A reputação de uma empresa é abrangente por ser construída a partir de um conjunto de elementos diversos como qualidade do produto ou serviço oferecido, sua história de fundação e desenvolvimento, como os clientes a enxergam e como seus colaboradores a propagam no mercado.
De forma geral, a estratégia de construção dessa imagem é chamada de branding. Atualmente, com a mudança de valores catalisada com a pandemia, além da alta disputa pelos melhores talentos do mercado, o employer branding tem sido um dos processos mais destacados nas organizações.
Afinal, é o tipo de branding focado em criar um ambiente e clima empresarial em que os profissionais desejam ser recrutados e construir uma carreira em conjunto. É uma missão, principalmente, para a equipe de recursos humanos. E, apesar de ser um tópico em alta no mercado, ainda gera dúvidas, então, vamos entender mais sobre o employer branding e qual é sua importância?
O que é employer branding?
Employer branding é um termo em inglês que pode ser traduzido como marca empregadora. Como mencionado, branding é o processo que forma a reputação de uma determinada empresa para algo ou alguém. Logo, podemos concluir que iremos tratar da estratégia de construção da imagem de uma empresa para seus colaboradores.
Em resumo, parece simples, mas employer branding é um processo profundo. Afinal, é necessário unir as competências da equipe de RH com as de marketing para assegurar que os melhores talentos de um mercado tão competitivo se sintam atraídos pela organização e, após contratados, sejam retidos.
Ainda que muitas empresas estejam conhecendo e investindo nessa estratégia atualmente, o termo apareceu pela primeira vez em 1996 no artigo The Employer Brand, em uma publicação no Journal of Brand Management feita por Simon Barrow e Tim Ambler, na qual os autores falavam sobre a aplicação de técnicas de gerenciamento de marca no setor de recursos humanos.
Passado-se os anos, o conceito apenas evoluiu e hoje é fundamental para empresas que desejam ter bom desempenho e sucesso no negócio. Junto a isso, o RH se mostra cada vez mais abrangente e com papel estratégico nas empresas, sendo essencial na formação de uma boa marca empregadora.
Como o Employer Branding impacta nas empresas
Principalmente com o avanço da tecnologia e das formas de trabalho, com destaque para a ampliação do home office e anywhere office, o mercado se tornou cada vez mais competitivo. Hoje, um bom salário não é suficiente para garantir a longevidade dos melhores talentos em uma organização.
Dessa forma, o employer branding não é apenas um diferencial, mas sim elemento primordial para a sobrevivência de um negócio. Vamos conferir algumas fortes vantagens de ter uma boa estratégia de marca empregadora.
Atração de talentos
De acordo com uma pesquisa feita pela Harris Poll, 70% dos profissionais participantes afirmaram que cogitam pedir a rescisão de seus empregos e migrar para empresas que são conhecidas por proporcionar desenvolvimento aos colaboradores Aprendizado é um forte elemento de employer branding.
Basta pensar em experiências pessoais. Antes de se candidatar a uma vaga é natural que um profissional busque conhecer características da empresa como qualidade no ambiente de trabalho, benefícios oferecidos, oportunidade de carreira, diversidade de inclusão, ou seja, diversos fatores que formam uma reputação.
Retenção de talentos
Mas, não basta apenas conquistar um talento, é preciso reter os melhores profissionais. Quando há um encerramento de contrato, a empresa por completo sofre impactos e, principalmente, quando ocorre pouco tempo após o onboarding por ter investido tempo, dinheiro e energia em um colaborador que mal atuou em prol do negócio.
O employer branding não só atua para formar um bom processo de onboarding, como também no fit cultural, ou seja, atrair talentos com maior chances de compatibilidade com a cultura organizacional e que, consequentemente, irá se adaptar mais rápido.
Engajamento interno
Segundo uma pesquisa da Randstad, 46% dos CEOs e profissionais de RH confirmam que uma marca forte aumenta o nível de engajamento e produtividade. Alinhado à questão da retenção de talentos, o fit cultural também impacta no engajamento, afinal, quanto maior a afinidade entre o ambiente e o pessoal, mais motivado o colaborador irá se sentir.
Um ambiente que proporciona boa estrutura, ritos próprios da cultura organizacional, boas relações e um bom clima de forma geral, irá influenciar no bem-estar e na sensação de pertencimento das equipes. A tendência, então, é que o engajamento aumente e as entregas melhorem.
Reputação da marca
O employer branding em si trata sobre a reputação da marca, mas aqui destaca-se como uma marca com boa imagem é uma alavanca publicitária. As experiências oferecidas e vivenciadas geram o famoso “marketing boca a boca”, que ainda influencia muito as partes interessadas.
Além disso, os próprios colaboradores, quando satisfeitos com suas experiências de trabalho, são grandes propagadores do negócio. Eles se tornam promotores espontâneos, ajudando a empresa a se posicionar positivamente no mercado e ter boas relações com mais consumidores.
Como melhorar o seu Employer Branding
Como qualquer estratégia, o employer branding também precisa de planejamento e análises para ser impulsionado. Portanto, o primeiro passo é analisar internamente se a cultura organizacional, assim como valores, missão e visão estão claros e se existem ritos que alimentam a vivência desses fatores.
A análise externa também é fundamental para compreender o cenário do mercado e como a organização está posicionada. Técnicas de benchmarking podem ser utilizadas para ter insights a favor da construção de fatores autênticos para a marca.
Ademais, é essencial a definição de métricas, para que as ações possam ser monitoradas de forma estratégica. Com as informações atualizadas coletadas, inicia-se o processo criativo para aproveitar as oportunidades e criar um diferencial marcante.
Os Benefícios Flexíveis, por exemplo, são uma ótima opção justamente por permitirem o atendimento das demandas de acordo com a necessidade dos colaboradores. Escutar o que as pessoas colaboradoras sentem é a melhor forma de criar boas experiências.
Ser assertivo na construção e manutenção do employer branding pode levar a organização a excelentes resultados com a atração e retenção dos melhores talentos do mercado, fortalecimento da relação com as partes interessadas e consumidores, além de equipes mais engajadas e comprometidas com o negócio.
Employer branding é um assunto extenso e abrangente, portanto é compreensível que muitas empresas ainda vejam sua implementação como um desafio. Mas ele pode ser superado. Preparamos um e-book completo sobre o tema, com tudo que você precisa saber para fortalecer sua marca empregadora na nova era do trabalho.