A crise econômica gerada pelo Covid-19 trouxe grandes aprendizados principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs). Empresas que estavam mais preparadas, especialmente no que diz respeito à atuação digital, por exemplo, foram capazes de remodelar serviços ao cliente de forma online, inovando seus modelos de negócios.
Mesmo que o choque tenha sido sério, algumas PMEs sobreviveram e até prosperaram. Um exemplo disso é a Conquer, cliente da Swile. A escola, que antes tinha como foco cursos presenciais, precisou se reinventar e conseguiu dobrar seu quadro de funcionários em meio a um cenário difícil.
Ana Paula, do departamento de RH da Conquer, contou um pouco mais sobre esse case de sucesso que pode servir de inspiração para sua empresa em um momento desafiador.
“Em março de 2020, devido à pandemia, a empresa precisou se adaptar em modo home office. Foi um período difícil com muitas mudanças internas com muitas incertezas.
Tivemos de nos adaptar também no formato de aula, que até então era de forma presencial, com salas temáticas, no qual tínhamos como intuito que o aluno tivesse uma experiência única.“
Aceleração digital no momento de crise
Foi aí que a escola teve a grande ideia de disponibilizar um curso gratuito sobre inteligência emocional para que as pessoas conhecessem a Conquer. Ana Paula conta o resultado dessa ação:
“Toda equipe teve um trabalho árduo para digitalizar o curso, que antes era presencial. Não havia pessoas na área de tech, e sequer tínhamos estrutura para isso. Com muito esforço, conseguimos! O curso foi lançado e houve mais de 1 milhão de inscrições. Diversas oportunidades foram abertas e muitos profissionais foram contratados.
A Conquer adaptou as aulas em formato online, disponibilizamos o curso de Inteligência Emocional, que foi um sucesso. Conseguimos ser conhecidos com o curso disponibilizado e assim as vendas aumentaram com a proposta de outros cursos da Conquer.”
Melhoria no quadro de benefícios dos colaboradores
Segundo Ana Paula, foi muito gratificante poder recontratar todos colaboradores, mas algo fez ainda mais diferença para manter a produtividade da equipe em meio a um cenário de crise: a melhoria no quadro de benefícios.
Após as recontratações, a Conquer ofereceu ainda mais benefícios do que tinham antes. Passaram a oferecer planos de saúde e os benefícios flexíveis da Vee, o que trouxe ainda mais satisfação para todos colaboradores e melhoria do employee experience.
A Conquer é um grande exemplo de empresas que prosperaram durante a crise. Com a reinvenção dos seus produtos e uma reestruturação do modelo de negócio, conseguiu superar um momento difícil.
Crises estão sempre sujeitas a acontecer, por isso toda empresa e departamento de RH deve estar munido para situações como essa. Ter visão do negócio, planos de ação, e um mindset digital fazem parte desse processo.
Se a sua empresa ainda não começou a dar os primeiros passos, saiba que agora é o momento ideal para as SMBs identificarem as áreas onde a tecnologia digital pode impulsionar ainda mais seus negócios.
Além disso, manter os níveis de energia e motivação entre as os colaboradores é uma lição para ser levada a todo momento. Manter as apaixonadas pelo negócio e seus valores requer atenção, e como no caso da Conquer, adotar benefícios flexíveis é uma medida para manter o bem-estar da equipe, mesmo em tempos difíceis.