Veja quais são alguns benefícios diferentes oferecidos por empresas para seus colaboradores.

Em poucas décadas, ocorreram muitas mudanças na cultura das empresas. As novas gerações, mais preocupadas com sua qualidade de vida, passaram a demandar maior flexibilidade das relações de trabalho. Atentas a isso, as empresas começaram a criar benefícios diferentes para colaboradores, no intuito de atender às expectativas dessa nova realidade.

Nos anos 60 e 70, Baby Boomers trabalhavam com rigidez e até a exaustão. Nas duas décadas seguintes, foi a vez do individualismo e competitividade da Geração X. Porém o momento atual, iniciado pelos Millennials, é criativo e libertário, e não guarda nenhuma das características de seus antecessores.

Ao perceberem essas mudanças, as empresas começaram a se adaptar às demandas das novas gerações e a inovar nas vantagens que oferecem aos trabalhadores.

Veja, neste artigo, uma lista de benefícios inusitados, e como eles podem auxiliar na retenção de talentos!

Como os benefícios diferentes para empregados podem trazer mudanças no atual modelo de trabalho? 

Há 20, 30 ou 40 anos, as empresas não eram pensadas em função do bem-estar dos colaboradores. Carreiras e hierarquias tinham mais importância do que o trabalho em si. Adaptar-se à estrutura era o principal requisito para o sucesso profissional.

As startups romperam esse paradigma e mostraram que flexibilidade tem relação direta com inovação e criatividade. Com isso, mesmo empresas tradicionais têm adaptado seus sistemas ao novo modelo, que respeita o propósito de vida das pessoas e oferece condições para que se desenvolvam.

É natural que mudanças de mentalidade venham acompanhadas de rotatividade de pessoal. E, para reter mentes criativas, é fundamental oferecer benefícios igualmente criativos. 

Vejamos alguns exemplos de sucesso!

Sala de meditação

Além de benefícios para o corpo, a meditação também aumenta a concentração e a produtividade. Por isso, além do bem estar proporcionado ao colaborador, oferecer uma estrutura para isso pode beneficiar também a empresa. 

Patinete elétrico

Junto das bicicletas elétricas, os patinetes elétricos também ficaram populares em alguns negócios. 

A empresa de tecnologia para gestão empresarial DOC88 oferece esse benefício diferente aos funcionários para que eles possam ir a reuniões, visitar clientes ou almoçar. A ideia surgiu depois de ver que muitos colaboradores já usavam os equipamentos para se locomoverem de casa para o trabalho e vice-versa.

Participação na sociedade 

Não é exatamente um benefício diferente para o empregado, mas tomou força em especial entre as startups. As chamadas “partnerships” funcionam como uma estratégia de retenção de talentos, que dão a possibilidade de, um dia, o colaborador vir a se tornar sócio da empresa.

Congelamento de óvulos e incentivos à maternidade 

Sem dúvida, esse é um dos benefícios diferentes para empregados mais originais oferecidos por uma empresa. O Mercado Livre oferece às suas funcionárias, desde 2018, a opção de congelarem seus óvulos e custeia esse procedimento para mulheres a partir de 33 anos e que já sejam funcionárias há, pelo menos, um ano.

A empresa também disponibiliza outros incentivos à maternidade. Dentre eles estão salas de apoio à amamentação e flexibilidade da jornada de trabalho no retorno da licença maternidade nos dois primeiros anos de vida da criança.

Auxílio home office 

Uma vez que muitos funcionários estão trabalhando remotamente, algumas empresas têm adotado o auxílio home office. Um valor é depositado na conta do colaborador para custear seus gastos com internet, luz e telefone.

Com a Swile, o pagamento dessas contas e boletos pode ser feito diretamente pelo aplicativo Swile Pay, com o saldo do auxílio home office disponibilizado pelas empresas. É só escanear o código de barras e pronto!

Auxílio com mobiliário 

Como o ambiente doméstico muitas vezes não está adaptado para o trabalho diário, diversas empresas decidiram oferecer um auxílio para possibilitar a compra de mobília, como cadeiras e mesas confortáveis.

Com a Vee, você tem condições especiais no acesso à NewValue, uma plataforma que oferece descontos exclusivos para quem precisa planejar a ergonomia, com vantagens em lojas de mobiliário, material de escritório e equipamentos eletrônicos, entre outros.

Terapia online 

Mais um importantíssimo dentre os benefícios diferentes para os empregados. O isolamento pode causar tensões e até mesmo depressão.

Algumas empresas, preocupadas com a saúde emocional de seus empregados, passaram a oferecer ajuda em pacotes de terapias online, autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Aliás, você conhece o Zenklub? Ele ele é uma plataforma online e também é parceiro da Vee. Assim você pode oferecer ao seu colaborador desconto nas sessões com psicólogos, terapeutas e coaches na plataforma.

Cartões de benefícios podem auxiliar durante a pandemia

O fato de muitos funcionários não comerem fora de casa por causa do isolamento fez com que acumulassem créditos de vale-refeição. Porém, com uma gestão de benefícios flexíveis, esse saldo não fica inutilizado.

Em recente entrevista para o Yahoo Finanças, o CEO da Swile, Raphael Machioni, falou sobre o assunto. Uma pesquisa feita pela empresa mostrou que, entre os dias 1 de abril e 31 de maio, o uso do cartão de benefícios Swile com mobilidade caiu 3,67%, enquanto o volume de pedidos de comida em casa cresceu 24%, com acréscimo de 19,3% na quantia média utilizada. 

O uso percentual de transações utilizando benefícios para arcar com despesas de internet e energia aumentou em 229%, com uma alta de 189% no valor. E ainda a pesquisa indicou que aumentou 300% o uso em opções ligadas à cultura, como compra de livros e filmes.

Mesmo após o fim da pandemia, essas novas facilidades de compras e pagamentos permanecerão. E as empresas precisam estar atentas a esses tipos de benefícios diferentes para empregados. 

O cartão de benefícios da Swile é uma excelente alternativa! Entre suas vantagens, permite que o funcionário utilize seu saldo de acordo com seus gostos e necessidades pessoais. Quer saber como a Swile ajuda sua empresa na adoção de benefícios flexíveis? Entre em contato conosco e saiba a melhor forma de fazer isso!

(Visited 132 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.