A forma que as organizações remuneram os seus colaboradores também faz parte de uma estratégia de atração e retenção de talentos. Até certo tempo atrás, o salário fixo era praticamente o único modelo de pagamento aos profissionais, sendo um fator forte de retenção, no entanto o mercado atual passa por mudanças.
Assim como horários flexíveis, trabalho em modelo híbrido, home office e cultura do feedback têm sido mais valorizadas, a remuneração variável também ganha destaque. O engajamento dos funcionários está diretamente relacionado ao valor que eles colocam no que é oferecido pelos empregadores.
Além de questões financeiras, a gestão e a equipe de recursos humanos devem estar com o conceito de remuneração variável bem definido, para que o planejamento de aplicação deste tipo de remuneração gere os benefícios esperados. Vamos entender mais sobre o assunto!
O que é remuneração variável
Também conhecida como remuneração flexível, é um meio de reconhecimento e recompensa e, portanto, não deve ser confundida com salário. É uma forma de engajar os colaboradores através de bônus ou outras vantagens financeiras, independentemente do montante pago mensalmente.
A remuneração variável pode ser entendida como conjunto de benefícios que complementam o salário, pois não são valores fixos e são oferecidos de acordo com critérios estabelecidos pela empresa de desempenho dos funcionários, seja de forma individual ou em equipe.
Esse benefício pode ser composto por comissões, premiação de acordo com cumprimento de metas, bônus, entre outros exemplos que são definidos pela organização e comunicados aos colaboradores.
O que a legislação diz sobre a remuneração variável
No Brasil, a remuneração variável é regulamentada através da Constituição Federal, pelo artigo 7º que define direitos básicos e outros que visem melhorar a condição social dos trabalhadores urbanos e rurais.
Após a reforma trabalhista, ficou explícita a isenção da incorporação da remuneração variável para a base de encargos trabalhistas e previdenciários. O artigo 457, da Lei nº 13.467/2017, em seu parágrafo 2 menciona que:
“As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.”
Quais são as vantagens da remuneração variável
É essencial entender que, assim como as demais estratégias organizacionais, a implementação da remuneração variável deve contar com um planejamento para gerar os benefícios esperados, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.
O método de bonificação é uma forma de incentivar os funcionários, afinal, diversas vezes a remuneração varia de acordo com o alcance de metas ou desempenho do período. Por isso, o empregado tende a colocar mais empenho e dedicação nas atividades da rotina, além de se sentir valorizado.
Ademais, por fazer parte do dia a dia das equipes, o programa integra na cultura organizacional, tornando-a mais forte e auxiliando na definição de visão, missão e valores da empresa. Também pode ser visto como forma de atração e retenção de talentos, melhorando o employer branding no mercado.
Principais tipos de remuneração variável
Como mencionado, a remuneração variável pode ser composta de maneiras diversas, variando de acordo com o objetivo da estratégia organizacional ao implementar o método. Confira a seguir os três principais tipos utilizados nas empresas!
Participação nos lucros e resultados
Também conhecido como PLR, é um meio de remuneração variável utilizado mundialmente e, no Brasil, foi regulamentada pela Lei nº 10.101/2000. Através dessa estratégia, a empresa compartilha os lucros do período com toda a equipe, cada um recebendo um determinado porcentual.
Contudo, é importante que os critérios de definição de percentual estejam documentados e claros para os colaboradores. Além disso, o PLR não possui contribuições trabalhistas ou previdenciárias.
Comissão
O incentivo através da comissão é muito utilizado nos setores de venda de uma empresa, por ser um benefício conquistado pelo funcionário quando atingidas as metas pré definidas pela gerência.
O valor podendo variar para mais, ou para menos, de acordo com o resultado de cada colaborador, este tende a colocar mais empenho nas tarefas da rotina, consequentemente, gerando resultados maiores e melhores para o negócio.
Campanha de incentivo
Também conhecida como premiação, as campanhas de incentivo ocorrem em um período determinado, ou seja, com início e fim estabelecidos pela organização e informado aos colaboradores. É definido como endomarketing, por ter foco no público interno, os funcionários.
Se as equipes alcançam as metas e objetivos estipulados para o período da campanha, recebem um valor como recompensa pelo sucesso do trabalho. É comum de ser utilizada em datas comemorativas.
Invista em programas de valorização
Com um bom planejamento, determinando os objetivos da implantação da remuneração variável e os indicadores para acompanhar o progresso, a estratégia é promissora para as organizações. É uma forma de atrair bons talentos e reter os melhores profissionais.
Além disso, a remuneração variável é um meio de valorização constante dos colaboradores, estimulando a proatividade e engajamento com as tarefas e metas da empresa, o que eleva a qualidade dos resultados organizacionais.
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