No dia a dia lidamos com vários desafios relacionados profissionais relacionados aos mais diversos assuntos. Eles podem ser tecnológicos, ferramentas, emocionais, pessoais ou de qualquer outro tipo.  Alguns desafios são responsáveis pelo desenvolvimento de aspectos mais intrínsecos à nossa personalidade. Por exemplo: atendimentos a clientes, participação em reuniões, convivência, tudo que envolve empatia, boa comunicação, senso de liderança – entre outros. Essas habilidades chamamos de soft skills.

O que são soft skills

As soft skills são habilidades que se desenvolvem com a interação e relação com outros seres humanos. Elas também podem se estender às habilidades de foco e produtividade. São aptidões pessoais, de extrema importância para quem deseja se desenvolver profissionalmente. 

Os soft skills são importantes para determinar o momento profissional de cada. Que posição ela deve ocupar no mercado? Será que ela já está pronta para assumir desafios maiores? 

Um bom exemplo de soft skill é a inteligência emocional. Um colaborador que já tenha desenvolvido essa habilidade já está mais preparado para assumir funções que exijam mais pressão no dia a dia, por exemplo.Vamos a um exemplo prático: pode ser que um colaborador tenha todas as hard skills necessárias para assumir uma posição de liderança, ou seja, domine toda a parte técnica do negócio. No entanto, se não tiver boas soft skills, pode ser que isso o impeça de crescer na carreira.

Mais alguns exemplos de soft skills:

  • Comunicação eficaz e assertiva com outros colaboradores

Um profissional que se comunica bem com outras pessoas sabe transmitir suas ideias com clareza. Isso pode ser um diferencial competitivo positivo para ele no mercado de trabalho.

  • Resiliência

Resiliência é de extrema importância ao lidar com ambientes sob pressão. É preciso saber lidar com as situações mais adversas para se destacar e se sair bem junto aos demais colaboradores.

  • Flexibilidade

Flexibilidade é a palavra do momento. É um dos atributos que os colaboradores mais desejam e o que as empresas precisam. O mercado de trabalho valoriza quem sabe se adaptar bem aos mais variados ambientes.

  • Colaboração

A capacidade de trabalhar em equipe é algo primordial para praticamente qualquer empresa e deve ser uma soft skill muito bem trabalhada pelos profissionais.

Qual a importância das soft skills

Há muitas vantagens em contratar profissionais que tenham soft skills desenvolvidas.Para que a equipe tenha bons resultados, um bom relacionamento entre eles é primordial. É aí que entra a habilidade de comunicação, trabalho em equipe, empatia e outras características que façam parte da personalidade do profissional. 

A resolução de problemas diários exige o tempo todo que nossas soft skills sejam testadas. Profissionais proativos tendem a encontrar soluções por conta própria e só trazem problemas que eles não conseguem resolver para os gestores. Quando a equipe deixa de depender tanto das decisões de liderança, o processo se torna dinâmico e os resultados acontecem com mais rapidez e eficiência.

O fato de essa habilidade ser transferível também é uma vantagem. Isso significa que, por meio de interações diárias, as pessoas da equipe podem gradualmente aprender habilidades pessoais umas com as outras.

Concluímos, portanto, que soft skills fogem um pouco do tecniquês do dia a dia. No entanto, o aprimoramento dessas habilidades pode ser um catalisador positivo, não só para o colaborador em questão, mas para toda a equipe.

Soft skills bem aprimoradas fazem com que o potencial da sua equipe esteja sempre bem trabalhado.

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