Benefícios flexíveis: o impacto do estresse

Que o estresse impacta a vida pessoal de milhares de colaboradores ao redor do Brasil e do mundo, isso todo mundo já sabe. Até que ponto isso pode prejudicar a vida profissional e pessoal do funcionário? Segundo uma pesquisa feita pela Onze, na qual entrevistaram mais de 1.500 pelo país,  71% dos brasileiros têm o dinheiro como principal preocupação, seguido por saúde (62%), família (58%) e trabalho (57%). Veja mais detalhes dessa pesquisa e entenda por que os benefícios flexíveis podem ajudar o colaborador.

Como o estresse impacta o dia a dia corporativo

O acúmulo de estresse gerado pelas preocupações afeta o dia a dia do colaborador até mesmo no ambiente de trabalho. De acordo com a pesquisa feita pela Onze, brasileiros que apresentam preocupações financeiras têm o dobro de chance de tirar algum tempo do seu momento de trabalho para tentar resolver problemas pessoais.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 35% também têm chances de perder o foco em suas atividades diárias devido às preocupações externas. Também é possível citar algumas dificuldades relacionadas ao trabalho e à vida no ambiente em que o colaborador se encontra.

Baixa produtividade: Quando o colaborador se depara com alto nível de estresse, a baixa produtividade ocorre com mais frequência e dura mais tempo. Além disso, segundo a pesquisa, 125% têm mais chances de perder o sono pensando em suas preocupações financeiras, o que colabora mais ainda para a baixa produtividade e pode afetar negativamente a frequência.

Ausências frequentes: Normalmente, por não ter motivação para trabalhar, o colaborador pode passar a faltar com mais frequência.

Aumento nos erros: é humano cometer erros. Em situações muito estressantes, no entanto, é comum cometermos mais erros.

Isolamento social: 120% dos colaboradores estressados são mais propensos a ficar mal humorados e impacientes com os colegas de trabalho.

Como os benefícios flexíveis podem impactar de forma positiva

O portal Glassdoor apontou em uma pesquisa que 60% das pessoas acreditam que o benefício é um fator indispensável na hora de receber uma oferta de trabalho. 

Como a Swile pode ajudar na experiência dos funcionários da sua empresa? A resposta é bem  simples: forneça o pacote de benefícios mais flexível do mercado.

Com a solução unificada da Swile, seus colaboradores podem aproveitar de forma livre, flexível e autônoma o saldo de benefícios nas seguintes categorias: vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, auxílio home-office, educação e saúde a custo zero para as empresas.

Com flexibilidade para usar os benefícios, o colaborador pode usar o seu dinheiro da forma que achar melhor. Vale ressaltar que a Swile cumpre todas as legislações trabalhistas e é regulamentada pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Na prática, se aquele dinheiro for mais necessário para fazer as compras do mês, por exemplo, ele não precisa mais tirar do seu salário, mas sim dos seus benefícios. Com o auxílio home-office, por sua vez, é possível pagar contas de luz e internet.

Desta forma, os benefícios compõem, de forma mais estratégica, o salário do seu colaborador. Como consequência, isso pode ajudar a aliviar o estresse financeiro no dia a dia. 


Além disso, no pacote premium da Swile, é possível oferecer a todos os colaboradores do time condições especiais a plataformas como ZenKlub, que auxilia nos cuidados com a saúde emocional, Total Pass, que ajuda nos cuidados com a saúde física. 

Os principais problemas de saúde do dia a dia

Vejamos alguns problemas de saúde causados que o estresse no trabalho pode causar::

Dor de cabeça

Pressão alta

Diminuição da imunidade

Batimento cardíaco rápido (taquicardia)

Problemas respiratórios

Dor de estômago / gastrite

No entanto, essas disfunções não se limitam ao nível fisiológico. O significado do trabalho e a relação entre as pessoas também podem ser afetados. Segundo a Onze, brasileiros com preocupações financeiras têm 3 vezes mais chances de desentender-se com os parceiros. Somando a isso, 72% a mais ficam mal-humorados com a família e amigos.

Zero qualidade de vida, não é mesmo?

Aposentadoria: uma nova preocupação

De acordo com a Onze, 70% das pessoas entrevistadas concordam com a seguinte frase: “A reforma da Previdência reduziu as chances de eu me aposentar”.Número expressivo, não é mesmo?

Novamente, os benefícios flexíveis podem ajudar no planejamento financeiro do colaborador. Com mais liberdade nos seus gastos, torna-se mais viável poupar o seu salário para pensar numa aposentadoria privada, por exemplo.

Fica, então, a lição: um bom employee experience, com um bom pacote de benefícios flexíveis, são seus aliados na busca por oferecer as melhores condições de trabalho para o seu colaborador.

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.