Com o início da pandemia do novo coronavírus, a flexibilidade no trabalho tornou-se cada vez mais alvo de desejo dos colaboradores e diferencial para as empresas que os oferecem. Mas como fazer isso? E qual é a importância disso para o colaborador?
Quando se fala em flexibilidade, muitas pessoas pensam logo em ‘horários flexíveis’. No entanto, existem outras formas de ter uma cultura flexível para melhorar o employee experience do seu time.
São todas as práticas que vamos descobrir no artigo abaixo!
Local de trabalho flexível: o que é?
Escolher onde trabalhar é uma forma de poder se adaptar a mudanças pessoais. Ao mesmo tempo, no entanto, também pode prejudicar na integração do time. Como fazer isso?
Em um local de trabalho flexível , as necessidades do colaborador e do empregador podem ser atendidas. A flexibilidade no trabalho é frequentemente usada como uma ferramenta para reter e envolver os funcionários. Também pode ajudar uma organização a alcançar seus objetivos graças à melhoria da produtividade, desde que a gestão esteja preparada para isso.
Veja como o “anywhere office”, que permite o trabalhador estar onde quiser, pode ajudar a sua equipe:
- Redução nos níveis de estresse.
- Mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- Aumento da motivação, pois um colaborador com bem-estar elevado cumpre melhor as tarefas do dia a dia
Quando se trata de atrair os melhores talentos, hoje em dia, muitos empregadores já estão voltando seus olhos para a flexibilidade no trabalho.
Um equilíbrio sólido entre vida profissional e pessoal é necessário tanto para empregadores quanto para funcionários. É necessário um entendimento de quando a presença no escritório é necessária e saber fazer uma boa gestão remota, para que esse modelo funcione.
Como empregador, você está contratando seres humanos, não robôs. Isso significa que o envolvimento dos funcionários deve ser uma prioridade ao recrutar candidatos e avaliar a felicidade geral de seus funcionários atuais. As empresas que não desejam ser flexíveis provavelmente perderão na disputa por talentos.
Horário de trabalho flexível
Um estudo da ManpowerGroup Solutions revelou que quase 40% dos candidatos a empregos em todo o mundo disseram que a flexibilidade do cronograma é um dos três principais fatores nas decisões de carreira.
“A flexibilidade do local de trabalho como política de gestão de talentos não é mais uma opção; é uma prática essencial que permite às organizações atrair e desenvolver talentos qualificados”, escreveram os autores do estudo.
É importante que os empregadores entendam que a flexibilidade do local de trabalho é mais do que dar aos funcionários horários que melhor atendam às suas necessidades ou permitir que trabalhem em casa em determinados dias. Os autores do estudo disseram que a flexibilidade abrange um amplo espectro de arranjos de trabalho, incluindo o seguinte:
- Horários de chegada e partida flexíveis
- Trabalho em tempo integral home office ou independência de localização
- Escolha e controle em turnos de trabalho
- Trabalho em tempo parcial home office
- Oportunidade de licenças sabáticas ou interrupções na carreira programadas
Benefícios flexíveis: uma nova tendência para oferecer
Não é só por local e horários flexíveis que os trabalhadores pedem. Você também pode oferecer a eles benefícios flexíveis, uma das grandes tendências do momento do RH.
Ser flexível é respeitar as individualidades do colaborador. Qual benefício oferecer dentro desse contexto?
A resposta certa para essa pergunta é: depende. Os colaboradores possuem necessidades diferentes e, portanto, a demanda por benefícios é diferente. Por isso, a melhor opção é oferecer liberdade para ele escolher.
Com a Swile, por exemplo, é possível oferecer, numa mesma solução, vale refeição, vale alimentação, vale cultura, auxílios home-office, mobilidade, saúde e, até mesmo, premiações e bônus.
É importante reforçar que a solução da Swile segue a legislação e cumpre com as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Cultura flexível e funcionários flexíveis
Uma cultura flexível pode ajudar a criar um comportamento de funcionários flexíveis na sua empresa.
Colaboradores com esse estilo tendem a conseguir realizar tarefas mais diversas, mesmo que precisem assumir mais responsabilidades ou sair da zona de conforto para isso.
Não confunda “funcionários flexíveis” com uma bagunça de escopos, em que pessoas se sobrecarregam com demandas que não deveriam ser suas. No entanto, veja como você pode transmitir a cultura da sua empresa para os colaboradores, de forma que isso ajude numa formação de estilo de trabalho que exige muita confiança na relação entre as duas partes.