Um dos papéis do RH estratégico é encontrar formas de investir nas pessoas que compõem a empresa. Isso faz com que a experiência dos colaboradores melhore e, mais do que isso, abre espaço para o surgimento de novas ideias e para o aumento da produtividade. 

O desenvolvimento de pessoas nas empresas também é uma forma de valorizar uma relação mais duradoura com os funcionários, retendo talentos e reduzindo taxas de turnover. Com as hard e soft skills aprimoradas, as equipes tendem a se sentir mais engajadas e motivadas, o que potencializa os resultados. 

O que é desenvolvimento de pessoas em uma empresa?

Relacionado a cultura da organização, o desenvolvimento dos colaboradores é um processo contínuo de aprendizado tanto de conhecimentos técnicos, quanto de habilidades e competências. Visando o longo prazo, esse desenvolvimento traz mais segurança ao realizar tarefas do dia a dia e estimula a proatividade.

É um investimento nas pessoas, que se incentivadas podem se tornar um grande diferencial nas empresas. Por ir além de questões objetivas e específicas, esse desenvolvimento visa até o aumento de características como a resiliência e a inteligência emocional, fundamentais para lidar com a rotina.

Por que é importante investir nessa prática?

Investir no desenvolvimento dos profissionais que fazem a empresa rodar significa investir no próprio negócio. É uma forma de contar com processos cada vez mais eficazes e eficientes. Manter talentos nas organizações é fundamental para um fluxo de trabalho realmente produtivo em longo prazo.

Torna-se uma via de mão dupla: enquanto a empresa tem melhores resultados, o funcionário tende a se sentir valorizado por saber que existe confiança de que seu trabalho pode evoluir constantemente, além de ter maior credibilidade em sua carreira junto a companhia.

Como impulsionar o desenvolvimento de pessoas?

Focar no processo de aprendizado pode ser um desafio, pois é importante que todos da organização estejam envolvidos e faça parte da rotina reforçar pontos positivos e mitigar pontos negativos. Confira 4 dicas para impulsionar a prática!

  1. Diferencie treinamento de desenvolvimento

Inicialmente, é necessário entender que desenvolvimento vai além do treinamento, pois não é algo pontual ou com um único objetivo, na verdade, requer ações contínuas. É comum que exista a confusão pois quase todo processo implica em treinamento, como integração, mudanças de sistemas, etc.

Os treinamentos podem e devem fazer parte, mas o desenvolvimento está relacionado à cultura da organização. Mesmo que o colaborador tenha alcançado a expectativa do treinamento, ele deve continuar com a mentalidade de “pensar fora da caixa” e buscar por melhorias.

  1. Prepare a liderança

A estrutura deve partir da equipe de recursos humanos e a liderança deve estar preparada para apoiar o crescimento técnico e emocional das equipes. É preciso ter um bom conhecimento sobre os objetivos do setor e suas atividades, além de compreender o perfil de cada colaborador que o compõem.

Para aproveitar as competências da melhor forma e apoiar o time, podem ser utilizados os momentos de feedbacks e é importante que exista o incentivo, a segurança para os colaboradores apresentarem ideias próprias.

  1. Tenha ferramentas adequadas

Ter ferramentas adequadas que proporcionem acesso rápido e organizado a materiais necessários, base de conhecimentos compartilhados e que facilitem a comunicação também é essencial para promover a proatividade e tornar o trabalho em equipe mais fluido.

Uma boa escolha da ferramenta para centralizar o trabalho é fundamental para ter uma orientação sobre o que deve ser feito, tornando mais fácil identificar e analisar gargalos, mitigar riscos de falha em processos, além de proporcionar autonomia aos colaboradores.

  1. Diversifique os canais de aprendizado

Buscar por diferentes formas de incentivar o desenvolvimento constante das pessoas nas organizações é fundamental. Diversificar as fontes de conhecimento gera ânimo e motivação nas equipes, que passam a valorizar esse tipo de atividade. Dessa forma, você tira a sensação de “tarefa a mais” e ajuda a inserir o hábito na rotina. 

A realização de workshops, formação de clube do livro dentro da própria empresa, reuniões periódicas sobre um determinado tema de estudo, dinâmicas e pesquisas com os funcionários são algumas ideias.

  1. Valorize as habilidades

É inevitável que cada colaborador tenha seu destaque em determinadas habilidades, sejam elas tangíveis ou não, a liderança e a organização devem estar dispostas e prontas para utilizarem as individualidades para enriquecer ainda mais as equipes. 

O ideal é que o desenvolvimento de pessoas seja coerente e esteja de fato inserido na cultura da empresa, a fim de não se tornar pontual ou passar a ideia de que é um evento isolado. É importante que esse tipo de esforço seja natural e constante. Os colaboradores certamente vão se sentir mais pertencentes e engajados.

(Visited 250 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.