Todos já ouviram que “tempo é dinheiro”, certo? Mas quando falamos de processos dentro de uma empresa, é preciso pensar além de um bom tempo de execução. Pense, por exemplo, no recrutamento de um candidato para preencher uma vaga de grande importância para a empresa. Não é uma tarefa fácil, especialmente se for executada com pressa.

A boa notícia é que é possível otimizar esse processo e gerar muitas vantagens para a organização, desde diminuição de gastos, até redução da taxa de turnover. Confira 3 dicas que separamos para você!

Identifique a melhor forma para recrutar

A equipe de RH precisa analisar a vaga que está à disposição e o perfil que está sendo procurado, dessa forma será possível optar por metodologias mais assertivas. Para isso é importante que exista comunicação com o líder do setor que está em busca de um novo colaborador, pois ele com certeza sabe quais competências são realmente necessárias para o cargo em questão.

Além disso, considere outras formas de recrutamento, por exemplo a indicação feita por outros funcionários e até mesmo um processo interno de seleção. Essa possibilidade de mudança interna de cargo é vantajosa pois é uma forma de engajar e valorizar o colaborador, e dispensa a fase de adaptação com clima e cultura organizacional.

Padronize o processo 

Apesar de cada vaga ter sua particularidade, o processo precisa manter um padrão, ou seja, as fases que os candidatos irão passar devem estar definidas e documentadas. Com uma boa pesquisa sobre os cargos e suas funções, o processo de seleção tende a ser eficiente e, quando já possui uma base pré estabelecida, torna-se otimizado.

No ponta a ponta, tenha a tecnologia como aliada. Atualmente existem softwares no mercado capazes de atuar desde a divulgação de vagas, comunicação e feedback, até a contratação de fato, o que pode agilizar bastante as etapas sem perder a qualidade das ações.

Anuncie a vaga de forma eficaz

O anúncio e divulgação das vagas abertas pode fazer total diferença no seu recrutamento. Contamos hoje com uma extensa opção de redes e sites para divulgar uma vaga, mas é necessário analisar aqueles que oferecem as ferramentas adequadas para seu processo, além de conferir se há coerência entre o perfil de colaborador procurado com o local que está sendo anunciado. 

Outro ponto importante é a transparência na descrição do cargo disponível e nas competências desejadas para aquela função, dessa forma o próprio candidato consegue fazer uma “pré triagem”. Se for permitido, também é relevante contar com informações sobre salário e benefícios, além de um resumo da cultura organizacional.

Otimize sua seleção

Contratar não é um trabalho fácil, envolve tempo, dedicação e muito estudo. No entanto, mantenha sempre na atenção pontos que podem ser mais eficientes, seja através de uma padronização ou da utilização de um software.

Unindo o que foi destacado e fazendo uma análise de processo existente, provavelmente os pontos de melhoria irão aparecer. Dar mais qualidade ao tempo aplicado durante as fases do recrutamento e seleção significa saber utilizar as competências da equipe de RH para um investimento geral na empresa.

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