Com o crescimento da necessidade de trabalhos pontuais, principalmente na área de desenvolvimento de software, os freelancers estão sendo cada vez mais procurados, afinal, o tipo de contrato pode oferecer vantagens às empresas e aos próprios profissionais autônomos. 

No entanto, escolher o melhor freelancer para trabalhar em um projeto pode não ser uma tarefa tão simples por fatores como a falta de experiência em contratar na modalidade, a quantidade de propostas recebidas, entre outros. Pensando nisso, confira 5 dicas que irão te ajudar a selecionar o candidato ideal!

Tenha claro os pontos do projeto

Antes mesmo de anunciar a vaga para o job, é importante que a organização tenha especificado todos os pontos do projeto. O objetivo esperado, funcionalidades essenciais, prazo, orçamento disponível e, com isso, o direcionamento para selecionar candidatos também se torna mais tranquilo.

Dessa maneira, será possível verificar se é necessário mais ou menos experiência na área, se o freelancer precisa de conhecimentos específicos, período de contratação, entre outros aspectos relevantes.

Analise previamente as propostas

Com os critérios do projeto bem definidos fica mais fácil de analisar previamente as propostas recebidas , se o profissional tem habilidades que se enquadram no que é esperado e, analisando mais a fundo é possível realizar um filtro.

Por isso, é essencial verificar a classificação dos freelas e os comentários de trabalhos anteriores, buscar realmente um histórico em redes como linkedin e, se possível, até entrar em contato com os responsáveis por outras recomendações.

Converse com os selecionados

Fazendo uma triagem das propostas e tendo selecionado os que mais se enquadram, é a hora para conversar. Ainda que tenha bastante informações sobre o profissional e seus trabalhos anteriores, agendar uma conversa é importante para conhecer melhor quem irá realizar o projeto.

É o momento ideal para tirar dúvidas, entender mais detalhes sobre método de trabalho e ferramentas utilizadas, disponibilidade de agenda, etc. Mesmo que seja algo pontual, de ambos os lados existem pessoas executando as ações e cada um tem sua particularidade.

Ao contratar, comunique-se

Quando chegar o momento de escolher o vencedor e, enfim, partir para a contratação, comunique-se com o freelancer selecionado. Combinem e registrem os pontos referentes ao projeto, ao prazo, pagamento, todos os detalhes de ambos os lados para minimizar qualquer risco de falha de comunicação. 

Ainda que seja comum nesse tipo de trabalho não ter um contrato firmado, pode ser útil ter um modelo com os pontos essenciais e que possa ser facilmente editado e adaptado, pois pode evitar futuros problemas para o negócios.

Crie um banco de dados 

Essa dica é para te auxiliar em projetos futuros e não necessita ser nada complexo, uma planilha bem elaborada já pode ajudar. Para encontrar parcerias duradouras e facilitar a contratação de freelas para outros projetos, é interessante criar uma espécie de banco de dados dos profissionais que já atuaram com sua empresa. 

Neste documento, relate todos os pontos relevantes para analisar em outras oportunidades como o que foi trabalhado, a experiência e satisfação, se houve algum aspecto negativo durante o processo, habilidades específicas, etc.

Contratar um freelancer é uma tendência e requer responsabilidade, atenção aos detalhes, pois estes serão os responsáveis pela realização de um projeto que sua organização carregará depois. No entanto, tendo calma na busca e com uma boa organização, as chances de contratar um bom profissional serão maiores e os resultados mais eficazes.

Quer ser o primeiro a receber nossos conteúdos? Basta assinar a Swiletter!

(Visited 37 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.