Um dos assuntos mais quentes em 2022 é a retomada de atividades presenciais. No entanto, no mundo corporativo, nem tudo vai funcionar assim. Muitas empresas perceberam que é possível trabalhar de forma remota, seja de forma integral ou parcial, assim, muitas equipes continuarão suas atividades à distância, e isso inclui a liderança. 

Uma pesquisa feita pela ISE Busniess School identificou que 80% dos gestores aprovam a forma remota de trabalho, o que abre possibilidades não apenas para a adaptação de líderes que ainda estão se habituando ao home-office, mas também para contratações sem restrições territoriais. 

Naturalmente, essa modalidade ainda gera muitos desafios, especialmente para o RH. Bora conhecê-los e discutir algumas boas práticas fundamentais? Siga lendo!

Os desafios da liderança remota

Ainda que boa parte dos gestores tenham se mostrado positivos quanto à forma remota de liderança, outra pesquisa, feita pela Harvard Business Review, aponta que 40% dos supervisores e gerentes ainda não se sentem confiantes em sua capacidade de liderar à distância. Mas por quê?

Bem,para começar, a comunicação pode se tornar mais difícil, pois com as expressões corporais limitadas fica mais difícil transmitir a mensagem desejada. Além disso, adaptar a equipe às novas ferramentas também é um processo que requer muita atenção. É crucial garantir que as equipes saibam como utilizá-las e onde encontrar tudo o que é necessário para a rotina de trabalho.

É aí que a capacidade de liderança entra em cena. Um bom líder deve conseguir balancear os prós e contras do trabalho remoto e promover um ambiente de trabalho positivo, que incentive a produtividade. Além disso, é papel da liderança encontrar soluções para possíveis imprevistos, o que requer certas soft skills específicas. 

Habilidades necessárias e boas práticas

Antes de tudo, é preciso compreender que, mesmo sem o contato e proximidade provenientes do trabalho pessoal, ainda é fundamental enxergar os colaboradores como únicos. No trabalho remoto, o líder precisa traçar estratégias para manter o eNPS lá em cima, o que passa pela valorização do colaborador. 

Em uma equipe diversa, é justo imaginar que cada membro precisará de apoios e incentivos diferentes. Aí entra a sensibilidade da liderança, que deve trabalhar para gerar uma experiência de qualidade aos colaboradores. Esse é o primeiro passo para o sucesso de qualquer gestão. 

Não por acaso, a comunicação é ponto chave para um bom trabalho remoto. E isso não se resume à clareza nas mensagens passadas – é necessário testar diferentes canais e encontrar aqueles que melhor atendem às especificidades dos colaboradores. No entanto, não pode haver dúvidas sobre quando e como cada canal deve ser utilizado. 

Por exemplo, se a melhor forma de resolver um determinado assunto for por chamada de vídeo, tudo bem, desde que os combinados sejam registrados e estejam disponíveis para todos os participantes, evitando a perda de informações importantes

Não apenas os combinados devem estar disponíveis, mas também todo material que pode ser necessário na rotina de trabalho: processos, manuais, quadros de atividades, entre outros. A tecnologia pode proporcionar diversas ferramentas de auxílio, mas toda a equipe deve estar ciente de onde encontrar o que é necessário, além de saber utilizar cada ferramenta, o que contribui para a autonomia dos funcionários. 

Oriente mais e gerencie menos

Com canais de comunicação bem alinhados e uma equipe bem treinada quanto às ferramentas de trabalho, a tendência é que a liderança passe a confiar mais nos colaboradores e deixe-os mais à vontade para gerir as próprias entregas. 

Quando isso acontece, a confiança flui como uma via de mão dupla, onde os supervisores podem flexibilizar o trabalho e o time pode contar com maior tranquilidade para buscar orientação.

A liderança remota está em evidência não apenas do Brasil, mas no mundo todo. Não há dúvidas de que se trata de um tema em contínuo desenvolvimento, afinal, o próprio ato de liderar envolve desafios diários. Porém, uma boa gestão à distância forma uma equipe sólida e preparada, refletindo em resultados internos, externos e podendo até gerar um diferencial competitivo. 

E aí, seu RH está pronto para lidar com os desafios desse novo cenário? Para ajudar, a Swile preparou um pack com três conteúdos ricos. Baixe gratuitamente!

(Visited 332 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.