Quando você pensa no seu futuro, onde enxerga profissionalmente? Para alguns, essa resposta é uma incógnita total; outros, por sua vez, têm na ponta da língua o que querem; há ainda uma parcela que priorize a vida pessoal e deixe a parte profissional em segundo plano. 

O assunto deste texto, como você já deve ter percebido, é plano de carreira. É um tema super importante para colaboradores e líderes aprenderem. Qual é a importância de decidir seus próximos passos e de traçar um plano profissional para sua vida? Existem diversos planos a serem seguidos. Aqui, você vai conhecer três tipos de carreiras em X, Y ou W e entender as diferenças entre eles.  no detalhe e descubra qual se encaixa melhor com seu planejamento de vida.

Plano de carreira: o que é?

Você pode ter o seu plano de carreira pessoal, alinhado com seus objetivos. Nem sempre ele vai ser igual ao plano de carreira que a sua empresa tem para você – se é que a sua empresa tem algum plano para sua profissão

Vemos, então, que existem dois tipos de planejamento de carreira: um é formulado pela empresa para que os funcionários possam crescer dentro da organização e o outro é formulado por você, com metas pessoais de crescimento na carreira.

Em um cenário ideal, os dois planos devem convergir. No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Uma coisa é certa: saber o que você quer para a sua carreira é um ótimo primeiro passo para conquistar seus objetivos.

Plano de carreira criado pela empresa 

Idealmente, todas as empresas deveriam ter um plano de carreira, mas nem sempre isso acontece. Quando ocorre, fica mais fácil para o colaborador saber o que se espera dele para o seu desenvolvimento.

Um plano de carreira empresarial funciona quase como um combinado. Se o colaborador entregar o que se espera dele, já sabe quando e para onde será o seu crescimento na empresa..

Portanto, um plano de carreira empresarial visa recompensar com  salário e cargos os colaboradores.

Plano de carreira pessoal

Antigamente, era mais difícil uma pessoa se dar ao luxo de traçar seus objetivos profissionais. O caminho que as carreiras iam era muito mais por obra do acaso. No entanto, esse cenário mudou bastante.

Hoje em dia, é comum as pessoas terem suas metas próprias. Muitas vezes, o plano de carreira pessoal está alinhado ao objetivo de vida da pessoa. É importante sempre que essas metas profissionais estejam alinhadas com a realidade, para evitar frustrações.

Plano de carreira em X

Você sabe o que quer no final e traça seu caminho para chegar até lá. A carreira em X é guiada por objetivos e não por atividades. 

Costuma funcionar para pessoas com grande capacidade de aprendizado e flexibilidade, afinal, o meio do caminho é muito incerto. Essas dúvidas exigem muito foco e disciplina, para que as decisões certas sejam tomadas em busca do objetivo traçado inicialmente.

Plano de carreira Y

Pense na letra Y de baixo para cima: ela representa as possibilidades de crescimento de um colaborador dentro de uma empresa.

Inicialmente, todos têm oportunidades semelhantes, até chegar à bifurcação, onde cada um vai traçar um caminho diferente: de especialista técnico ou de líder de uma equipe.

Esta opção de plano oferecida pelas empresas é interessante, pois atende tanto aqueles que sonham em liderar um time, quanto aqueles que não têm esse perfil. Neste segundo caso, a liderança é técnica, mas também é super importante e merce ser valorizada.

Plano de carreira W

O W representa o zigue-zague da carreira do colaborador. Na prática, esse tipo de plano de carreira leva em conta que precisamos cada vez mais de pessoas experientes, que entendam o funcionamento geral da empresa, ou seja, especialistas que tenham conhecimento profundo e técnico, mas que também saibam tomar outras decisões importantes. Portanto, os funcionários que desenvolvem suas carreiras em W são multidisciplinares e podem assumir funções que envolvem áreas completamente diferentes. 

O plano de carreira da W é composto por diversos elementos para garantir a flexibilidade e vitalidade dos colaboradores. Portanto, com essa estratégia, por exemplo, o mesmo funcionário pode lidar com tarefas nas quais ele é um especialista enquanto gerencia outra equipe.

No entanto, os objetivos de carreira da W têm apenas dois caminhos de desenvolvimento simultâneos: especialistas técnicos e especialistas em gestão.

A sua empresa já oferece um plano de carreira? Se sim, segue algum desses modelos? Aproveite para pensar em qual desses tipos – X, Y ou W – você preferiria estar inserido.

(Visited 1.750 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.