Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam investir em estratégias variadas. Principalmente para atrair e reter os melhores talentos, afinal, os colaboradores são o maior recurso de uma organização, responsáveis pelas inovações que alavancam o negócio e trazem bons resultados.

Neste cenário, o employer branding se destaca por ser uma estratégia capaz de impactar positivamente o público interno e externo. Além de fortalecer a cultura organizacional, tornar os colaboradores mais engajados, também melhora a reputação da marca no mercado, atraindo investidores e consumidores.

Porém, por ser um recurso que inclui competências tanto da equipe de RH, quanto do marketing, ainda gera algumas dúvidas de como aplicá-lo de forma assertiva e eficaz. Vamos entender mais sobre o assunto e conferir dicas para melhorar o seu employer branding!

O que é employer branding 

Employer branding é um termo em inglês comumente utilizado, mas pode ser traduzido como “marca empregadora”. Como mencionado, é uma estratégia que reúne ações e ferramentas para criar um ambiente de trabalho que seja atrativo e agradável para os colaboradores.

O objetivo é engajar os colaboradores e fazê-los desejar trabalhar na organização. A intenção é fortalecer a cultura organizacional e proporcionar a sensação de pertencimento, ou seja, fazer com que o emprego tenha um propósito além de um bom salário.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin, os talentos buscam por “um trabalho desafiador que cause impacto, tenha uma visão de futuro e uma ótima cultura corporativa”.

Benefícios do employer branding 

Pode parecer óbvio e repetitivo, mas a base de uma empresa é a equipe de pessoas que a compõem. É essencial retomar este pensamento, pois, na prática, um negócio precisa de colaboradores comprometidos e engajados para ter bons resultados.

Sabendo que o foco da estratégia de employer branding é tornar o ambiente de trabalho um local agradável, com bom clima e motivador, consequentemente, os colaboradores são impactados por essas ações, tornando-se mais proativos, engajados e motivados.

De forma geral, ainda podemos citar como benefícios gerados pela aplicação eficaz do employer branding:

  • Atração e retenção dos melhores talentos;
  • Melhora na produtividade;
  • Otimização de processos;
  • Colaboradores sendo promotores da marca;
  • Cultura e valores organizacionais reforçados

Dicas para melhorar seu employer branding

Conforme observado, o employer branding tem uma atuação ampla e contínua, não é um tarefa pontual. Contudo, os benefícios gerados por uma marca empregadora positiva e bem estabelecida, tem efeito a longo prazo, contribuindo na longevidade da empresa. Vamos conferir 5 dicas para melhorar o employer branding na sua organização!

1. Faça uma pesquisa interna

A análise interna da organização é um passo fundamental para aprimorar a estratégia de employer branding e pode ser dividida em dois quesitos principais. O primeiro, quanto a cultura organizacional, se os valores, missão e objetivos estão estabelecidos e claro para os colaboradores.

Em seguida, realizar uma pesquisa com os colaboradores para captar os seus sentimentos e demandas. Afinal, a maneira mais assertiva de se construir um ambiente agradável é alinhando o que é oferecido às reais expectativas de quem participa daquela rotina. 

Outro tipo de pesquisa fundamental tem relação com os benefícios corporativos, que fazem parte da espinha dorsal de qualquer marca empregadora de sucesso. Entender os benefícios que mais interessam seus colaboradores é vital para criar um pacote de vantagens realmente atrativo, capaz de fortalecer a reputação da marca. Ao fim deste post, disponibilizamos um template desse tipo de pesquisa.

2. Utilize o benchmarking a seu favor

O benchmarking, ou pesquisa externa de mercado, é uma ferramenta importante para o employer branding. Em um mercado tão competitivo, é necessário oferecer diferenciais para ser possível atrair e reter talentos, portanto, é preciso saber o que está sendo ofertado pelas demais empresas.

Realizar pesquisas, estudar cases de sucesso, são atitudes válidas e que podem gerar bons insights. Porém, é válido ressaltar que o benchmarking não deve ser utilizado para copiar a concorrência, mas gerar ideias de acordo com as particularidades da empresa que se tornarão diferenciais da marca como empregadora.

3. Crie estratégias para cada nível

Por mais descentralizada que uma empresa seja, naturalmente existirão diferentes níveis profissionais nas equipes. Dessa forma, cada equipe tem sua participação na formação e manutenção do employer branding, logo, demandam estratégias diferentes para serem impactadas. 

Neste caso, é importante destacar o papel da liderança. O bom relacionamento com líderes e gestores se tornam cada vez mais essencial para a construção de um bom ambiente de trabalho, portanto esses cargos necessitam de treinamentos para o desenvolvimento de habilidades específicas, como programas de formação de líderes.

4. Invista na comunicação

A aplicação de uma comunicação eficiente pode ser vista em duas perspectivas: interna e externa. A interna é responsável pela fluidez de um bom relacionamento entre empresa e colaboradores, afinal, a comunicação é essencial para garantir que as ações estão sendo percebidas e para avaliar o impacto destas nos colaboradores.

A comunicação externa deve ser utilizada para fortalecer a reputação da marca perante o mercado, propagar os diferenciais e o que há de positivo na organização além dos produtos ou serviços. Ou seja, a marca empregadora também deve ser vista por clientes e possíveis investidores. 

5. Fortaleça o plano de benefícios 

Os benefícios corporativos continuam sendo expressivos na valorização de um emprego, assim, é um elemento que precisa ser levado em consideração no employer branding. No entanto, os pacotes tradicionais já não são tão atrativos quanto antes, é preciso inovar.

Atualmente, o mercado busca por flexibilidade! O Guia Nacional de Benefícios 2022 da Swile aponta que os Benefícios Flexíveis são a categoria com maior crescimento entre negócios de toda a indústria. Entre os diversos motivos para essa procura, está a facilidade em adaptar o saldo de acordo com as necessidades reais dos colaboradores.

Além de atender às normas legislativas, o RH também se beneficia por ter maior praticidade em gerenciar as recargas e categorias aplicáveis. Fortalecer o plano de benefícios com Benefícios Flexíveis é estar à frente na competitividade do mercado.

A importância do employer branding

O employer branding, no cenário atual do mercado, é uma estratégia indispensável para quem deseja manter a os colaboradores engajados, atrair novos talentos e manter bons resultados para o negócio. Em um contexto onde a gestão humanizada é cada vez mais valorizada, o foco na vivência dos colaboradores é fundamental para as empresas.
O RH conquista, dessa maneira, um papel cada vez mais estratégico e se destaca na implementação de ações contínuas para construir uma marca empregadora forte. A abrangência da estratégia irá não apenas atrair e reter os melhores talentos do mercado, mas também fortalecer uma reputação externa, gerando uma publicidade positiva de forma espontânea. 

Um dos pontos importantes para melhorar seu Employer Branding é entender os benefícios que mais interessam seus colaboradores. Por isso, criamos um template de mapeamento de interesses que você pode baixar e aplicar de forma prática e rápida. Clique abaixo!

(Visited 92 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.