A “Era Digital” definitivamente chegou nas organizações em, praticamente, todos os setores, incluindo o RH. As novas tecnologias permitem que os processos sejam automatizados, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente e desburocratizado, o que era muito comum na rotina dos profissionais de recursos humanos.
Gerenciar pessoas não é algo simples e requer muita atenção, por isso, a utilização de softwares de RH está se tornando cada vez mais popular. Com o uso da ferramenta ideal, as atividades ficam otimizadas, o que proporciona mais tempo para o setor investir em tarefas mais estratégicas.
Importância dos softwares de RH
Ainda que muitas organizações utilizem planilhas e documentos compartilhados para monitorar as equipes, essa pode não ser a solução mais assertiva para eliminar riscos e gargalos dos processos. Afinal, é um desafio fazer em uma única planilha, por exemplo, a integração dos dados mantendo a facilidade de utilização.
Os benefícios na utilização de softwares são diversos, mas o destaque é a automatização de tarefas administrativas, o que gera mais tempo para focar em atividades estratégicas, aumentando a qualidade nas análises, melhorando o clima organizacional, feedbacks contínuos e foco nas pessoas.
Os 10 melhores softwares de RH
Os softwares existem não apenas para tornar os processos menos burocráticos, mas para integrar soluções, proporcionar facilidade nas análises e aumentar a qualidade das tarefas estratégicas. Para ajudar a escolher uma opção, confira os 10 melhores softwares de RH!
1. Sólides
A Sólides se enquadra em softwares voltados para gerenciamento de clima organizacional e produtividade dos colaboradores. A grande diferença está na ferramenta “Profiler”, que faz o mapeamento de perfil e, ou, de comportamento de cada funcionário da empresa.
Dessa forma, o RH consegue identificar onde cada talento irá ter destaque, melhorando a orientação do desenvolvimento dos colaboradores, aumentando a produtividade e, consequentemente, o bem estar de cada um.
2. Gusto Review
Não são apenas grandes empresas que necessitam e podem adquirir um software de RH, o Gusto Review é uma ótima opção voltada para pequenos negócios, auxiliando no desenvolvimento eficaz das atividades relacionadas ao fluxo de trabalho.
Este sistema contém ferramentas voltadas para a gestão de remuneração, processo de onboarding, oferece um portal de autoatendimento, controle de período de férias e benefícios, entre outras que ajudarão na produtividade das principais tarefas.
3. Tangerino
O diferencial do Tangerino em relação a outros programas é seu formato: ele é um aplicativo que pode ser utilizado em smartphones e tablets. Com ele, os colaboradores fazem o registro de ponto de forma fácil e até sem acesso à internet.
A atualização de registros é feita de forma automática e o RH consegue acompanhar a jornada de cada funcionário, se atentando a atrasos, faltas e horas extras. Além de facilitar o controle do banco de horas e a realização da folha de pagamento, com o monitoramento de rotina, é possível detectar sinais de alerta.
4. BambooHR
Outra opção para pequenas e médias empresas, com menos de mil funcionários, é o BambooHR, um software SaaS (sistema na nuvem) que oferece integração de soluções, além de contar com a opção do aplicativo, facilitando a utilização.
Os recursos são diversos, incluindo folha de pagamento, rastreamento de candidatos, gestão de remuneração e benefícios, monitoramento de férias, banco de horas, integração de novos colaboradores, portal de autoatendimento, entre outros.
5. Gupy
O software da Gupy é especializado no processo de recrutamento e seleção, centralizando as principais ferramentas em uma plataforma para otimizar as atividades e tornar o processo mais assertivo e eficaz.
Um diferencial oferecido pelo sistema é a possibilidade de realizar um mapeamento do perfil da organização e de um perfil dos candidatos com detalhes, dessa forma, fica mais fácil identificar o profissional que terá maior fit cultural com a empresa e qual é o mais ideal para o cargo.
6. Bitrix24
O Bitrix24 ganha destaque por ser um software que permite a expansão de utilização para setores além do RH e possui um plano totalmente grátis, com possibilidade de upgrades de acordo com a necessidade de cada empresa.
Para o RH, é um sistema prático e personalizável, fornecendo ferramentas como gerenciamento da carga horária, monitoramento de ponto, recursos para engajamento corporativo, canais de comunicação, análise de desempenho, entre outras soluções integradas.
7. Namely
O Namely é um sistema multifuncional, pois foi desenvolvido para auxiliar o RH a seguir normas da empresa, gerenciar processos próprios e políticas, além de trazer maior qualidade para a gestão de pessoas, tudo em um único portal intuitivo.
Podendo ser utilizado em empresas de médio porte, ele oferece opções como monitoramento de desempenho e objetivos, processo de integração, assinatura eletrônica, listas de atividades, gestão de férias, autoatendimento para os colaboradores, entre outras.
8. Convenia
Pensando em automatizar atividades burocráticas do RH e do departamento pessoal, o sistema digital desenvolvido pela Convenia otimiza processos com facilidade para utilizar. Um diferencial é a possibilidade de digitalizar e organizar documentos online de forma segura.
Também possui painéis especializados em admissão de colaboradores, gestão de folha de pagamento, controle de benefícios, organiza as férias em um calendário integrando gestores e funcionários, ainda contando com um chat de comunicação.
9. Factorial RH
Para reduzir atividades manuais e gerenciar os processos, o Factorial RH é desenvolvido especialmente para centralizar as atividades do RH e do departamento pessoal, com o objetivo de reduzir o tempo em tarefas administrativas, proporcionando mais tempo para gestão de equipes.
A solução proposta conta com controle de ponto, gestão de documentos, onboarding de novos talentos, avaliação de desempenho, variações salariais, ferramentas de recrutamento e seleção, gestão de ausência e organograma organizacional.
10. Monday.com
A plataforma da Monday.com destaca-se pela abertura de personalização feita por um gerente de RH conforme as necessidades de cada equipe. Também possibilita integração com outros sistemas, por exemplo, o Gmail, otimizando a rotina.
Sua multifuncionalidade atende demandas variadas como gestão de desempenho, avaliação 360 graus, integração de novos colaboradores, rastreamento de candidatos e recrutamento, remuneração e folha de pagamento, controle de folgas, entre outras.
A importância de investir em automação
O mercado inova de forma constante e acelerada, com isso, os profissionais também precisam se adequar para manter a organização com bons resultados. O RH, cuidado dos colaboradores, tem grande impacto no alcance de metas e objetivos, por isso precisam de mais foco em atividades realmente estratégicas.
Escolher uma opção para investir na automatização dos processos é uma decisão cuidadosa, que precisa ir além de atender a demanda, oferecendo também compatibilidade com a organização. Esperamos que, com essa lista dos 10 melhores softwares de RH, você consiga otimizar os processos da sua empresa.