O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma ferramenta fundamental para a construção de uma cultura organizacional positiva. A abordagem tem como objetivo conscientizar coletivamente os colaboradores, além de fazer com que se sintam valorizados e pertencentes à organização.

Essa satisfação dos colaboradores leva a um crescimento no engajamento e comprometimento com as metas e resultados. Isso sem falar na redução da taxa de rotatividade, fortalecimento da marca empregadora e o crescimento da reputação da empresa como um todo. 

No entanto, implantar ações estratégicas de endomarketing ainda pode ser um desafio para diversas organizações. É válido ressaltar que este é um trabalho que envolve principalmente as equipes de RH e marketing, mas que deve ser incorporado na cultura da companhia. Confira 7 ações de endomarketing para implantar na sua empresa!

  1. Crie um papo semanal com os colaboradores

De uma forma simples é possível fortalecer os valores da organização e a cultura interna, pode ser feito através de um momento como uma reunião semanal porém com a participação de todos da empresa. 

Sem o aspecto sério de reuniões comuns, esse momento pode ser utilizado para passar um calendário geral da semana, abrir espaço para reconhecimentos e agradecimentos, comunicar recados importantes ou até realizar algumas dinâmicas com propósitos relacionados aos valores da organização.

  1. Pense estrategicamente na política de benefícios

Não é de hoje que os benefícios corporativos são elementos fundamentais para enriquecer a experiência dos colaboradores. Se a empresa consegue fornecer uma carteira que supra as necessidades de todos, isso vai espalhar harmonia no escritório e contribuir para qualquer ação de endomarketing. 

Mas como fugir do óbvio na oferta de benefícios? Entender isso é importante, pois, por mais que os Vale Refeição e Alimentação sigam valorizados, os colaboradores modernos querem mais. Realize uma pesquisa interna para compreender quais benefícios podem agregar maior valor para os profissionais. 

Uma forma inteligente de lidar com essa questão é investir em benefícios flexíveis. Esse tipo de solução, oferecido pela Swile, usa tecnologia de ponta para permitir que os colaboradores utilizem o saldo de benefícios de forma personalizada. Eles podem, por exemplo, subtrair saldo do Vale Saúde para aumentar o saldo do Vale Mobilidade, desde que o RH permita esse tipo de atividade. 

  1. Comunicação interna

É comum que muitos confundam o marketing interno com a comunicação interna. Apesar de diferentes, esses conceitos devem andar juntos, pois uma comunicação constante e bem estruturada é essencial para manter todos alinhados gerar a desejada sensação de pertencimento. 

Existem diversas ferramentas disponíveis, como o telegram, teams, skype ou até mesmo newsletters e murais físicos em um ambiente comum na empresa.

  1. Treinamento e capacitação

Com um mercado que se atualiza cada vez mais rápido e, consequentemente, se torna cada vez mais produtivo, os desafios das organizações também crescem.

 Investir em treinamentos e capacitação dos colaboradores é uma boa estratégia para acompanhar as mudanças, potencializando os resultados, além de trazer ao funcionário a perspectiva de que há um futuro junto à organização, tornando-o mais engajado.

  1. Pesquisa de clima organizacional

O clima organizacional deve estar sempre no radar dos responsáveis e ser analisado constantemente, pois é um indicador totalmente relacionado à qualidade e ao bem estar no trabalho. 

Os colaboradores devem se sentir seguros para responder com frequência uma pesquisa sobre o clima organizacional e devem perceber que estas tragam efeito ao dia a dia, visando sempre manter o ambiente saudável entre as equipes.

  1. Plano de carreira e valorização

Desde a chegada de um novo colaborador, é importante que o plano de carreira esteja bem estruturado e claro, pois é a partir dele que o funcionário irá ter perspectiva de crescimento e terá mais segurança devido a transparência da empresa. 

Ademais, a valorização deve ser constante e não apenas em datas comemorativas ou aniversários, o que pode ser feito através de elogios em reuniões, feedbacks, oferecimento de bônus, entre outras formas, mas é relevante que exista o reconhecimento.

  1. Momentos de integração

É muito comum que empresas façam as famosas “festas de final de ano” para reunir todos os colaboradores e esse tipo de ação é importante para promover integração entre equipes e setores diferentes, ajude a descontrair e trazer mais leveza ao clima. 

No entanto, não precisa ser algo exclusivo ao fim de ano, pode também ser feito em momentos mais simples como um happy hour, dias temáticos ou até um “cinema na firma”, a criatividade pode ser utilizada a vontade para reunir o pessoal.

O endomarketing está mais no dia a dia do que muitos percebem, nem sempre é necessário uma ação com alto orçamento ou uma grande mudança na rotina para fortalecer a estratégia. Ideias simples, porém bem elaboradas e executadas, podem fazer completa diferença e potencializar a cultura organizacional, formando equipes mais alinhadas e engajadas!

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