A agilidade é um fator muito almejado pelas empresas para otimizar o gerenciamento de projetos. Porém, é preciso adotar uma abordagem estratégica, já que, além de ágil, cada projeto precisa alcançar seus objetivos de modo eficiente.

Pensando nisso, vamos falar sobre Scrum! Um método criado inicialmente para as equipes de desenvolvedores de softwares, mas que hoje já pode ser aplicado em qualquer setor da empresa, incluindo o RH. Continue lendo!

O que é Scrum?

Basicamente, é um método de agilidade, uma estrutura que combina reuniões frequentes com foco no aprendizado contínuo da equipe. Utilizando-se de ferramentas visuais, o Scrum propõe uma melhora da produtividade através do acompanhamento constante nas fases do projeto.

Essas etapas são consideradas pequenos ciclos. Com reuniões rápidas diárias, toda a equipe consegue analisar o que já foi realizado, compreender as tarefas do dia e identificar qualquer tipo de impedimento ou obstáculo.

Dessa forma, torna-se muito claro para todos como está o andamento do projeto, o que intensifica a mentalidade do aprendizado e torna o processo menos “engessado”, abrindo caminho para possíveis correções e mudanças a qualquer momento.

Estruturação

Como já dito, o Scrum foi criado com base em desenvolvedores e, por isso, os termos que serão citados são específicos, mas nada impede de adaptar à rotina de outros setores. O método é estruturado pensando que durante o percurso existe o aprendizado e a adaptação, com foco também no acompanhamento contínuo do processo. Vamos lá!

Preparação de backlog: É onde o responsável pelo produto irá determinar a visão e direção para o projeto. De forma geral, onde os objetivos para a equipe são definidos

Sprints: Pequenos ciclos dentro do projeto onde a equipe trabalha com o mesmo objetivo. O período de duração de cada sprint pode variar para cada atividade, mas é preciso estar estipulado

Organização de sprints: Momento de planejar o escopo que será trabalhado em um sprint e suas metas 

Scrum diário: São reuniões diárias com a equipe para analisar o que foi realizado, prioridades do dia e compartilhar conhecimentos caso haja obstáculos. A intenção é que sejam encontros bem rápidos

Análise de sprint: Como o nome já diz, ao final de cada ciclo a equipe se reúne para analisar os itens entregues e, com base nisso, o responsável do produto começa a planejar o próximo sprint

A estrutura também conta com três papéis indispensáveis para a utilização do método Scrum: o proprietário do produto, que é responsável por toda visão de negócio e deve deixar a equipe ciente dos objetivos, o scrum master que tem como objetivo facilitar o processo para todos envolvidos e a equipe scrum, predominantemente multidisciplinar e pequenas, responsáveis por tudo que envolve o desenvolvimento das atividades. 

Por que investir no Scrum?

Adotar o método pode parecer um desafio, pois mudar a estrutura nem sempre é fácil, mas irá trazer fortes vantagens a longo prazo. O Scrum permite adaptação de acordo com o setor que irá iniciar um projeto e é mais simples de ser utilizado do que parece.

Sua estrutura permite que, a qualquer momento, sejam realizadas correções de rota, trocas de conhecimentos para eliminar obstáculos. Além disso garante a transparência desde a formação do objetivo geral, até as pequenas metas individuais. Com isso, a equipe tem uma boa orientação ao mesmo tempo que consegue um auto gerenciamento, melhorando na priorização de atividades.

A organização e clareza proporcionada pelo método Scrum permite que o setor acompanhe a evolução do projeto, motivando os colaboradores, o que é sempre um ponto positivo para a agilidade. Com a melhora contínua da estrutura, a tendência é que a cada projeto seja mais fácil colocar as atividades em prática e alcançar as metas com mais eficiência.

(Visited 22 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.