Atualmente, o endomarketing é um dos principais fatores de atração na relação colaborador-empresa. Antes de conquistar o consumidor final, uma boa marca empregadora deve conquistar o próprio funcionário. Para isso, uma série de ações podem ser empregadas.
Tais campanhas têm a força de fomentar a ideia de “lugar ideal” para se trabalhar, o que é fundamental não apenas para a retenção de colaboradores, mas também para a atração de novos talentos. Com um índice de turnover mais baixo e equipes mais motivadas, a empresa tem meio caminho andado par alcançar o sucesso comercial.
Quer saber mais? Neste post, vamos nos aprofundar no conceito de endomarketing e nos efeitos que ele tem na empresa. Continue lendo!
O que é Endomarketing?
O endomarketing consiste em ações de marketing institucionais internas, numa parceria entre o próprio departamento de marketing e o departamento de recursos humanos, com a finalidade de encantar os atuais e/ou futuros colaboradores de uma empresa, aumentando o seu valor dentro do mercado.
O RH deve estudar as necessidades dos seus funcionários, analisando problemas e transformando-os em atividades para a melhora do trabalho ou do ambiente. O objetivo é aumentar a interação e criar nas pessoas a sensação de que realmente são valiosas para a empresa.
Dentro de um hotel, por exemplo, a falta da comunicação e de reconhecimento pode gerar um atendimento abaixo da média, levando ao hóspede o contrário da sensação de hospitalidade. No entanto, pequenas ações motivadoras podem fazer o colaborador superar as expectativas de atendimento.
Por que eu devo investir em ações internas?
Já é mais do que comprovado que as ações de endomarketing afetam direta e positivamente os resultados comerciais da empresa. Isso é importante: não se trata de algo benéfico apenas ao RH, mas ao negócio como um todo.
Até pequenas apresentações podem fazer com que o funcionário passe a ter uma imagem diferente de onde trabalha e comece a enxergar a empresa de uma forma mais próxima, humana e conectada ao seu bem-estar dele.
A Toyota, em 2016, ultrapassou a Chevrolet em quantidade de veículos produzidos, valor de mercado e lucro, assumindo a liderança no seu segmento de mercado.
Um dos motivos para esses resultados foi o crescimento nos índices de engajamento e motivação de seus funcionários. A partir do momento em que assinam o contrato de trabalho, todos os colaboradores passam por um treinamento de quase 5 meses de duração onde aprendem a cultura de serviços, missão e valores da montadora japonesa.
Durante mais dois meses, todos conhecem os centros de produção em busca de entender as necessidades dos clientes e até as deles mesmos. Ao fim do processo, formam-se verdadeiros embaixadores da marca.
O lema da Toyota é: “Antes de construirmos carros, nós construímos pessoas”. Por que não seguir este exemplo?
Vale a pena investir em estratégias de endomarketing como benefícios para o colaborador, plano de carreira, treinamentos e workshops. Essas são só algumas das várias ações que podem renovar o olhar trazendo a satisfação daquele que trabalha em prol da empresa. Todo investimento na sua equipe, é um avanço e traz a certeza de acreditar naqueles que incentivam o crescimento pessoal e da equipe como um todo.
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