Great Places to Work de 2020

O que as empresas mais queridas por seus colaboradores têm em comum? Essa é uma das principais perguntas que, a Great Places to Work (GPTW) procura responder. O projeto iniciado pelo escritor e conferencista Robert Levering reúne as marcas mais bem avaliadas por colaboradores de diversos países, inclusive o Brasil.

Hoje, o GPTW é mais do que um prêmio, é um movimento no qual o objetivo é inspirar gestores a investirem melhor em suas equipes e abraçarem iniciativas relevantes como diversidade, respeito, cuidado, liberdade e flexibilidade.

O braço brasileiro da organização lança anualmente o ranking d’As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e, em 2020, celebrou a sua 24ª edição em um evento online com mais de 7 mil expectadores.

Neste artigo, trazemos as 7 grandes empresas mais bem avaliadas do país e suas ações de maior destaque para você conhecer e se inspirar. Continue conosco para conferir!

1. Caterpillar

A Caterpillar é uma das maiores fabricante de máquinas e veículos pesados do mundo e figura pela terceira vez consecutiva no primeiro lugar geral do ranking do Great Places to Work.

Entre as ações de destaque promovidas pela empresa e que contribuíram para a sua vitória, destaca-se a flexibilidade das rotinas de trabalho. Antes mesmo das políticas de isolamento social criadas diante da pandemia de COVID-19, a organização já oferecia horários flexíveis para colaboradores de áreas administrativas e, também, cargos em home office.

Entre os principais benefícios oferecidos aos seus colaboradores, podemos citar:

  • programas de treinamento e promoção;
  • subsídios para cursos de idiomas e pós-graduação;
  • apoio médico gratuito para funcionários e colaboradores portadores de doenças crônicas;
  • incentivo a participação em ações de voluntariado.

Uma iniciativa que merece destaque é o “Café com o Presidente”, um evento que qualquer funcionário tem a oportunidade de participar e fazer perguntas diretamente ao dirigente.

Especialmente em negócios de grande porte, o distanciamento entre funcionários e gerência é um desafio para a gestão de RH, no entanto, ações simples como essa podem gerar resultados surpreendentes.

2. Magazine Luiza

Entre os grandes varejistas, o Magazine Luiza saiu na frente, garantindo o segundo lugar no ranking geral, duas posições a frente do seu resultado no ano anterior. Atualmente, a empresa passa por uma enorme expansão, que promete aproximá-la de gigantes globais como Amazon e Alibaba.

Em relação às ações internas promovidas pela companhia, temos:

  • extensão da licença maternidade para seis meses e da licença paternidade para 20 dias;
  • planos de carreira muito bem estruturados;
  • plataforma de treinamento online;
  • estratégias de recrutamento pautadas em diversidade e igualdade de gênero.

Uma das iniciativas de maior repercussão na empresa em 2020 foi o lançamento do seu programa de trainee exclusivo para pessoas autodeclaradas negras. Em meio a polêmicas ― com direito à abertura de processos na justiça ― a organização se manteve sólida e provou estar de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial.

Esse posicionamento vai de encontro a um problema estrutural no mercado de trabalho brasileiro que precisa ser discutido e enfrentado pela gestão de pessoas. Iniciativas corajosas, como a do Magazine Luiza, deixam claro que ainda há muito a ser discutido e realizado em relação à igualdade e à diversidade dentro das empresas, e é papel dos gestores orientar os negócios nesse sentido.

3. Dell Technologies

A Dell Technologies, uma das mais tradicionais multinacionais de tecnologia da informação, também avançou no ranking do Great Places to Work. De 4° lugar, em 2019, agora é a terceira melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Alguns dos atributos que contribuem para a satisfação dos seus colaboradores são:

  • rotina flexível;
  • diversidade no ambiente de trabalho;
  • programas de desenvolvimento profissional;
  • iniciativas que prezam pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Um dos seus programas de maior sucesso é o Connected Workplace, uma iniciativa que permite que os colaboradores escolham o modelo de trabalho que melhor atende às suas necessidades. A ideia do projeto, que estreou no Brasil em 2011, é fazer com que as pessoas foquem mais na geração de resultados e menos no local ou horário de trabalho.

