode ser determinante para a atração e retenção de talentos. 

O objetivo do vale é dar aos colaboradores maior facilidade para se deslocar, não apenas no trajeto para o trabalho, como também no seu tempo livre. É uma proposta que apresenta grande autonomia. 

Quais as diferenças entre vale-mobilidade e vale-transporte?

Até o momento, os benefícios e diferenças para o colaborador são gritantes. Porém, além de oferecer flexibilidade e liberdade para os funcionários, o vale-mobilidade também auxilia o RH das empresas.

Onde e em que lugares utilizar o vale-mobilidade? 

Aplicativos de mobilidade urbana e transporte particular; postos de gasolina; serviços de aluguel de carros, bicicletas e outros tipos de meio de locomoção alternativos; compra de passagens aéreas; recarga de bilhetes de passagem e vale-transporte; e pagamento de pedágios – e outras tarifas.

Qual o benefício para uma empresa?

Agora que você já sabe todas as vantagens que traz ao seu colaborador, é evidente que fiquei a dúvida: mas qual o benefício para uma empresa? 

Enquanto o vale-transporte tradicional exige do profissional de RH uma manutenção contínua, com o depósito mensal em vários prestadores de serviços diferentes, o vale-mobilidade da Beneflex une tudo em uma coisa só. Necessitando apenas de um depósito para garantir mais autonomia para o funcionário.

A gestão do vale-mobilidade é simplificada e beneficia tanto empresa quanto colaborador. 

Outro benefício para uma empresa é a possibilidade de atrair mais parceiros, como assim? Vamos analisar, você disponibiliza aos funcionários uma opção inovadora e revolucionária de locomoção para eles, ou seja, passando uma visão de conexão com as necessidades de modernização dos meios de trabalho. 

As organizações que são vistas como inovadoras atraem investimentos, parceiros de negócios e expandem o seu campo de atuação. 

Outra razão para adotar esse tipo de estratégia tem a ver com a reputação da marca no mundo empresarial. Ao implantar um plano de benefícios, a empresa se posiciona de um forma positiva no mercado, demonstrando preocupação com o investimento no bem-estar, na qualidade de vida dos colaboradores e na promoção de um ambiente interno mais feliz e agradável.

Como oferecer o vale-mobilidade? 

Chegamos até aqui e eu esperamos ter te convencido sobre todas as vantagens para você ingressar nesse mundo revolucionário e oferecer o melhor aos seus funcionários, agora resta a dúvida: como implementar em sua empresa? 

Antes é necessário avaliar o perfil dos colaboradores e ver se o vale-mobilidade se encaixa (se todos forem home office, por exemplo, pode ser um benefício de pouco valor). Contudo apresenta grande valía para equipes híbridas ou presenciais. 

O primeiro passo é definir qual é a melhor combinação e benefícios para os colaboradores. 

Depois, é necessário que a empresa receba uma confirmação de que suas equipes concordam com o pagamento do benefício por esse meio, o que pode ser feito, evidentemente, por meio de um documento firmado entre as partes, por exemplo.

Então, se convenceu? 

O vale-mobilidade se mostrou uma solução moderna e prática que pode revolucionar a política de benefícios da sua empresa. Aumente a satisfação de seus colaboradores enquanto diminui as taxas de absenteísmo oferecendo um benefício flexível, fácil de usar e, acima de tudo, vantajoso.

(Visited 187 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.