De acordo com pesquisas feitas pelo Engage Health Group, 8 em cada 10 pessoas olham para a oferta de benefícios na hora de aceitar uma proposta de emprego. Os tempos em que um salário era o único fator importante ficaram para trás. Agora, as pessoas estão de olho em benefícios que tornam suas vidas mais fáceis e melhores.

Diante disso, oferecer benefícios personalizados aos colaboradores é uma estratégia poderosa para demonstrar cuidado com o bem-estar e as necessidades individuais de cada membro da equipe. 

Neste blogpost, vamos explorar a importância de investir em benefícios personalizados e como essa abordagem pode impulsionar a satisfação, a produtividade e o engajamento das pessoas colaboradoras. Vamos lá!

Entendendo as necessidades individuais 

Cada pessoa colaboradora é única, com uma série de necessidades e prioridades que podem variar consideravelmente. Enquanto algumas podem valorizar um plano de saúde abrangente, outras podem preferir benefícios que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como horários flexíveis ou opções de trabalho remoto. 

Oferecer uma gama de opções personalizadas permite que os colaboradores escolham os benefícios que mais se alinham às suas circunstâncias individuais, resultando em maior satisfação e valorização. Olha só:

Aumento do engajamento

Pessoas colaboradoras que se sentem valorizadas e cuidadas pela organização estão mais propensos a se envolver ativamente em suas tarefas diárias e a contribuir para o sucesso da empresa. Ao oferecer benefícios que são percebidos como relevantes e úteis, as empresas demonstram que estão dispostas a investir no bem-estar e no desenvolvimento de seus colaboradores. Isso, por sua vez, cria um senso de reciprocidade e incentiva os profissionais a se dedicarem com mais entusiasmo às suas responsabilidades.

Retenção de talentos

A alta rotatividade de pessoas colaboradoras pode ser prejudicial para a continuidade e a estabilidade de qualquer negócio. Benefícios personalizados podem desempenhar um papel crucial na retenção de talentos. Quando os profissionais percebem que a empresa está empenhada em atender às suas necessidades individuais, eles são mais propensos a permanecer a longo prazo. Isso economiza custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores, além de preservar o conhecimento e a experiência interna.

Promovendo o bem-estar

Ao oferecer benefícios que abordam aspectos específicos do bem-estar, como programas de apoio emocional, incentivos à atividade física ou desenvolvimento profissional, as empresas demonstram um compromisso com a saúde holística de seus colaboradores. Isso não só melhora a saúde física e mental das pessoas colaboradoras, mas também cria um ambiente de trabalho mais positivo e solidário.

Melhoria da Employee Experience

Já se foi o tempo em que os salários eram a principal preocupação das pessoas ao escolher um cargo ou empresa. Hoje, elas estão mais atentas a outros fatores como saúde, lazer e qualidade de vida. Em uma pesquisa realizada pela Glassdoor sobre Employee Experience, 80% dos entrevistados disseram preferir mais benefícios do que um aumento de salário.

Tipos de benefícios personalizados

Além de flexibilizar os tradicionais convênios médicos e Vale Refeição, oferecer benefícios personalizados é um grande diferencial. A empresa pode proporcionar ao colaborador a liberdade de decidir como e quando ele irá utilizar os recursos disponíveis.

A experiência da pessoa colaboradora pode ser melhorada de forma inovadora com serviços e recursos como:

  • Vale Transporte;
  • Auxílio home office;
  • Auxílio creche;
  • Auxílio saúde (para ser usado em farmácias e laboratórios);
  • Pagamento de boletos;
  • Mobilidade urbana;
  • Auxílio educação;
  • Vale cultura;
  • Campanhas de incentivo;
  • Premiação.

Mesmo com toda a concorrência e os constantes desafios enfrentados pelas rápidas mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, os gestores de RH podem contar com boas e inovadoras ferramentas que ajudam a tornar a jornada do colaborador uma experiência positiva e com bons resultados para a empresa.

Para finalizar…

Ao adotar a abordagem de benefícios personalizados, as empresas abrem as portas para um ambiente de trabalho mais inclusivo e empático. A compreensão genuína das demandas e aspirações dos colaboradores se traduz em uma equipe mais engajada, produtiva e comprometida. Afinal, não se trata apenas de oferecer uma cesta de vantagens, mas de proporcionar escolhas que tenham impacto real nas vidas daqueles que contribuem para o sucesso da empresa.

Essa estratégia não é apenas um gesto generoso, mas um investimento inteligente. Atração e retenção de talentos são desafios constantes, e os benefícios personalizados se revelam como uma ferramenta poderosa nessa batalha. Talentos qualificados e experientes estão cada vez mais atentos às empresas que valorizam o individualismo e oferecem um ambiente que nutre o crescimento profissional e pessoal.

À medida que navegamos por um mundo onde a linha entre vida profissional e pessoal se torna mais fluida, os benefícios personalizados ressoam profundamente. Eles transcendem as fronteiras do escritório, demonstrando um compromisso genuíno com a qualidade de vida das pessoas colaboradoras. Esse cuidado reverbera, criando um ciclo virtuoso de confiança, lealdade e alto desempenho.

Em última análise, os benefícios personalizados não são apenas uma estratégia; são um reflexo dos valores e visão de uma empresa que se coloca no centro das vidas de seus colaboradores. Ao trilhar esse caminho, as empresas não apenas moldam seus próprios destinos, mas também cultivam um ambiente onde os colaboradores podem florescer, prosperar e contribuir para um sucesso sustentável e duradouro.

(Visited 66 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.