As dinâmicas são famosas por serem aplicadas em processos seletivos como forma de avaliação de candidatos, no entanto, elas podem ser uma ferramenta muito útil no dia a dia das organizações que buscam meios de engajar seus colaboradores.

Manter a motivação nas equipes é um desafio comum para gestores e profissionais do RH, as causas que levam a funcionários desengajados são diversas e, pelo fato das dinâmicas atuarem em várias frentes, utilizá-las pode ser vantajoso. Neste post, vamos falar de dinâmicas de motivação. Acompanhe!

O que são dinâmicas de motivação

São atividades que fogem um pouco da rotina de trabalho, proporcionando momentos em pequenos grupos, duplas ou até mesmo individualmente. Ainda que sejam diferentes da rotina, devem estar relacionadas à cultura organizacional e podem até fortalecê-la.

Costumam ser momentos mais leves e descontraídos, mas mesmo assim repassam novos conhecimentos, reflexões e ajudam os gestores e profissionais do RH a terem uma nova fonte de informações sobre os colaboradores, suas habilidades e dificuldades.

Quais os benefícios de aplicar dinâmicas?

O primeiro ponto está ligado ao clima organizacional, pois as dinâmicas tendem a deixar os colaboradores mais confortáveis em se expressar, tornando o ambiente de trabalho mais descontraído, ainda que estejam absorvendo novos conhecimentos e desenvolvendo habilidades. 

Além disso, por poder ser realizada em grupos com pessoas de setores diferentes, auxiliam na socialização dos funcionários, trazendo a ideia de que todos são um único time que trabalha em prol dos mesmos objetivos, os da empresa de forma geral.

Também proporcionam insights que atividades da rotina não trariam, visão ampliada de habilidades, aumentando o nível de autoconhecimento dos colaboradores. Com essas informações, a empresa consegue trabalhar o desenvolvimento de seu capital humano.

Todos esses fatores juntos criam uma melhor convivência, maior integração entre os setores e as pessoas, alinhamento de objetivos, o que leva a um maior engajamento e motivação geral, potencializando os resultados.

Ideias de dinâmicas de motivação para você aplicar

As vantagens da aplicação dessa ferramenta são promissoras, portanto aqui vão 3 ideias de dinâmicas para aplicar na sua empresa. É válido ressaltar que todas podem ser adaptadas para ser funcional de acordo com a cultura organizacional!

Esconderijo secreto

Divida os colaboradores que irão participar em grupos pequenos de forma aleatória, ou se forem poucas pessoas é possível fazer individualmente. Forneça algum material para anotação como papel e caneta ou bloco de notas, inicialmente peça para que cada um escreva como seria seu esconderijo secreto ideal.

Quando finalizarem, peça para que cada um escreva uma função, um cargo, que os demais colaboradores do grupo teriam nesse esconderijo (por exemplo, encarregado do entretenimento) e o motivo. Quando compartilharem, irão perceber qualidades na visão de seus colegas, promovendo o autoconhecimento.

Campo minado

Para essa dinâmica é necessário formar duplas e de um espaço amplo. Prepare um caminho com alguns obstáculos sem que os participantes vejam e peça para que decidam um líder por dupla, o outro ficará vendado.

O líder deve guiar o colega pelo caminho esbarrando na menor quantidade de obstáculos possível, a dupla que finalizar em menor tempo é a vencedora. Dessa forma, trabalha-se a confiança na relação, o respeito mútuo e desenvolve o trabalho colaborativo. 

Processo do origâmi

Divida os colaboradores em grupos com a mesma quantidade de pessoas e para todos os grupos disponibilize materiais diversos como papéis, lápis, lápis de cor ou canetinha, entre outros. Sorteie para cada grupo um origâmi, uma dobradura, que eles serão responsáveis.

Também faça uma lista de critérios que o origâmi deve atender, a lista deve ser única para cada grupo. No tempo disponível, a equipe deve organizar qual membro ficará responsável por atender a um determinado critério e todos devem trabalhar para fornecer o produto final adequado a lista. 

A intenção é motivar o trabalho em equipe reconhecendo as habilidades distintas, além de conscientizar sobre a importância de um processo bem elaborado e organizado. O grupo que atender a mais requisitos, é o vencedor.

Não existe uma regra única sobre as dinâmicas de motivação. Elas podem ser adaptadas e criadas para o contexto de cada organização, mas é essencial que promovam entendimentos claros para os participantes, além de proporcionarem um clima mais leve e inspirador!

Quer ser o primeiro a receber nossos conteúdos? Basta assinar a Swiletter!

(Visited 152 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.