A contratação de grandes talentos começa com a atração do talento certo. As descrições de vaga são muito importantes para as empresas porque dão uma primeira impressão aos possíveis colaboradores. Elas não devem apresentar apenas as responsabilidades, precisam promover os valores da empresa e os benefícios de trabalho oferecidos.

Com a enorme competitividade entre várias empresas, ao contratar os melhores talentos, achar “o melhor dos melhores” nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, para estruturar um processo seletivo de qualidade é fundamental dedicar tempo na criação de uma boa descrição de vaga a fim de cativar muitos talentos.

Mas como fazer isso? É o que vamos discutir neste texto. Siga lendo para conferir dicas valiosas e montar a descrição de vaga ideal.

Apresentação da empresa

O anúncio de uma vaga é uma oportunidade para organização mostrar aos seus candidatos qual é o seu DNA. É necessário dizer a área em que a empresa atua, quais são os serviços oferecidos, qual é o mercado e também compartilhar sua história de criação. 

Além disso, falar um pouco sobre a equipe, valores e como as lideranças participam dos processos ajudam no processo de identificação com a marca. Com isso, a probabilidade de atrair candidatos que apresentem os mesmos valores e tenham ética no trabalho é muito maior.

Localização do trabalho

Não é efetivo atrair candidatos que não estejam  geograficamente dentro do que a empresa busca.   Informar o local de trabalho é primordial, esse fator é decisivo no momento da contratação, grandes distâncias podem oferecer gastos maiores e muito tempo de deslocamento. 

Hoje muitos profissionais buscam por vagas remotas. Então, se a vaga for home-office vale a pena destacar essa informação. 

Qualificações exigidas 

Expor a rotina de trabalho é essencial, mas é crucial especificar quais são as as qualificações e habilidades necessárias para preencher a vaga. As empresas estão buscando não apenas pessoas que consigam desempenhar suas funções, mas que agreguem com suas vivências profissionais, visões e estratégias.

Veja alguns exemplos de qualificações: 

  • Inglês fluente
  • Vasto conhecimento em SEO Técnico
  • Experiência com SEMRush e Google Analytics
  • Redação

Benefícios e remuneração

Não apresentar a condição financeira da vaga pode influenciar negativamente na participação dos candidatos. Indique  a faixa salarial da vaga e os benefícios que a empresa oferece. 

Os benefícios são um jeito eficiente de chamar a atenção de possíveis candidatos. Para isso, é essencial expor de forma sucinta tudo que a empresa pode oferecer aos colaboradores. 

Veja alguns exemplos de benefícios:

  • Vale alimentação
  • Home-office
  • Vale cultura 
  • Auxílio-creche

Fit cultural

Cultura é tudo em um processo de recrutamento. A adequação cultural é tão importante para funcionários e empregadores quanto a técnica e a experiência. Uma contratação ruim pode drenar a produtividade e custar dinheiro; a falta de adequação  à cultura da empresa aumenta a rotatividade dos funcionários.

Diversidade

É importante que a descrição da vaga adote uma abordagem inclusiva, afinal, promover a diversidade é fundamental.  A linguagem utilizada na descrição deve ser leve e amigável para todos. 

Apresentar vagas cotadas para a diversidade é essencial.  De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média. Além disso, as que apresentam diversidade de gênero, tem 15% a mais de chances de maiores rendimentos.

Uma boa descrição de vaga de emprego pode fazer toda a diferença no seu processo de atração e recrutamento de profissionais. Lembre-se que a vaga não deve apenas contar com as qualidades técnicas desejadas, mas também transmitir os valores da empresa e, claro, os benefícios que o talento pode alcançar caso decida juntar-se ao time. 

(Visited 115 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.