O mundo do trabalho está em constante transformação e há uma nova tendência que está ganhando força: a creator economy ou economia dos criadores de conteúdo. Essa nova realidade está levando as empresas a repensarem suas estratégias para atrair e envolver talentos. E é aí que entram os influencers digitais, desempenhando um papel fundamental na construção de uma marca empregadora atraente.

Imagine só: no tempo das redes sociais e do poder da internet, os influencers se tornaram verdadeiros líderes de opinião e têm uma influência significativa sobre suas audiências. O diferencial está nas empresas que já perceberam o potencial desse novo tipo de talento. 

A verdade é que a forma como as empresas se apresentam aos potenciais colaboradores está mudando rapidamente. Já não basta apenas ter um ótimo produto ou serviço, agora é necessário construir uma imagem atraente como empregador. Sim, estamos falando de Employer Branding.

Diante desse fato, a Swile e a HSM se uniram em uma roda de conversa trazendo especialistas no assunto para compartilhar informações valiosas. E a melhor parte? Nós reunimos os principais destaques dessa troca de insights. Vamos lá?

O que é Creator Economy?

Creator economy é um termo que se refere à economia impulsionada por criadores de conteúdo, que são pessoas habilidosas em diversas áreas, como música, arte, vídeos, fotografia, entre outros. Esses criadores usam plataformas online para alcançar uma audiência global. Eles compartilham seu trabalho, constroem uma base de fãs leais e, por meio de estratégia, monetizam sua influência e habilidades.

Segundo o Influencer Marketing Hub, estima-se que existam cerca de 303 milhões de criadores de conteúdo em todo o mundo, sendo que o Brasil conta com 9 milhões de influenciadores digitais, o equivalente à população do estado de Pernambuco. Em 2022, a creator economy movimentou aproximadamente US$16,4 bilhões globalmente.

E não para por aí! De acordo com Carlos Scapinni, sócio da Mynd, entre 30% e 40% da chamada “Geração Z” se considera influenciadora, e outro terço desse grupo já enxerga essa atividade como sua futura profissão. Impressionante, não é mesmo?

Os números podem nos oferecer uma visão do potencial desse mercado e da importância de incorporar influenciadores digitais em estratégias de Employer Branding. Mas como, na prática,as empresas podem adotar o creator economy para impulsionar sua marca empregadora? É o que vamos descobrir no próximo tópico. Continue a leitura!

A importância dos influenciadores para o Employer Branding 

Em primeiro lugar, é fundamental entender o que torna os criadores de conteúdo tão valiosos para as empresas. Exploraremos três tópicos principais: o poder dos influenciadores, o envolvimento dos colaboradores na criação de conteúdo e o desenvolvimento de relacionamentos duradouros. Vamos começar!

O poder dos influenciadores como parceiros de negócios

Ao colaborar com criadores de conteúdo, as empresas podem atingir um público mais amplo e autêntico. Os seguidores dos influenciadores confiam em suas opiniões e recomendações, o que significa que as marcas podem se beneficiar dessa credibilidade ao promover seus produtos ou serviços.

Essa parceria também pode levar a um maior engajamento e interação com o público. Isso acontece porque, naturalmente, os seguidores estão mais propensos a se envolverem com conteúdo que é compartilhado por seus influenciadores favoritos.

Envolvimento das pessoas colaboradoras 

As pessoas colaboradoras de uma empresa são recursos valiosos quando se trata de criação de conteúdo. Elas têm conhecimento interno sobre a organização e podem compartilhar suas experiências e histórias nas redes sociais, oferecendo uma perspectiva genuína sobre a cultura e os valores da empresa.

Incentivar os profissionais a se tornarem embaixadores da marca pode trazer benefícios significativos. Quando as pessoas colaboradoras compartilham suas experiências positivas de trabalho, elas mostram aos talentos em potencial como é trabalhar na empresa e o valor que ela oferece. Isso pode atrair pessoas qualificadas que se identificam com a cultura da organização e estão mais propensas a considerar oportunidades de emprego. Ou seja, podem se tornar embaixadoras, reforçando o Employer Branding.

Suporte, reconhecimento e oportunidades 

As empresas devem investir no desenvolvimento de relacionamentos duradouros, cocriando e oferecendo suporte, reconhecimento e oportunidades de crescimento aos influenciadores. Isso não apenas fortalecerá a parceria, mas também mostrará que a organização está antenada às transformações e tendências, assim como valoriza e investe na Marca Empregadora.

De acordo com Fernando Borsatto, Manager de Brand Awareness da Swile, é importante respeitar o tom e a criatividade dos criadores de conteúdo. Mais do que isso, é essencial envolvê-los no mundo da empresa estabelecendo um relacionamento genuíno. Essa colaboração mútua entre marca e criador resulta em uma construção de imagem mais autêntica e envolvente.

Dessa construção, nasceu a parceria entre a Swile Brasil e Ana Chyo. Influenciadora digital e conhecida como “moça da Swile”, ela compartilha sua visão sobre como escolher se associar a uma marca e o que a torna atraente. Para ela, a afinidade de valores e a proximidade durante a jornada de criação de conteúdo são fatores determinantes na escolha de marcas para produzir conteúdos.

