A importância estratégica da área de recursos humanos para o desempenho da empresa já não é novidade. Hoje, profissionais de RH são elementos centrais para garantir a produtividade e engajamento dos colaboradores, além de um clima organizacional positivo e motivador. O que poucos falam é que, por trás de um bom RH, existe um excelente departamento pessoal. 

A área de DP foi, por muito tempo, vista meramente como um departamento burocrático, ligado a processos sem grande importância estratégica. Esse ponto de vista vem mudando com o tempo. Atualmente, é claro e evidente que a eficácia em organizar e executar esses processos têm impacto direto nos resultados da empresa. 

Assim, é cada vez mais importante entender a importância do departamento pessoal e as formas de otimizá-lo. Nesse sentido, um dos pontos fundamentais é trabalhar na sua integração com o RH e outras áreas. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

DP x RH: quais são as diferenças e semelhanças? 

Para começar, é preciso esclarecer uma dúvida que ainda é muito comum até mesmo entre profissionais inseridos nesse meio: quais são as diferenças práticas entre o DP e o RH? 

Para entender, podemos começar pela própria nomenclatura. O recursos humanos é mais voltado para a experiência e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o departamento pessoal atua mais nos processos administrativos que envolvem os funcionários. Vamos a um exemplo para ilustrar essa diferença? 

Pense no processo de recrutamento e seleção, por exemplo. Os profissionais de RH destacados para a tarefa cuidam de fatores como as habilidades necessárias na vaga, o fit cultural, a descrição e divulgação de vagas e as entrevistas. 

Já o DP cuida de pontos não menos importantes, como a coleta dos documentos necessários para oficializar a admissão, o tratamento dos dados dos candidatos, a conformidade com as leis e convenções trabalhistas e a distribuição dos benefícios corporativos.  

Ficou claro né? Embora sejam áreas com diversas diferenças, os departamentos acabam se completando. Um não funciona sem o outro. Dito isso, é fácil concluir que o departamento pessoal tem, de fato, importância para o desenvolvimento do negócio. Falamos mais sobre isso no próximo tópico. 

Qual é a real importância do departamento pessoal? 

Uma forma interessante de descrever o DP é como uma grande base de dados funcional. Os processos estabelecidos no departamento e as informações armazenadas servem como norte para tomadas de decisões não apenas pelo RH, mas por todos os gestores da empresa. Sendo assim, ter essa área organizada é crucial para uma gestão inteligente e eficiente. 

Mas de que informações estamos falando? Bem, praticamente todas que estão, de alguma forma, relacionadas à gestão de talentos. Alguns dados que ficam sob a guarda do departamento pessoal são:

  • data de admissão;
  • períodos de licença;
  • número de faltas;
  • tempo de férias;
  • alterações salariais;
  • valores de benefícios;
  • etc.

Como você pode notar, grande parte desses dados podem ser usados para justificar decisões importantes, como demissões ou promoções. E é nesse ponto que o DP pode assumir um caráter mais propositivo. Ao notar um número de faltas fora do comum, por exemplo, o gestor da área pode alertar outros líderes para que eles possam lidar com a questão. 

É possível, também, que o departamento pessoal perceba que os benefícios oferecidos aos colaboradores estão defasados em relação ao mercado de trabalho. Além de prejudicar a experiência dos funcionários, esse tipo de problema dificulta consideravelmente a atração e retenção de talentos. Ter um DP bem organizado, portanto, pode ser considerado uma vantagem competitiva. 

Por fim, e aqui há uma integração direta com o departamento jurídico, o DP deve estar sempre atento às mudanças nas leis trabalhistas e convenções coletivas. Garantir o compliance da empresa é fundamental para evitar dores de cabeça, que podem até resultar em processos e grandes perdas financeiras. 

Como melhorar a gestão do departamento pessoal?

Bem, agora que você já entende o que é um departamento pessoal e qual é o seu papel na estratégia da empresa, é hora de conhecer algumas práticas que podem otimizar a atuação dessa área. Acompanhe!

Busque a integração entre departamentos

Essa é óbvia, né? No mundo corporativo moderno, não existem mais departamentos que atuem por conta própria. Como falamos no último tópico, a integração do DP com outras áreas é fundamental para otimizar as tomadas de decisões e garantir a operação do negócio de modo eficiente  e dentro da lei. 

Sendo assim, os profissionais de RH devem ser encorajados a buscar esse tipo de conexão. Por mais que as funções sejam diferentes, ambas as equipes podem e devem trabalhar juntas. Esse tipo de cultura organizacional tem tudo para tornar a empresa cada vez mais integrada sob os mesmos valores e missões. 

Fique de olho nas leis e convenções trabalhistas

Desde o primeiro dia do colaborador na empresa, é fundamental que o DP garanta que todos os procedimentos sejam feitos de acordo com a legislação. E, como essas questões mudam rapidamente, é preciso manter-se sempre atento às novidades da área. 

Um exemplo? Em novembro de 2021, foi publicado o decreto 10.854, que alterou diversas especificações sobre a relação entre empregados e empregadores. As mudanças afetaram, entre outras coisas, os parâmetros de compliance com o Programa de Alimentação dos Trabalhadores. Será que sua empresa está atualizada nesse sentido? Para saber mais, baixe nosso ebook completo sobre o assunto. 

Invista em tecnologia adequada

A maior parte dos desafios enfrentados pelos DPs 10 anos atrás não existem mais. Ou, pelo menos, não deveriam existir. É que, com a transformação digital ocorrida na última década, existem soluções específicas para acelerar e melhorar os processos internos, como o armazenamento de dados e a própria gestão de benefícios. 

Com as tecnologias certas, tudo isso pode ser automatizado. Uma dashboard que facilite a distribuição dos saldos de benefícios, por exemplo, evita o desperdício de tempo com questões meramente burocráticas. O mesmo se aplica em questões como pagamento de folha salarial, controle de ponto etc. 

Contrate uma boa solução de benefícios

No fim das contas, um bom serviço de benefícios traz vantagens tanto para os colaboradores, quanto para os departamentos de RH e pessoal. Aqui na Swile, oferecemos uma solução completa de benefícios flexíveis que, além de dar autonomia aos funcionários, torna muito mais fácil a vida dos gestores. 

Com um só cartão, o colaborador pode acessar 8 benefícios diferentes, incluindo os mais tradicionais, como Vr e Va. O saldo pode ser facilmente redistribuído de acordo com as necessidades de cada um a partir de um aplicativo super intuitivo. Além disso, o pacote inclui uma dashboard onde todas as operações podem ser feitas de forma simples e rápida. 

Investir com um departamento pessoal bem estruturado significa investir no futuro da empresa. Não fazer isso, por outro lado, é o mesmo que ficar preso ao passado e a processos que já se tornaram obsoletos.  Nesse cálculo, diversos fatores importam. Contudo, um dos que mais fazem a diferença na empresa como um todo é o pacote de benefícios, que tem o potencial de levar sorrisos ao ambiente de trabalho. 

Quer saber mais sobre a solução da Swile? Entre em contato com a gente!

(Visited 289 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.