A viagem de incentivo é uma forma de reconhecer o bom desempenho dos colaboradores de uma empresa. É diferente de uma viagem corporativa que se resume a compromissos institucionais. Ela é um benefício concedido a profissionais que se destacaram em algum quesito e uma forma de incentivar o comprometimento com a empresa e o trabalho em equipe.

Sua proposta é ir além das tradicionais bonificações e homenagens, proporcionando uma melhora no employee experience. Esse tipo de campanha promove uma competição saudável entre os colaboradores e tem o poder de aumentar significativamente o envolvimento das equipes.

É necessário destacar que, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, as viagens de incentivo deixaram de ser incorporadas nos esforços de engajamento da maioria das empresas. Os gestores, porém, devem ter em mente que, ao primeiro sinal de melhora, esse tipo de benefício será ainda mais valorizado pelos colaboradores.

Sendo assim, não podemos perdê-lo de vista, até por que as suas vantagens são notáveis. Confira as principais delas a seguir!

Experiências valem mais do que dinheiro

Uma das características mais importantes das novas gerações é o enorme valor atribuído às experiências. Enquanto os principais objetivos das pessoas no passado estavam relacionados a obtenção de bens e construção de patrimônio, os jovens da atualidade estão mais interessados em eventos, estilos de vida pouco usuais e, claro, viagens.

Isso não significa que funcionários mais velhos não se interessarão por uma viagem, mas que esse tipo de benefício tende a gerar maior apelo entre os representantes das novas gerações — especificamente os millennials (nascidos a partir da década de 1980) e a chamada geração Z (nascidos a partir de 1995).

Nesse cenário, ainda que exista a possibilidade de a empresa oferecer uma bonificação com custo equivalente, a percepção de valor atribuída à viagem de incentivo e seu impacto tendem a ser maiores.

Viagens promovem integração

Discutimos frequentemente no blog a importância de desenvolver um ambiente de trabalho integrado. O colaborador deve se sentir parte de um todo e compreender os resultados da empresa como resultado do esforço coletivo.

A campanha de promoção da viagem de incentivo por si só já é um exercício de integração e trabalho em equipe, uma vez que várias pessoas se dedicarão em prol de uma mesma conquista. Embora exista uma disputa em curso, o que prevale é o espírito esportivo, ou seja, saber desfrutar todos os benefícios envolvidos no processo e saber admitir uma eventual derrota.

Os integrantes do grupo vencedor também terão a oportunidade de se aproximar ainda mais ao compartilhar uma experiência fora do ambiente corporativo. Os demais, por sua vez, se inspirarão e aprenderão com os vencedores e certamente se esforçarão mais nas próximas campanhas.

Viagens promovem o crescimento profissional

Uma viagem não pode ser entendida apenas um puro lazer, embora esse também seja um atributo importante de um programa de incentivo — o colaborador não deve enxergar essa experiência como um compromisso empresarial. O fato é que ao conhecer novas regiões e culturas, o indivíduo muda sua percepção sobre o mundo e até sobre si mesmo. É uma forma de expandir seus horizontes e também uma prática de autoconhecimento.

No contexto empresarial, uma viagem pode trazer um verdadeiro frescor ao profissional, bem como inspirar atitudes e ideias que antes dessa experiência jamais viriam à tona. É uma transformação pessoal que tende a se refletir nas contribuições do colaborador para o negócio.

É um benefício personalizável

As empresas que decidem oferecer viagens de incentivo têm em mãos um enorme leque de oportunidades. Sendo a valorização do profissional um dos grandes objetivos dessa estratégia de gestão de pessoas, criar experiências personalizadas é algo capaz de motivar ainda mais o colaborador.

Além de escolher o destino que mais combina com o perfil da equipe beneficiada, é possível incluir ingressos para teatros, shows e passeios que atendem especialmente os seus interesses, aumentando ainda mais o valor percebido da viagem. Outra opção é dar autonomia aos colaboradores permitindo que eles escolham o destino ou as atrações que desejam. Naturalmente, essa possibilidade dependerá do plano de viagem e da viabilidade da empresa de turismo de conceder essa flexibilidade.

Treinamentos e eventos corporativos podem ser incluídos

Uma viagem de incentivo pode incluir treinamentos profissionais, cursos de idiomas, consultorias ou eventos corporativos, como congressos, feiras de tecnologia, bem como visitas às instalações ou à matriz da empresa. O importante é que todos esses compromissos sejam também objetos de desfrute do colaborador de modo que o propósito da viagem seja cumprido.

Os beneficiados também devem ter a liberdade de explorar a região e realizar atividades de sua preferência, portanto, não é interessante enviá-los com uma agenda muito cheia. Observe que essa é uma ótima forma de aumentar o envolvimento do profissional com o universo da empresa. Nesse sentido, as viagens de incentivo acabam contribuindo também para a retenção de talentos.

Viagens cabem no orçamento

Por fim, também devemos analisar o benefício sob a ótica da gestão, considerando especialmente as empresas que contam com orçamentos apertados. Planos de viagem podem ser negociados, além disso as agências costumam oferecer condições especiais para programas de incentivo de empresas.

Dependendo do segmento do negócio, parcerias também são viáveis. Se a sua empresa mantém ou pretende adotar campanhas contínuas ou sazonais com esse tipo de benefício, é interessante buscar preços e modos de pagamento mais vantajosos.

Vale destacar, porém, que a equipe beneficiada muitas vezes contribui, em certa medida, com os custos da viagem, uma vez que seu desempenho se reflete em lucros para a empresa. Independentemente do perfil da disputa, porém, é papel da organização reconhecer e recompensar seus funcionários, especialmente aqueles que geram mais resultados.

Os gestores de RH devem, portanto, promover esses incentivos como um elemento da jornada do colaborador. Uma conquista resultante da sua dedicação e seus esforços para com a organização que faz parte.

A viagem de incentivo, porém, é apenas uma parte do processo. O planejamento de uma campanha também deve prever o tipo de disputa, as regras e as estratégias que serão adotadas para promovê-la na empresa. É um enorme trabalho, mas que pode gerar grandes frutos para todas as partes.

Quer conferir mais uma dica para incentivar a sua equipe? Então saiba agora como fazer uma premiação para funcionários terceirizados!

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