Soft skills ou hard skills? Ambas! Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso apresentar uma boa combinação de habilidades técnicas e comportamentais. Não existe dúvida quanto a isso. Contudo, é fato que as soft skills estão ganhando cada vez mais relevância. 

Em um cenário pós-pandêmico, marcado pela mudança nas relações profissionais e na própria rotina dos colaboradores, uma das habilidades mais buscadas pelas empresas é a resiliência no trabalho. Para os recrutadores, um talento que apresente essa característica têm mais chances de ser bem-sucedido na empresa. E dá para entender o motivo. 

A resiliência no ambiente corporativo tem sido destacada como um diferencial em todos os setores e níveis hierárquicos das empresas, pois a flexibilidade de lidar com situações complexas e recuperar-se é essencial para o dia a dia. Saiba mais!

O que é resiliência no trabalho?

A resiliência, de maneira geral, é a habilidade de superar uma situação de dificuldade, retornando a sua forma original, sem sofrer grandes desgastes emocionais ou utilizar o tempo e energia com lamentações.

No trabalho, um colaborador resiliente consegue se manter calmo mesmo diante situações adversas, problemas com clientes ou fornecedores, receber feedbacks negativos, entre outros exemplos. Mesmo em momentos de pressão ou crise, sua inteligência emocional será utilizada de forma positiva.

O funcionário com essa habilidade irá conseguir retirar de momentos negativos os aprendizados necessários e continuar focado em suas atividades, pensando em melhorias e possíveis soluções. Sua capacidade de adaptabilidade, consequentemente, também é notável.

Como ser resiliente no trabalho

Mesmo que as soft skills tenham uma tendência natural, elas, assim como outras competências, podem ser desenvolvidas e trabalhadas. 

É importante que os colaboradores contem com autoconhecimento, que pode ser estimulado através de um mapeamento de perfil comportamental.

Assim, fica mais fácil identificar pontos fortes e fracos para, então, orientar com clareza os aspectos a serem trabalhados. 

A inteligência emocional também deve ser praticada, afinal, é o início para compreender os próprios sentimentos e saber como respeitá-los, lidando de forma positiva na busca por soluções.

Em conjunto, a empatia também se faz fundamental.

A tolerância, entender os sentimentos dos outros, auxilia a não absorver possíveis tensões, evitando o estresse. Também relacionado, a escuta ativa se faz importante para trabalhar a boa comunicação e conseguir absorver a mensagem que o outro está passando com foco no aprendizado e na compreensão. 

A importância da resiliência 

Em momento de crise e tensão, é comum que sentimentos negativos atinjam o colaborador. No entanto, é fundamental que isso não acabe sendo fator para descontrole emocional, o que pode gerar conversas agressivas, trazendo maior estresse para a situação.

A resiliência permite a capacidade de identificar esses gatilhos, dessa forma, o funcionário pode trabalhar para manter a calma mesmo em momentos que para ele sejam delicados. Assim, os relacionamentos tendem a se manterem saudáveis, melhorando o desempenho das equipes.

Além disso, a produtividade e o foco de um colaborador que consegue enxergar adversidades como aprendizado dificilmente são abalados, pois entende-se que mesmo com o inesperado existem caminhos para a solução, então não há motivos para perder tempo com lamentações, por exemplo.

Um profissional que se mantém positivo, engajado e consegue fazer dos momentos difíceis uma forma de inovar na busca por resultados, ganha destaque e, consequentemente, alavanca sua carreira, pois são competências altamente requisitadas para cargos de liderança.

Para a organização, ter equipes e colaboradores com resiliência no trabalho traz uma melhora no clima organizacional, tornando o ambiente mais tranquilo e auxiliando na manutenção da saúde emocional dos colaboradores. Dessa forma, a empresa garante a produtividade e, mais importante, a experiência dos colaboradores. 

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