Empresas ao redor do mundo já se atentaram a como a satisfação dos clientes internos é importante para o bom desempenho do negócio. Ou seja, o bem-estar dos colaboradores é essencial para que uma empresa tenha longevidade e bons resultados.

Afinal, mesmo na era da tecnologia, as habilidades e competências dos colaboradores são indispensáveis para a rotina de tarefas de uma organização. Logo, os empregadores, com auxílio do RH e da liderança, devem garantir a satisfação das pessoas que atuam na empresa.

O bem-estar dos colaboradores está relacionado à experiência que eles têm ao longo da jornada e influenciam em fatores como produtividade, engajamento, retenção de talentos, entre outros. Uma forma de proporcionar satisfação, é através do ambiente colaborativo, vamos entender melhor sobre o assunto?

O que é a colaboração no ambiente de trabalho?

Para iniciar, é importante entender o que é, de fato, a colaboração no ambiente de trabalho. Em um primeiro momento, pode parecer um simples conceito, mas é a base para um trabalho em equipe eficaz, além de influenciar no engajamento individual.

De maneira geral, a colaboração é o ato de realizar tarefas em equipe, seja para finalizar um projeto, buscar novas ideias ou identificar melhorias. É uma estratégia que age na sinergia existente entre os colaboradores e impulsiona o trabalho de forma coletiva.

Uma colaboração eficaz torna o clima organizacional positivo, estimulando que cada profissional traga o melhor com um objetivo comum. O sentimento de pertencimento também aumenta e, consequentemente, a produtividade e engajamento. A tendência é que, com uma boa colaboração, existam maiores índices de satisfação e bem-estar.

O que é um espaço de trabalho colaborativo

Também conhecido como coworking ou escritórios compartilhados, o espaço de trabalho colaborativo é um ambiente que possibilita a reunião de diversos profissionais distintos para realizarem tarefas juntos, trocar experiências, compartilhar ideias, entre outros.

Atualmente, existem empresas especializadas em fornecer essas estações, seja de forma física ou virtual. As opções são variadas e podem ser aplicadas de acordo com as demandas de cada organização, sendo escritórios simples ou premiums, compartilhados ou privatizados, esporádicos ou frequentes, ou seja, é uma estratégica que pode ser utilizada por qualquer empresa, independentemente de seu porte.

As vantagens de um ambiente colaborativo de trabalho

Os espaços de trabalho colaborativos, como mencionado, são adaptáveis para diferentes tipos e portes de empresas. As vantagens de optar por este tipo de ambiente também são múltiplas, como possibilidade de personalização, aumento da produtividade, entre tantos outros. Confira em detalhes alguns desses benefícios!


Fomento à criatividade

Por serem espaços que permitem a troca de experiência diversa, ou seja, não apenas entre a mesma equipe de trabalho, é natural que os colaboradores passem a ampliar os conhecimentos e, assim, tenham a criatividade estimulada.

O fato de sair do ambiente padrão das atividades também traz novas ideias e inspiram a busca por inovação. O contato com a diversidade é vantajoso para conseguir formular novas soluções, caminhos e enxergar melhorias.

Acolhimento dos colaboradores à distância

O trabalho remoto continuará sendo uma realidade em diversas empresas, afinal, muitos adotaram o modelo home office como algo permanente para determinados cargos e, às vezes, até equipes inteiras.

Porém, um problema enfrentado por diversas organizações foi quanto a inclusão dos colaboradores que estão trabalhando à distância. Neste quesito, a utilização de espaços colaborativos virtuais pode trazer a sensação de acolhimento e pertencimento à equipe, mesmo sem a presença física.

Otimização constante de produtos e serviços

Devido a maior troca de experiência e envolvimento de profissionais com competências variadas em um determinado projeto, os produtos e serviços são otimizados de forma constante. Primeiro, por terem mais insights com o estímulo à criatividade.

E, em segundo lugar, porque o trabalho em equipe gera maior engajamento dos colaboradores, que se sentem pertencentes àquele grupo e, consequentemente, aos objetivos. Dessa forma, eles tendem a buscar por melhorias de forma natural, por estarem mais envolvidos com o processo e as respectivas metas.

Como o espaço colaborativo aprimora a experiência do colaborador

Ter ambientes de trabalho colaborativos favorecem a empresa como um todo. Mas, como citado no início, a experiência do colaborador tem grande impacto na longevidade do negócio e em seus bons resultados. O bem-estar dos profissionais é essencial!

A experiência de um colaborador ao longo da sua jornada em uma organização é formada por um complexo de fatores e, cada empresa, terá uma estratégia de acordo com sua cultura e rotina. Mas, investir em ambientes colaborativos é uma excelente opção e vamos ver algumas maneiras como os espaços podem ajudar:

Melhora da socialização

Os relacionamentos no trabalho influenciam diretamente no clima organizacional, portanto é um fator fundamental para a experiência dos colaboradores. Dessa forma, quanto melhor trabalhada as conexões, maiores são as chances de se formarem vínculos reais.

As amizades no trabalho ajudam a aliviar o estresse da rotina, ter mais energia para desempenhar as atividades, melhora a comunicação entre processos e torna o ambiente mais harmonioso. Os espaços colaborativos são excelentes para promover a socialização. 

Amplia o acesso ao conhecimento 

Os ambientes de colaboração podem ser físicos ou virtuais e, dessa forma, a interação entre setores distintos e diferentes níveis gerenciais otimiza a troca de experiências, assim como o compartilhamento de dados e informações.

Além disso, a burocracia de necessitar agendar um momento específico para determinada discussão diminui. Dessa forma, o caminho para a solução fica mais ágil, proporcionando aprendizado contínuo, o que tende a estimular os colaboradores e melhorar suas experiências.

Crescimento da produtividade das equipes

As estações colaborativas ajudam a superar desafios relacionados à cooperação, comunicação e engajamento, afinal, a interação entre os colaboradores torna-se mais natural, além de eliminar barreiras como a distância por poderem ser virtuais ou físicos.

Cria-se um ambiente específico para que todos possam expor ideias, escutar diferentes visões e, juntos, trabalharem em uma solução mais eficiente. Portanto, projetos e tarefas, embora permaneçam desafiadores, se tornam alcançáveis e a evolução, constante.  

A colaboração e a experiência dos profissionais

Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair e reter talentos é essencial. Além disso, garantir que os produtos e serviços estejam em constante inovação é importante para se destacar da concorrência. 

A boa experiência do colaborador, visando satisfação e bem-estar, é uma estratégia com foco nos maiores impulsionadores de um negócio: os próprios profissionais. Investir em um espaço colaborativo é garantir um bom clima organizacional através da vivência e, consequentemente, maior engajamento e produtividade para a empresa como um todo.

Para auxiliar, temos um infográfico completo detalhando a relação dos benefícios corporativos com o employer branding. Clique aqui para acessá-lo!

(Visited 81 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.