Praticar atividade física aumenta o bem estar do funcionário

Você sabia que a falta de atividade física é a maior causa dos problemas de saúde da população brasileira? Esses problemas vão muito além do ganho de peso, podendo causar complicações como diabetes, doenças cardiovasculares, cansaço, improdutividade, entre outros. 

É claro que isso também pode influenciar na produtividade no trabalho. Sem contar o aumento nos custos com plano de saúde e o principal: a falta de bem-estar e qualidade de vida dos seus funcionários. 

Por isso, hoje vamos falar porquê é importante pensar em atividade física para os colaboradores. Confira! 

Quais são as principais causas do sedentarismo?

A tecnologia nos proporciona diversas facilidades no dia a dia. Você pede comida, encomenda itens do mercado, usa elevadores, enfim, toda a tecnologia somada a falta de tempo aumentam o índice do sedentarismo.

Quais as consequências do sedentarismo?

O aumento de peso é a primeira consequência do sedentarismo, e, com o passar do tempo, outras complicações podem surgir, como:

  • Doenças cardiovasculares; 
  • Diabetes; 
  • Falta de força muscular; 
  • Dor nas articulações; 
  • Aumento de colesterol e triglicerídeos; 
  • Problemas para dormir; 
  • Cansaço e improdutividade constante.

Atividade física para combater o sedentarismo 

Perguntamos para o Educador Físico e Gerente Técnico do Grupo Bio Ritmo e TotalPass, Guilherme Micheski, sobre os benefícios da atividade física para os colaboradores:

“Podemos listar inúmeros motivos para valorizar a prática da atividade física no ambiente corporativo, tanto para as organizações quanto para as pessoas que lá estão. Para os colaboradores temos benefícios: físico, mental e social, que é praticamente impossível se separar quando o olhar está para o ser humano no seu nível máximo de desempenho”, afirma. 

Benefícios da atividade física para o corpo

Durante a prática de atividade física, o sistema muscular e o sistema nervoso trabalham de maneira coordenada com o sistema esquelético, ajudando em seu fortalecimento.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais benefícios são: 

  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
  • Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
  • Controle de peso;
  • Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.

Benefícios da atividade física para a mente

Além dos benefícios para o corpo, praticar atividades físicas regularmente também pode trazer benefícios para a mente.

De acordo com o Ministério da Saúde, com essa prática, é possível:

  • Melhorar quadros de depressão;
  • Aumentar a autoestima e a sensação de bem-estar;
  • Aumentar a expectativa de vida;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a saúde mental e o humor;
  • Reduzir o estresse.
  • Beneficia a empresa

Benefícios da atividade física para a sua empresa 

Quando a empresa incentiva a prática de atividade física regular, é possível que os colaboradores consigam prevenir doenças e notem melhora na qualidade do sono e na disposição diária.

Consequentemente, o volume de faltas pode diminuir e a produtividade aumentar, visto que o profissional poderá se sentir mais disposto ao realizar suas atividades.

“Para as empresas, podemos perceber que a ação nesse ponto está muito atrelada a cultura organizacional, mas que independente dela, o olhar para a saúde de forma ampla, que contempla a atividade física, é algo que traz a valorização de algo que transcende o olhar somente para o lucro. Assim, é possível exercer um papel fundamental para a sociedade”, afirma Guilherme. 

Em uma pesquisa realizada com algumas empresas em 2018 pela IGNILIFE, as principais motivações de prevenções das empresas eram: 

  1. Melhorar o bem-estar dos funcionários (86,9%) 
  2. Reduzir os gastos em saúde (85,7%) 
  3. Melhorar a produtividade (84,8%) 
  4. Reduzir a sinistralidade (83,8%)

A boa notícia é que a prática regular de atividades físicas está direta ou indiretamente ligada às três primeiras respostas da pesquisa. 

“Os benefícios a médio e longo prazo são de grande valia não somente para os colaboradores, mas também para a sociedade do século XXI”, finaliza Guilherme. 

Como incentivar a prática de atividades físicas na empresa?

Em um ambiente de trabalho, tornou-se muito comum passar o dia sentado em frente ao computador, levantando apenas algumas vezes. 

Para reverter esse cenário, os líderes podem incentivar os colaboradores a serem mais ativos, seja incentivando o uso da escada ou até oferecendo um benefício relacionado a academias. 

Desse modo, é possível aumentar o engajamento das equipes e melhorar a qualidade de vida no trabalho, evitando sintomas de estresse e ansiedade, para que possam ser mais produtivos. Anote essas dicas para aplicar na sua empresa: 

1 – Sessões de alongamentos

Principalmente se sua equipe precisa ficar muito tempo sentado em frente ao computador, o alongamento é uma excelente prática para ajudar a melhorar a postura e flexibilidade.

Isso significa que é possível prevenir algumas doenças relacionadas a má postura e ainda melhorar a condição física do colaborador. Sem contar que pode ser um momento de descontração e relaxamento para lidar com o dia a dia. 

2 – Grupos de treinos

Seja de forma presencial ou digital, treinar em grupo ou dupla é sempre uma ótima maneira de se manter motivado para manter a prática de exercícios físicos. 

Você pode estipular uma competição saudável para que a equipe que mais treinar junto ganhe um prêmio, por exemplo.

Dividir os colaboradores em equipes também é uma forma de integrá-los e motivá-los como um time. Assim, é possível que além de colocarem a atividade física como parte da rotina, eles também se tornem um grupo mais unido.

3 – Descontos em academias ou plataformas de treinos online

Entre os muitos benefícios corporativos que você pode oferecer aos seus colaboradores, o desconto em academias está entre eles. Quando o empregador disponibiliza essa opção, os colaboradores se sentem mais motivados a se exercitar.

Sem contar que esse tipo de benefício corporativo ajuda a deixar a sua empresa mais atrativa para os melhores talentos, pois demonstra que a empresa se preocupa com a saúde e qualidade de vida do funcionário.

Se ainda não se sentir confortável em disponibilizar a opção de academias devido ao momento de pandemia, é possível oferecer plataformas de treinos online e ao vivo. O TP Plus, por exemplo, é uma plataforma com especialistas que montam aulas exclusivas para a sua empresa. 

4 – Incentive a atividade física, de verdade! 

Mais do que oferecer essas ações para os colaboradores, é preciso que a saúde faça parte da cultura da empresa. 

Você pode incentivar o uso das escadas para chegar no escritório, a ida de bicicleta ao trabalho ao disponibilizar bicicletários ou até mesmo incluir um vestiário para que ele tome um banho e se troque.

Separe uma horinha da semana para reunir o time todo para praticar atividades físicas, ofereça dicas de como ter uma rotina mais saudável e ouça seus colaboradores. Entenda quais as ações funcionam e quais podem ser melhoradas. 

Com essas dicas, sua empresa está preparada para colocar a atividade física em prática e melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores

Assinatura totalpass

(Visited 35 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.