De repente, você se encontra no seguinte cenário: ter de sair o menos possível de casa e ter que adaptar todas as atividades do trabalho para dentro do seu lar. O COVID-19 está impactando a vida de todos mundialmente. Fazer Home Office está sendo uma exigência e um cuidado para este momento de atenção coletiva e os pequenos negócios, que dependem do comércio ativo, estão tendo que se reinventar. Mas tudo isso é temporário e, enquanto isso, seus afazeres e responsabilidades continuam.
Inicialmente, o Home Office pode ser um desafio para as empresas, até porque muitas são novatas com esse modelo de trabalho, o que pode gerar preocupação. Porém, sabia que de acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela FlexJobs, 65% dos trabalhadores disseram ser mais produtivos trabalhando em casa?
Em outro estudo feito pela Universidade de Harvard em 2019, podemos perceber outras vantagens que podem, inclusive após esses tempos de quarentena, servir como novas práticas para as empresas. Deixar os colaboradores exercerem Home Office reduz custos administrativos, de contratação, e ainda podem aumentar a rentabilidade.
Mas, afinal, como fazer Home Office do jeito certo?
Quem acredita que Home Office é passar o dia todo de pijama, sentado no sofá e olhando de vez em quando para o seu computador, engana-se! Se no mundo de hoje ser virtual está cada vez mais presente no nosso dia a dia, com o trabalho não deve ser diferente. Por isso, precisamos de disciplina para que a situação em que estamos não vire um caos.
Aqui vão algumas dicas para que colaboradores e gestores possam ser o mais produtivos possível nesse momento e consigam adaptar suas funções profissionais a esse novo local da sua empresa: a própria casa.
- Não acorde cinco minutos antes do seu horário de trabalho! Tome um bom café da manhã, dê um tempo para você despertar e começar bem o dia.
- Procure um local que seja confortável, organizado e silencioso. Adapte-o para uma maneira em que você ache que fará com que sua produtividade renda mais.
- Crie a mesma rotina de trabalho que você tinha na sua empresa. Alinhe com o seu chefe quais são as suas tarefas, prazos e expectativas.
- Qualidade de vida também é importante. Cuide do seu bem-estar, alimente-se bem, e saiba quando é a hora de parar. Você sabia que, de acordo com uma editora de notícias digitais de Tóquio, tirar um cochilo de 15 a 20 minutos durante o seu horário de almoço pode ajudar seu dia a render muito mais?
- Condicionamento e foco são essenciais nesse momento. Se você tiver filhos, converse com eles e explique a situação. Não tenha distrações durante o seu período de tarefas profissionais.
Leia Mais: Os desafios familiares na gestão remota
Sabemos que o papel de um líder diante dessa situação é de extrema responsabilidade para que o negócio continue funcionando da melhor forma. Por isso, se você é gestor de uma equipe e quer manter a produtividade em alta com os funcionários trabalhando em casa, separamos algumas dicas para ajudar você a organizar o seu time e conseguir resultados ainda melhores nessas condições!
Como os gestores podem ajudar os times em casa
Confira as dicas para facilitar o home office dos seus colaboradores e a sua gestão remota:
- No começo do dia, faça uma ligação por vídeo com o seu time para deixar todos alinhados de suas tarefas. Essa deve ser uma conversa direta, ágil e, acima de tudo, útil.
- Use uma ferramenta de trabalho que promova uma clara comunicação entre a equipe. É importante que todos sintam-se próximos, mesmo a distância.
- O líder precisa estar presente em todos os locais para que os colaboradores tenham você como apoio.
- Controle a qualidade das entrega que o seu time está fazendo. Com isso, vai ajudá-los a ter responsabilidade e a entender que suas funções estão sendo exigidas.
Em uma conferência via web da StartSe, dois founders trazem boas expectativas em meio a essa crise. Segundo eles, a prática do Home Office começará a ser mais aceita no mercado, as empresas estarão mais flexíveis tendo em vista que muitos já estão adaptando-se bem a esse novo modelo. Haverá um grande impacto benéfico não só social, mas também econômico.
A China já é um exemplo disso. Ainda de acordo com os empresários, diversos locais chineses encontram-se muito maiores após a quarentena causada pelo COVID-19 do que antes.
Então, aqui vai mais uma dica da Swile: a chave para conseguirmos superar esse momento é coletividade. Tenham paciência, façam a sua parte e em breve o mundo estará saudável de novo. Mas, enquanto isso, a vida continua e nossa produtividade aumenta!
Quer saber como a Swile pode ajudar na gestão remota da sua empresa? Então entre em contato conosco clicando aqui!