O feedback é uma ferramenta essencial para manter equipes alinhadas e para proporcionar clareza aos colaboradores sobre seus respectivos desempenhos no trabalho. Para uma organização ter um funcionamento fluido, investir na comunicação é fundamental.
Quando faz parte da cultura organizacional, o feedback pode não apenas melhorar os resultados, como também reduzir o turnover e melhorar o clima nas empresas. Confira mais sobre essa ferramenta, seus benefícios e os tipos que podem ser aplicados!
O que é feedback
O feedback é uma forma de comunicação focada nas entregas de um colaborador, sublinhando pontos positivos e negativos, desempenho de forma geral, habilidades em destaque e outras que precisam ser aprimoradas.
Apesar de geralmente partir do líder para o liderado, também pode acontecer de forma inversa. Na verdade, é importante que seja uma via de mão dupla. Para que seja efetiva, é crucial que a conversa seja clara e não deixe dúvidas, além de sempre pautada no respeito e empatia.
É papel da liderança organizar o fluxo desse tipo de comunicação. Para sempre manter o intuito de crescimento contínuo, a escuta ativa deve estar presente para possibilitar a captação das individualidades e encontrar o caminho para trabalhá-las em conjunto.
Tipos de feedback
Os tipos de feedback variam de organização para organização, mas é importante conhecer os diferentes formatos para aplicá-los na situação correta. Aqui estão os 3 tipos mais comuns de feedback.
Planejado
O feedback planejado é aquele em que líder e liderado combinam previamente um momento na agenda para poderem conversar. Dessa maneira, o líder traz uma pauta já formada com os tópicos indispensáveis para o diálogo.
Ainda que pareça difícil separar um horário da agenda, é fundamental que isso ocorra com uma determinada frequência, a fim que os colaboradores tenham sempre claro como está o seu desempenho, pontos positivos e o que precisa ser aprimorado, visando o crescimento profissional.
Instantâneo
Diferente do anterior, o instantâneo é rápido e sem planejamento, pois, como o próprio nome diz, ele é feito no dia a dia quando observa-se um comportamento que deve ser corrigido, um ato que merece ser elogiado, ou o que precisa ser pontuado naquele exato momento.
Ainda que seja algo rápido, é importante que o responsável por realizar esse feedback mantenha o respeito e, mesmo que seja uma correção, não tenha um tom que desestimule ou envergonhe o outro colaborador.
Sanduíche
Essa técnica é muito utilizada por diversas organizações, pois ficou conhecida devido ao livro “Gerente Minuto” da década de 1990. O método basicamente divide o feedback em três partes, duas positivas que são representadas pelas fatias do pão no sanduíche, e uma negativa, o recheio.
A conversa inicia com um elogio, em sequência um ponto negativo para trabalhar e finaliza novamente com um ponto positivo. É uma maneira eficiente, mas é preciso tomar cuidado para não invalidar nenhum dos aspectos e intercalar com as demais para não trazer a sensação que depois do elogio, sempre haverá algo negativo.
Os benefícios do feedback
Com a comunicação bem estabelecida na rotina, a relação no ambiente corporativo tende a melhorar, aumentando a confiança e engajamento dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. Os profissionais se sentem mais orientados em relação ao seu desempenho, o que os torna mais proativos.
Essa chance de melhoria contínua reduz os índices de turnover e, com um ambiente positivo para trabalhar, onde a empatia e o diálogo são práticas do dia a dia, a satisfação tende a melhorar, o que causa impacto direto nos resultados.
As vantagens do feedback são perceptíveis no médio e longo prazo. Além da gestão ficar mais eficiente, os colaboradores, alinhados, ficam mais seguros para realizar suas tarefas. É possível adaptar as formas de feedback de acordo com a cultura organizacional, o importante é manter a visão de melhoria contínua e prezar por relacionamentos positivos.