Independentemente do segmento de atuação, a produtividade é procurada e incentivada em todas as organizações para constantemente crescer nos negócios. Dessa forma, o gerenciamento ganha a produtividade como um dos focos, seja na gestão de projetos, processos ou pessoas.

Os colaboradores são um forte diferencial no desempenho das atividades e resultados obtidos, podendo ser positivo ou negativo. Um local saudável de trabalho tende a estimular um maior engajamento, comprometimento com as metas e, assim, uma produtividade constante.

No entanto, a construção desse ambiente e o incentivo a manter um bom desempenho é uma verdadeira missão para as empresas, um desafio que inclui a alta direção, gerência, RH e liderança. Confira 5 dicas para garantir a produtividade nas equipes!

Conheça a equipe

O primeiro ponto é que o líder, ou gestor, deve conhecer bem os colaboradores, afinal, cada um terá uma particularidade que pode aumentar ou diminuir a produtividade nas equipes, seja um problema pessoal ou alguma questão de adaptação. 

Conhecer cada um torna o relacionamento melhor, o que também melhora o clima. Dessa forma, fica mais fácil identificar necessidade de treinamento, competências técnicas e comportamentais que precisam ser trabalhadas e outras que podem ser mais aproveitadas em determinadas atividades.

Revise os processos com a equipe

Processos não podem ser engessados, conforme surgem novas necessidades de mercado na empresa, estes precisam se atualizar. Muitas vezes os resultados não são alcançados ou as atividades não são realizadas com eficiência porque o processo não atende mais àquela demanda. 

Manter a revisão deste documento em dia é essencial e incluir os colaboradores que o executam nesse momento pode ser muito vantajoso, pois abre para uma nova visão que conhece o dia a dia, além de fazer a equipe se sentir mais pertencente ao propósito da organização.

Garanta que exista alinhamento de objetivos

Toda empresa tem uma missão, visões e objetivos, que podem mudar em um determinado período. É fundamental manter uma equipe bem alinhada, garantindo que todos saibam e entendam os objetivos gerais da organização, evitando que o foco fique divergente.

A partir desse entendimento, os objetivos da equipe ficam mais coerentes, assim como os individuais. Com todos trabalhando em prol do mesmo foco, aumenta a sensação de participação e tende a aumentar o engajamento com as metas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Algo que desmotiva muito as pessoas a realizarem o trabalho da melhor forma é a desorganização, ter documentos e ferramentas dispersas, não ter bem definido um local de comunicação ou não ter certeza onde encontrar o que é necessário para realizar alguma atividade.

Atualmente existe uma variedade de softwares que são capazes de unificar em um sistema tudo que é necessário para a rotina de trabalho, os documentos, indicadores, quadro de projetos, base de conhecimentos, além de ter definido um ponto de comunicação central, que otimiza muito o dia a dia.

Mantenha uma cultura de feedbacks

É essencial que o líder tenha a prática de fornecer feedbacks para os integrantes da equipe de forma periódica, pois neste momento deve existir a segurança para corrigir erros, tirar dúvidas, destacar pontos positivos, criar de fato uma relação de confiança entre líder e liderado.

Através dessa conversa, o próprio funcionário terá autonomia de melhorar seu trabalho e amadurecer na carreira, visando a evolução. É uma maneira simples de mitigar riscos, aprimorar o desempenho, valorizar, além de auxiliar na criação de um ambiente saudável.

Cultivar a produtividade nas equipes e mantê-las engajadas é, com certeza, uma grande missão para as empresas. O ponto chave é entender que parte do clima organizacional boa parcela da motivação necessária. Conhecer os colaboradores, garantir uma boa comunicação e um bom alinhamento pode deixar o desafio mais alcançável!

(Visited 82 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.