As diferentes perspectivas do ambiente corporativo após a pandemia de COVID-19, assim como a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho, estão mudando a relação entre os colaboradores e as empresas.

Cada vez mais as pessoas valorizam por ambientes que possam contribuir com sua qualidade de vida, relações mais humanizadas e por uma experiência agradável na rotina de trabalho. Ou seja, um bom salário já não é mais suficiente para atrair e reter talentos.

Neste mercado competitivo por talentos, o RH tem se destacado para compreender as mudanças no cenário corporativo e ser capaz de formular estratégias de atração de retenção de profissionais. Mas, então, como garantir a melhor experiência ao colaborador durante toda sua jornada? Vamos conferir!

O que é employee experience?

Employee Experience é um termo amplamente utilizado para referir-se à experiência do colaborador. É possível entender como a soma de percepções, sentimentos e impressões que um colaborador tem ao longo de toda sua jornada de trabalho em uma determinada organização.

Essa soma começa a acontecer logo no primeiro contato de um profissional com a empresa, ou seja, no processo de candidatura para uma vaga. Sofre influência ao longo de todo período de colaboração e, se encerra, ao desligar-se do trabalho.

O employee experience sofre impacto de fatores diversos, desde aspectos físicos do ambiente, a relação com os colegas de trabalho, a forma que a liderança faz suas orientações, a própria cultura organizacional, entre outros. O resultado pode ser positivo ou negativo para a experiência do colaborador.

A importância da experiência positiva

Visto que o mundo corporativo passou por mudanças significativas e ainda passa por adaptações com a vinda da nova geração, a experiência do colaborador é um dos destaques para o atual bom funcionamento dos negócios. 

As relações saudáveis em ambiente de trabalho, assim como uma organização que agregue na qualidade de vida individual, têm sido valorizadas. Os benefícios gerados para empresas que proporcionam um employee experience positivo são diversos, como, por exemplo:

  • Atração de talentos de alta performance;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Fortalecimento do employer branding;
  • Boa integração entre colaboradores;
  • Maior engajamento com os propósitos da empresa;
  • Redução no índice de rotatividade;
  • Melhora na produtividade e no alcance de resultados.

A gestão de pessoas que investem em estratégias para formar uma jornada positiva para os colaboradores, obtêm vantagens a longo prazo. Envolvendo melhora nos processos, no resultado e até na imagem que a marca tem diante do mercado.

A jornada do colaborador

Como mencionado, a experiência de um colaborador é formada desde a primeira conexão com a empresa, até o momento em que se encerra seu contrato. Portanto, o employee experience é formado por diversos pontos de contato entre o empregado e a organização.

De acordo com o livro “A Experiência do Colaborador – Da atração à retenção: como o Endomarketing pode tornar única cada etapa da Jornada do Colaborador” de Analisa de Medeiros Brum, uma das pioneiras do Brasil no estudo de endomarketing, a relação da jornada se divide em seis partes. 

Atração

O mercado de talentos também é muito disputado e, para garantir vantagem atraindo os melhores profissionais, é preciso que a organização se destaque. Mesmo sem uma vaga específica aberta, o talento precisa sentir interesse na empresa.

A maneira que a cultura organizacional e seus valores são apresentados ao público externo impacta na atração de novos profissionais. Os próprios colaboradores, quando satisfeitos, fazem boa divulgação de seus serviços.

Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção exige compromisso e responsabilidade de ambos os lados, empregado e empregador. Por isso, pode ser um momento de tensão para os candidatos e a forma com que este processo é guiado, faz diferença.

Afinal, este pode ser o primeiro contato que o futuro colaborador pode ter com a empresa. Para fazer parte de uma experiência positiva, a entrevista e os testes que serão aplicados devem ser bem estruturados e, ao final, ter um feedback coletado para evoluir constantemente. 

Contratação

Sem dúvidas, é um alívio para o profissional receber a notícia positiva de sua seleção. Contudo, às vezes o excesso de burocracia e, ou, a falta de orientação clara no processo de contratação pode desestimular logo no início, então, o RH deve estar atento a esses detalhes.

Ademais, esse primeiro contato “oficial” gera uma certa empolgação para o novo colaborador, que deve ser mantida ao longo de sua jornada. É um momento delicado, onde aspectos positivos e negativos têm bastante força.

Integração

A fase de integração do novo colaborador, ou onboarding, vai além de uma boa recepção, é a chance de criar uma conexão única entre o profissional e a organização. Desenvolver talentos para criar uma jornada na empresa.

Um onboarding bem estruturado consegue conectar o funcionário com a cultura organizacional, orientar e treinar para as atividades, engajando com a rotina e despertando a sensação de pertencimento. Esses fatores influenciam positivamente no employee experience.

Retenção 

Quando o colaborador já está integrado ao ambiente e as atividades do trabalho, é essencial manter o cuidado com sua rotina. Afinal, o profissional deve manter o desejo de crescer junto a empresa e, de fato, enxergar essa possibilidade.

Sua rotina não pode se tornar monótona, fazendo com que as expectativas de desenvolvimento se frustrem e que o colaborador perca o engajamento. A experiência está relacionada aos novos desafios, ao plano de carreira, ao clima vivenciado todos os dias pelo funcionário.

Desligamento

Por mais que não pareça vantajoso para uma empresa pensar no desligamento de um colaborador, também é importante. As chances de um encerramento de atividades existem, seja por pedido do próprio colaborador, ou por decisão da liderança.

O fim deste relacionamento de serviços deve ser o mais tranquilo e amigável possível. O momento envolve outros colaboradores e, se for conturbado, irá afetar de diversas maneiras. Além disso, um profissional que não tem uma boa experiência, pode passar para frente uma imagem negativa da marca.

Como garantir uma boa experiência ao colaborador

A experiência do colaborador é fundamental não apenas para atrair e reter talentos, mas também para se destacar como marca no mercado e obter melhores resultados. E, essa experiência, é a soma de contatos ao longo de toda jornada.

Por isso, é essencial que o RH tenha uma estratégia voltada para garantir o employee experience positivo. O primeiro passo é ouvir os colaboradores, afinal, eles são os mais indicados para apontar correções e oportunidades de melhoria.

Ter a jornada mapeada também auxilia na construção de uma boa experiência, pois, assim, é possível identificar gargalos e ter todos os pontos de atenção identificados previamente, podendo trabalhar para garantir bons contatos.

Monitorar e trabalhar na cultura e no clima organizacional de forma constante faz a diferença, por ser possível analisar a satisfação e o engajamento dos funcionários com a rotina e ambiente de trabalho. Buscando proporcionar sempre um local que colabore com seu bem-estar.

O plano de carreiras deve estar claro, criando oportunidades de crescimento e guiando os colaboradores que desejam ter uma jornada com a empresa. Da atração à retenção, os profissionais devem vivenciar boas experiências para formarem uma boa marca, além de serem capazes de colaborarem com a organização gerando resultados positivos.

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