Como você vê, a valorização da flexibilidade é notável entre os profissionais da atualidade, inclusive entre os mais velhos. Os gestores de RH devem ficar atentos a essa tendência e investirem em serviços e iniciativas que confiram mais autonomia aos colaboradores.

4. Tokio Marine Seguradora

Em 4° lugar ficou a Tokio Marine, empresa fundada no Japão com ampla operação no Brasil. Atualmente, é a marca mais bem avaliada pelos profissionais que atuam no setor.

Desde o seu surgimento, a companhia investe em uma política de crescimento conjunto, isto é, negócio e colaboradores se desenvolvendo lado a lado. Na prática, isso é trabalhado com:

  • programas de capacitação profissional;
  • planos de carreira com promoções e incentivos baseados em mérito;
  • cargos com participação nos lucros.

A gestão de pessoas da companhia também se destaca por seu comprometimento com a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares. Há mais de 5 anos, atua com o Programa BemEstar, uma iniciativa que oferece apoio em cinco frentes: família, finanças, saúde, cultura e solidariedade.

Entre os serviços disponibilizados pelo projeto há ações educacionais, pacotes de benefícios e assessoria gratuita por telefone para suporte e dúvidas relacionadas a saúde, direito, contabilidade, investimentos e até organização de eventos.

5. SAP Labs Latin America

A SAP é mais uma representante do setor de tecnologia da informação presente no ranking das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2020. Entre as principais pautas da empresa, a sustentabilidade tem um papel de destaque, o que se reflete em suas instalações inovadoras.

Alguns dos pontos trabalhados pela empresa são:

  • licença maternidade de 6 meses;
  • carga horária mensal de 200 horas (2 dias a menos de trabalho por mês);
  • espaços de integração, lazer e descanso;
  • programas de treinamento e qualificação.

A SAP também investe em políticas de apoio a diversidade e inclusão e tem uma cultura corporativa muito apreciada por seus colaboradores. Outro ponto que merece destaque é a oferta de benefícios flexíveis, o que permite que cada funcionário os adapte de acordo com o seu momento de vida e suas necessidades particulares.

6. MARS Brasil

A gigante do setor de alimentos por trás de marcas famosas, como M&M’s, Snickers, Pedigree e Masterfoods, é a 6ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Nos últimos anos, a companhia tem investido fortemente em políticas internas focadas na:

  • inclusão de pessoas;
  • igualdade racial;
  • empoderamento feminino;
  • diversidade étnica e sexual.

Além de se posicionar solidamente em discussões sociais relevantes, há também um grande incentivo ao desenvolvimento ético dos profissionais.

Entre as ações mais bem avaliadas pelos colaboradores em plataformas de recrutamento e seleção, destacam-se o salário semanal, horários e rotinas flexíveis, expedientes reduzidos nas sextas-feiras, escritórios pet friendly, áreas de entretenimento e bolsas de estudo em cursos de idioma, graduação, pós-graduação e programas de coaching.

7. Laboratório Sabin de Análises Clínicas S.A.

O Grupo Sabin é um dos empreendimentos mais bem-sucedidos do seu setor. A marca já está há 13 anos na ranking do GPTW e chama atenção pela satisfação dos seus colaboradores com a missão da empresa: 95% dos entrevistados na pesquisa dizem sentir orgulho do que fazem.

A gestão de pessoas é muito focada no desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários e tem como principais benefícios:

  • bolsas de estudo para ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado;
  • participação nos lucros;
  • auxílio casamento, enxoval e babá;
  • programas de financiamento de carros e imóveis.

Além disso, os gestores trabalham ativamente para construir um ambiente de trabalho justo com oportunidades para todos. Além da atuação de um comitê dedicado a ações de diversidade, pesquisas de satisfação são feitas anualmente para identificar problemas e pontos de melhoria.

Estudar o mercado e as empresas é fundamental para se inspirar a aprimorar suas estratégias. Neste artigo, você conferiu algumas ações que contribuíram para o sucesso das 7 primeiras colocadas no ranking das grandes empresas do Great Places to Work em 2020. Agora é hora de discutir essas ideias e, quem sabe, colocá-las em prática na sua organização.

Gostaria de receber novos conteúdos para auxiliar e inovar a sua gestão de RH? Então, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade do blog!

(Visited 59 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.