“Ao criarmos nossa história, as pessoas que nos seguem acompanham nosso desenvolvimento e conhecem nossos valores. Com o tempo, torna-se essencial associar-se apenas a marcas que estejam alinhadas com nosso público, nossa trajetória e que confiem no que fazemos”, afirma Ana Chyo. Essa abordagem reforça a importância da autenticidade e da confiança mútua entre influenciadores e marcas, garantindo uma parceria duradoura e benéfica para ambas as partes.

Quer saber mais sobre como é a nossa maneira de criar e transmitir conhecimento? Confira o vídeo com a participação de Ana Chyo, a “moça da Swile” que mostrou seu ponto de vista sobre o nosso case de sucesso. Clique aqui!

Com esses insights, fica nítido o quanto a era de creator economy veio para ficar no mundo corporativo. E se você está se perguntando por onde começar, não se preocupe! Vamos compartilhar com você as principais etapas para a criação de conteúdos que fortaleçam a sua marca empregadora. Olha só:

5 passos para cocriar conteúdos a favor do Employer Branding

Agora que chegamos até aqui, é hora de colocar em prática. Aqui, estão 5 passos para cocriar conteúdos e impulsionar sua marca empregadora

1. Alinhamento no tom de voz não é responsabilidade apenas do time de Marketing

Manter consistência na comunicação ajuda a reforçar a personalidade da empresa e atrair talentos engajados. Na verdade, exercer uma abordagem coesa em toda a comunicação organizacional é uma tarefa que envolve todos os departamentos e membros da equipe.

Afinal, os candidatos em potencial avaliam a cultura e os valores de uma empresa com base nas informações disponíveis. Se a empresa comunica sua mensagem de forma inconsistente ou contraditória, pode afastar talentos que procuram uma organização com valores alinhados aos seus.

2. Encontre creators que tenham afinidade com o tom da marca

Recorra a recursos como agências de PR/marketing de influência, plataformas de busca de criadores, entre outros. Ao selecionar criadores que tenham afinidade com o tom da marca, você garante a criação de conteúdos mais autênticos e cativantes para sua audiência.

3. Redija e apresente um briefing esclarecedor aos criadores de conteúdo. 

É importante fornecer informações sobre a empresa, o tom da marca, os desafios e os objetivos da parceria. Se possível, é recomendável conhecer os criadores pessoalmente, por meio de vídeo chamada ou reunião presencial, para alinhar expectativas. Esse contato faz toda a diferença!

Exemplos do que incluir no briefing:

  • Contexto sobre a empresa;
  • Objetivo: qual mensagem deve ser transmitida;
  • Sugestões de ideias (se houver);
  • Personalidade e tom da marca;
  • Diretrizes do que fazer/não fazer;
  • Referências de conteúdo (se aplicável);
  • Formatos de entrega esperados (vídeos, reels, fotos, stories);
  • Indicadores-chave de desempenho (alcance, engajamento, novas visitas às páginas de candidatura).

4. Não apenas crie, mas cocrie 

Ao envolver os criadores de conteúdo no processo, você está reconhecendo e valorizando sua expertise. Eles têm um entendimento profundo da audiência e podem oferecer insights valiosos sobre o que ressoa com o público-alvo. Através da colaboração, é possível explorar diferentes perspectivas, encontrar soluções criativas e produzir conteúdo que seja autêntico e relevante.

Não se trata apenas de contratar um criador de conteúdo e ditar o que fazer, mas sim de aproveitar o conhecimento e a criatividade desses profissionais para alcançar resultados excepcionais.

5. Aprenda com os resultados

Após a publicação do conteúdo, é essencial avaliar as métricas previamente definidas em conjunto com os criadores de conteúdo. Registre os resultados obtidos e utilize-os como parâmetros para definir o que significa um conteúdo de sucesso para a sua empresa. Dessa forma, você poderá aprimorar continuamente sua estratégia de Employer Branding.

Para finalizar…

No mundo atual, onde a presença digital é cada vez mais relevante, os insights apresentados mostraram que as empresas têm muito a ganhar ao reconhecerem o poder dos criadores de conteúdo na construção da sua marca empregadora. Através da colaboração com esses profissionais, é possível criar conteúdos autênticos e envolventes, capazes de atrair e engajar os melhores talentos do mercado.

A era da creator economy abre um leque de oportunidades para as empresas se destacarem e se conectarem com talentos em potencial. Ao valorizar a criatividade e o conhecimento dos influencers, as empresas podem se posicionar de forma única e conquistar o interesse e o engajamento da geração atual.

Lembre-se: Quando o employer branding se torna um objetivo da empresa, todos ganham. Tanto as empresas quanto os criadores de conteúdo se beneficiam mutuamente, impulsionando o sucesso de ambos os lados. É uma via de mão dupla, em que a colaboração e a cocriação são essenciais para fortalecer a marca empregadora e atrair os melhores talentos. 

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