Na metade do século XIX o mundo passava por aquilo que agora chamamos de “Segunda Revolução Industrial”, onde o avanço técnico nas indústrias era notável. Com o nível de conhecimento atual, a tal revolução pode até parecer simples, mas isso ocorre porque nos acostumamos com mudanças cada vez mais rápidas.

Até alguns anos atrás, não se imaginava o uso da inteligência artificial tão difundido nos setores de diversos tipos de empresas. Poderia parecer uma tecnologia restrita a alguns ramos específicos de atividade ou até mesmo algo restrito aos filmes de ficção. Bem, esse passado já parece distante. 

Hoje, a AI já é parte integrante de diversos tipos de estratégias, em empresas de todos os segmentos. Isso inclui o RH. Quer saber mais sobre o impacto que a inteligência artificial vem causando no mundo corporativo? Continue lendo!

O que é inteligência artificial?

Para iniciar, a inteligência artificial (IA) é a capacidade de máquinas terem comportamentos semelhantes a seres humanos em relação ao aprendizado, interpretação e até ao pensamento. Robôs com essa tecnologia são capazes de tomar decisões considerando eventos passados.

Não é como o sensacionalismo que muitos filmes demonstram (ao menos por enquanto), mas é algo real. Os sistemas fazem uma junção de softwares, mecanismos e redes neurais artificiais que possibilitam a compreensão das máquinas sobre o cenário ao redor e, em organizações, já têm mostrado diferentes opções de utilizações.

Inteligência artificial nas empresas

A revolução digital é destaque no mundo corporativo de forma geral, a IA já está inserida na rotina de muitas empresas. Segundo o relatório da Accenture, 84% dos executivos acreditam na necessidade da IA para alcançar os objetivos relacionados ao crescimento.

Não apenas os departamentos de tecnologia da informação (TI) que utilizam da inteligência artificial para administrar redes e oferecer suporte, por exemplo, mas setores como atendimento e RH também estão fazendo uso das ferramentas.

O processo de seleção e recrutamento utilizam softwares para ter agilidade na análise de fit cultural dos candidatos, assistentes virtuais já são capazes de agendar reuniões, o marketing ganhou um aliado ao ter disponível o mapeamento de público, o atendimento ao cliente se otimizou com o auxílio dos “chatbots”. 

Esses são alguns exemplos de como a inteligência artificial está conectada com a rotina de trabalho e até com as experiências como consumidores. As possibilidades são variadas, processos jurídicos, de logística, entre outros, estão se tornando mais ágeis com a nova inserção.

Benefícios da IA no trabalho

Apesar de ser um assunto que ainda gera opiniões divergentes, o uso da tecnologia pode beneficiar não apenas os processos, tornando as tarefas otimizadas e eficientes, mas também gerar vantagens para os próprios colaboradores.

Quando utilizada na gestão de pessoas, a IA pode auxiliar na medição de satisfação dos colaboradores, identificando de maneira assertiva se as competências estão sendo bem aproveitadas e as novas demandas, podendo oferecer soluções personalizadas como benefícios flexíveis ou ajuste na jornada de trabalho.

Para as organizações, é uma forma de reduzir custos com operações, ter uma maior quantidade de dados reunidos e analisados que, consequentemente, irá guiar para melhores decisões além de ser uma maneira de aprimorar estratégias de conexão com o mercado, seja investidores ou consumidores diretos.

Inteligência artificial e o futuro do trabalho

A utilização da IA tende a ser cada vez mais comum por ir além de uma automação, não substituem tarefas repetitivas apenas, mas incluem processos cognitivos, sendo capazes de raciocinar. Ainda que assuste muitos profissionais, especialistas acreditam que o mercado irá se adaptar.

Entende-se que a inteligência artificial e a inteligência humana irão se complementar ao longo dos anos. Desenvolveremos competências e habilidades para continuar atuando junto a tecnologia, como já se nota as soft skills ganhando cada vez mais destaque. Ademais, a utilização da IA deve ser estratégica.

Provavelmente, existirão normas para regulamentar os modos de uso da Inteligência Artificial. Talentos serão requisitados para monitorar o recurso e garantir sua eficácia. Afinal, tecnologia é apenas o meio:somos responsáveis por conduzir as inovações e atuar para a resolução de situações complexas. 

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