Se até alguns anos atrás nossos métodos de aprendizado se resumiam aos tradicionais, hoje inovamos cada vez mais rápido os meios de estudo: podcast, vídeos interativos e até mesmo séries! Sim, as séries que costumamos assistir apenas por entretenimento podem agir como um meio lúdico de aprendizado. 

É que, no fim das contas, todo tipo de conteúdo que consumimos serve como referência em nosso cotidiano, mesmo que de forma inconsciente e subjetiva. É claro que não estamos falando para você largar os estudos e passar o dia assistindo Netflix, mas todo mundo precisa de uns momentos mais relaxados, não é? 

Para unir o útil ao agradável, por que não assistir seriados que envolvam, de alguma forma, características presentes no universo do RH. Pois é, foi pensando nisso que criamos este post. Nele, vamos indicar 8 séries que podem, de alguma forma, agregar no cotidiano do profissional de RH. Continue lendo!

Superstore

Superstore é uma série de comédia que narra a história de colaboradores de um hipermercado nos Estados Unidos. Apesar do tom mais leve, a produção aborda temas muito relevantes e contemporâneos, como a relação entre gestores e empregados, as dificuldades de formar um ambiente de trabalho positivo e até a discussão sobre sindicatos. 

Uma das protagonistas, Amy, é uma colaboradora que está na empresa há muito tempo e se sente estagnada na carreira. Outra, Gina, é uma auxiliar administrativa bastante rígida que lida diariamente com queixas de colaboradores e com a pressão vinda de seus superiores. 

No desenrolar do enredo, todos os personagens passam por situações que são familiares para qualquer profissional, especialmente aqueles que lidam diretamente com Recursos Humanos. Superstore tem 6 temporadas, totalizando 113 episódios. Você pode assistir na Netflix ou no Amazon Prime. 

Brooklyn 99

Com uma temática leve e voltada para a comédia, a série traz a rotina de uma equipe que trabalha em uma delegacia no Brooklyn, em Nova York. O primeiro ponto é que o detetive Jake Peralta precisa aprender a trabalhar com regras e em equipe, caminho de muito aprendizado.

Outro destaque vai para a importância de uma equipe diversificada, pois cada personagem apresenta soft skills diferentes. Por isso mesmo, a boa liderança de Raymond Holt, capitão da equipe, é um dos pontos centrais da série. 

Brooklyn 99 conta com 8 temporadas e pode ser assistido na Netflix. 

La Casa De Papel

A série espanhola, que foi um dos maiores sucessos globais da Netflix, segue um grupo de criminosos que planejam assaltar a Casa da Moeda. Os personagens tem personalidades diversas e assumem codinomes inspirados em diversas cidades do mundo, como Rio, Tokyo e Berlin. Apesar do contexto criminal, existem grandes lições sobre equipe e estratégia.

O personagem conhecido como Professor pode servir como exemplo de líder e estrategista, ressaltando a importância de orientar a equipe, além de garantir a preparação para possíveis imprevistos durante o percurso. 

The Office

Essa você provavelmente já conhece, mas não podia ficar fora da lista. Estrelada por Steve Carrel, The Office é um fenômeno de audiência e, mesmo tendo acabado em 2013, ainda gera memes e discussões em diversas esferas. Carrel interpreta Michael Scott, um gestor que pode muito bem ser usado como exemplo do que um líder não deve fazer. 

Como o nome indica, a série se passa em um escritório, trazendo colaboradores com diversas camadas. O que a diferencia, contudo, é o formato. The Office simula uma espécie de documentário, como se os personagens fossem reais. Por isso, o enredo explora diversas formas de humor, incluindo a quebra da quarta parede, ou seja, a interação direta com a câmera.

As 9 temporadas de The Office estão disponíveis na Amazon Prime e no HBO Max. 

Cobra Kai

Retomando os tempos de “Karatê Kid”, a série faz com que os antigos rivais Johnny Lawrence e Daniel LaRusso cruzem os caminhos novamente, onde ambos decidem abrir seus respectivos dojôs. Com isso, já é possível notar que cada equipe demanda formas de treinamentos diferentes e um líder deve saber identificar o que irá funcionar melhor para seu time.

Ainda pensando em treinamentos, a série também mostra como pode ser bom fazer a equipe sair do óbvio e experimentar novas formas de aprendizado. Um pequeno spoiler: setores diferentes podem e devem trabalhar em conjunto!

How To  Get Away With Murder

Essa é para quem gosta de um bom mistério! A professora e advogada criminal Annalise Keating oferece um estágio para seus melhores alunos,selecionando apenas 5 candidatos. Começamos por esse ponto de atenção: as vantagens de ter uma equipe leal, consequência de ser uma líder que inspira.

Também é interessante ressaltar que a professora é ótima delegando tarefas, pois ela conhece o ponto forte de cada um e sabe quais atividades repassar tendo em mente  o desenvolvimento pessoal de cada personagem, além de impulsionar o time como um todo.

Good Girls

Com seu lado cômico, o seriado mostra a vida de três amigas que, ao passarem por crises pessoais e financeiras, decidem assaltar um supermercado local, mas descobrem que não é tão simples quanto parece. 

Aqui temos outro exemplo de uma boa liderança em desenvolvimento, a personagem Beth Boland tem o cuidado de tomar decisões sempre consultando as outras duas mulheres primeiro, além de demonstrar alto nível de inteligência emocional nos momentos complicados para a equipe.

Vikings

Dica para quem gosta de obras de época, Vikings segue a jornada do sueco Ragnar Lothbrok, que tenta expandir o domínio nórdico. Após sucessivas tentativas frustradas de alcançar novos territórios, o personagem sugere uma nova rota, mas é muito criticado por seus companheiros.

No entanto, Ragnar tem convicção de sua decisão e consegue liderar uma equipe em sua missão, obtendo ótimos resultados.  Com o tempo, o personagem vai se desenvolvendo em um líder extremamente respeitado pelos demais, servindo como um exemplo de perseverança e criatividade. 

Conteúdo para maratonar não falta! Talvez você já até tenha assistido alguma dessas séries, mas é sempre bom tentar enxergar de uma forma diferente, colocando em prática novos pensamentos e visões.

Aproveite as dicas para se desenvolver de uma forma mais leve e divertida, às vezes utilizando até alguns episódios e cenas para treinamento de equipe, já pensou?

E aí, gostou das recomendações? Quer receber nossos próximos conteúdos em primeira mão? Não perca tempo e assine a Swiletter

(Visited 395 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.