Quando pensamos em um negócio de sucesso, associamos a fatores como boa estratégia, produto ou serviço de qualidade, planejamento financeiro efetivo e uma equipe de RH bem preparada. Porém, um desafio enfrentado por qualquer empresa é formar equipes engajadas e produtivas. 

Acontece que muitas vezes diretores e gestores esquecem que uma empresa é, também, uma rede de relacionamentos. Por isso, assim como em nossas vidas pessoais, precisamos de alguns pilares para garantir a saúde e longevidade dessa relação.

Para isso, sabemos, nada é tão importante quanto a comunicação interna. Quer saber mais sobre o assunto e otimizar sua gestão? Continue lendo!

O que é comunicação interna

A troca de ideias entre colaboradores na copa é importante, mas quando falamos de comunicação interna estamos pensando além, pensando de forma estratégica. Comunicação interna é a utilização de canais para repassar informações relevantes em uma organização, seja de forma hierárquica ou horizontal (entre colaboradores com mesmo cargo).

Utilizando-se dessa estratégia é possível manter o alinhamento entre empresa e funcionários, fazendo com que estes percebam a importância do seu papel e, consequentemente, participem de forma colaborativa em projetos. Isso contribui para o seu engajamento e motivação.

A comunicação interna tem se destacado como fator de extrema importância para o crescimento de um negócio, pois colaboradores valorizam cada vez mais ambientes saudáveis para se trabalhar. Por volta de 56% dos projetos empresariais não geram os resultados esperados devido a problemas na comunicação, segundo uma pesquisa feita pelo Project Management Institute (PMI). Então, vamos entender seus benefícios?

3 benefícios de se ter uma boa comunicação interna

As vantagens de uma boa comunicação interna implantada em uma empresa vai além do repasse de informações. Aqui estão alguns benefícios!

1. Melhora na cultura e clima organizacional

Definir missão, visão e valores em uma empresa não é suficiente se não for de conhecimento comum entre os colaboradores, é necessário que a cultura seja de fato identidade da empresa e que isso possa ser vivenciado no dia a dia. Para isso, a comunicação deve ser efetiva, estabelecendo uma conexão entre o papel dos colaboradores e o propósito da organização.

Além disso, uma comunicação interna bem elaborada estimula um bom relacionamento entre os profissionais, trazendo a ideia de trabalho em equipe de verdade. Elimina ideias comuns que podem surgir e atrapalhar o desenvolvimento do todo, como competições entre setores, tornando o clima mais agradável de se trabalhar e impulsionando os times em prol de um mesmo objetivo.

2. Aumento da produtividade

Um bom alinhamento de informações é essencial para o funcionamento de um planejamento, um projeto e até das ações rotineiras. Isso porque os colaboradores entendem a importância de seu trabalho e se sentem mais orientados em relação ao caminho que estão percorrendo, dando mais confiança para realizarem tarefas.

Quando um funcionário entende o seu impacto e o da equipe que faz parte nos objetivos macro da empresa, ele tende a se sentir mais engajado e até procurar auto desenvolver-se para executar seu trabalho cada vez melhor. A produtividade tende a aumentar quando times estão focados e motivados.

3. Reduz a taxa de turnover e facilita integração de novos talentos

Mantendo a ideia de que empresa e colaborador também representam uma forma de relacionamento, a boa comunicação, o bom clima organizacional e o engajamento levam o funcionário a entender seu propósito e enxergar a empresa como um bom local de trabalho, reduzindo a chances de rotatividade. 

Ademais, com todos mais conscientes de seus papéis, da cultura e de suas ações dentro de um determinado planejamento, integrar novos profissionais torna-se um processo mais tranquilo, pois todos estão seguros do que fazer. 

Isso será transmitido para os novos colaboradores, que entenderão com clareza suas atividades e se sentirão mais motivados a participar de decisões coletivas, o que é excelente para a geração de novas ideias. 

Como otimizar esse quesito na sua empresa

O RH é o setor fundamental para melhorar a comunicação organizacional, pois envolve cultura, clima e, principalmente, pessoas. A equipe de recursos humanos precisa, inicialmente, conhecer bem os demais colaboradores e como eles se relacionam com a organização para então desenvolver uma boa estratégia.

Também é importante que exista mais de uma ferramenta para promover a comunicação interna: e-mail, vídeos, murais, newsletter etc. É preciso investir em meios diferentes para que as pessoas consigam absorver da melhor maneira a informação repassada. Vale destacar que a comunicação não pode ser algo difícil e burocrático, a simplicidade nos diálogos pode trazer resultados mais eficazes!

Transparência e empatia são requisitos relevantes, tornar parte da cultura uma comunicação em que todos consigam passar a ideia adiante de forma clara, mas respeitando os demais. Investir em eventos para promover convívio entre os colaboradores também é um ponto positivo, já que agiliza a integração e afinidade entre as pessoas, promovendo um ambiente mais agradável.

Existem desafios para implantar uma boa comunicação interna, como a falta de preparo dos líderes, o custo de certas tecnologias e até a falta de participação, mas investir nessa estratégia é fundamental para a longevidade e bons resultados do negócio.

O alinhamento de informações importantes faz toda diferença na relação entre colaborador e organização, podendo promover engajamento, maior chance de sucesso em projetos e melhor clima colaborativo. Ter uma equipe de RH preparada tende a tornar o processo mais tranquilo e efetivo!

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