A humanização está cada vez mais presente e mais requisitada no mercado, seja por clientes, investidores e até por profissionais. Com isso, as empresas precisam inovar no que irão proporcionar aos seus colaboradores, a fim de se manterem competitivas na disputa pelos melhores talentos.

Uma das principais demandas é a flexibilização, principalmente no cenário pós pandemia, no qual as pessoas se adaptaram a uma nova rotina de trabalho. Por sua vez, a flexibilidade está presente em diferentes aspectos, como horário, local de trabalho, forma de salário e nos benefícios.

Os benefícios corporativos são oferecidos pela maior parte das organizações há bastante tempo e continuam sendo fortemente atrativos. Porém, com toda a transformação do mercado, a forma com que os pacotes são oferecidos também devem mudar, tornando os Benefícios Flexíveis uma forte tendência. Vamos entender mais sobre o assunto?

A nova era dos benefícios

Como mencionado, os benefícios corporativos continuam sendo um forte atrativo para os profissionais. Eles atuam em diversos aspectos importantes para a retenção de um talento como sua employee experience, contribuição com o bem-estar além do trabalho, fortalecimento da marca empregadora, entre outras.

Contudo, em uma visão geral, o mercado passa por uma adaptação à cultura flexível. Dessa forma, tudo o que compõem a jornada de um profissional em uma empresa, irá demandar por flexibilização, como é observado pela composição do pacote de benefícios corporativos. 

De acordo com o Guia Nacional de Benefícios 2022 da Swile, houve um aumento de 32,62% na concessão deste tipo de benefício no período de um ano (de 2021 para 2022), sendo que outras 23,8% empresas demonstraram a intenção de oferecê-lo.

Tendo em vista a importância de estar à frente do mercado quanto às tendências, os Benefícios Flexíveis se mostram estratégicos para manter a competitividade, atraindo talentos através de um diferencial, que irá compor desde a experiência até a employer branding.

As novas demandas dos talentos

Quando falamos de novas demandas dos profissionais, é inevitável não citar a pandemia. Afinal, ela foi responsável por catalisar grandes transformações em como os profissionais enxergam o papel do trabalho na vida de cada um.

O emprego deixou de ser uma mera necessidade salarial. Atualmente, as pessoas buscam por organizações que realmente possam contribuir com sua satisfação, objetivos e propósitos, que entendam suas necessidades e valores. De acordo com a pesquisa da Microsoft, 53% dos funcionários buscam cuidar mais da saúde e bem-estar no pós pandemia.

A flexibilidade, por sua vez, mostra-se uma forma assertiva de atuar no comprometimento com a alta valorização do bem-estar dos colaboradores. Pois, entende-se que para cada colaborador irá existir uma necessidade a ser priorizada ou um fator diferente que proporcione satisfação com o trabalho.

Para atender a cada demanda, a flexibilidade é essencial e eficiente. Há maior compreensão por parte da empresa da individualidade dos colaboradores e, assim, maior assertividade para contribuir com o que cada um preza.

A tendência dos Benefícios Flexíveis 

Com as novas estruturas de trabalho, a procura por humanização das relações organizacionais e as demandas cada vez mais voláteis devido às novas rotinas de trabalho, a flexibilização não será uma característica passageira do mercado.

Progressivamente, as organizações percebem que autonomia é a maneira mais assertiva de gerar engajamento e bem-estar aos colaboradores, afinal, eles são os mais indicados para saber quais são suas principais necessidades e como atendê-las. Neste cenário, os Benefícios Flexíveis oferecem eficiência no atendimento das demandas dos talentos.

De acordo com o Guia Nacional de Benefícios Swile, em 2021 os Benefícios Flexíveis ocupavam 10º no ranking geral e, em 2022, saltou para a 6º posição, com um aumento de 26,2% para 44,2% nas empresas que concedem a modalidade. Somando com 23.8% das organizações que pretendem começar a oferecer.

O RH tem facilidade em selecionar as categorias que estarão disponíveis e recarregar o saldo, a partir disso, a própria pessoa colaboradora fica responsável como será alocado o valor conforme sua preferência. Em suma, otimiza a rotina da equipe de People, enquanto proporciona satisfação aos colaboradores.

Como os Benefícios Flexíveis ainda são novidade para algumas empresas, é comum surgirem dúvidas quanto ao compliance com a legislação, o processo de implementação e até sobre as vantagens em oferecê-los. Pensando nisso, preparamos um ebook para simplificar o processo, com tudo que você precisa saber. Acesse clicando aqui!

(Visited 95 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.