Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair e reter bons talentos tem sido um grande desafio para as empresas e, principalmente, para as equipes de recursos humanos. Com isso, a cultura organizacional e o employer branding têm se destacado gradativamente.

Afinal, ambos fatores estão relacionados à vivência no ambiente de trabalho e à experiência dos colaboradores no dia a dia. Aspectos valorizados pelos profissionais devido às mudanças de percepção provocadas pela pandemia.

Se antes um bom salário era o suficiente para reter um bom colaborador, hoje isso não fará as taxas de turnover reduzirem. Por isso, o artigo irá detalhar o que é cultura organizacional, o que é employer branding e como os dois estão relacionados. Vamos saber mais sobre o assunto?

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional ou, também conhecida como empresarial e corporativa, é um conjunto de elementos (teóricos e práticos) que alinham o comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho e influencia diretamente no clima organizacional.

É a forma estratégica que a empresa irá guiar as relações do negócio internamente, com fornecedores e com consumidores. Por isso, envolve códigos de conduta, valores compartilhados, políticas, crenças e normas. É essencial pontuar que a prática deve ser coerente com a teoria.

Por exemplo, não adianta dizer que a empresa tem uma cultura adaptativa, ou seja, não conservadora, e que preza pela flexibilidade se, na prática, exige um dress code dos colaboradores e proíbe que tatuagens fiquem à mostra. 

Importância da cultura organizacional

Como mencionado, a cultura organizacional irá guiar, não apenas o comportamento dos colaboradores, mas também o relacionamento com as partes externas do negócio. Portanto, é uma maneira de orientar naturalmente e guiar importantes decisões.

Dessa forma, irá influenciar diretamente no clima do ambiente de trabalho, com alinhamento entre objetivos pessoais e metas da empresa. Os processos se tornam mais ágeis e as equipes mais autônomas, com foco em uma produtividade saudável.

A cultura bem estabelecida apoia a formação de uma marca empregadora, fazendo com que os colaboradores tenham maior fit cultural e, consequentemente, reduz a taxa de turnover. Além disso, o relacionamento com os fornecedores e consumidores também recebem esse reflexo positivo. 

Como construir uma cultura organizacional

Antes de qualquer outro aspecto, as pessoas são essenciais para formar e manter a cultura organizacional, pois se o colaborador não se identificar com a organização, ele não irá “vestir a camisa”. Investir no processo de recrutamento e seleção é muito importante.

A seleção deve contar não apenas com habilidades técnicas, mas com a compatibilidade de valores e crenças entre o entrevistado e a empresa. Ademais, é fundamental que missão, valores, visão e objetivos estejam claros para todos, a fim de nortear as atividades e motivar os colaboradores.

As regras devem ser expressas, tornando transparente o que é ou não aceito pela organização e o que é esperado dos profissionais. Enquanto outras boas práticas de comportamento, regras implícitas, devem ser cultivadas em ações diárias para que seja cultivada na rotina.

O que é Employer Branding?

Também conhecido como marca empregadora, o employer branding é uma estratégia para que o ambiente de trabalho e a própria empresa sejam percebidos positivamente pelo mercado. Isso é feito através de técnicas e ferramentas.

O objetivo dessa estratégia é reforçar os pontos positivos de se trabalhar na empresa, tanto para reter os colaboradores que já atuam, quanto para atrair novos talentos em um cenário tão competitivo. O employer branding é uma construção sólida do valor que os funcionários colocam na organização.

Importância do Employer Branding

De acordo com o artigo “62 estatísticas de recrutamento que todo profissional de RH precisa saber”, 75% dos candidatos pesquisam quanto a reputação de uma empresa antes mesmo de se candidatarem a uma vaga. 

Ainda que o profissional precise de um emprego, atualmente há uma grande valorização quanto a qualidade de vida no trabalho. Por isso, é fundamental que não apenas a percepção da marca empregadora seja positiva, mas também a rotina real dos colaboradores. 

Empresas que investem no ambiente de trabalho como um todo, aspectos físicos e intangíveis, conquistam e retêm talentos no atual mercado competitivo. Além disso, equipes satisfeitas são mais dispostas e engajadas, trazendo melhores resultados através do bom relacionamento com processos e clientes.

Exemplos de Employer Branding

As organizações que compreenderam que os padrões tradicionais e conservadores já não atendem a demanda de diversos profissionais, conseguiram estar à frente na construção de um employer branding eficiente. Confira exemplos reais de fortes marcas empregadoras:

Google

É inevitável não mencionar a Google como exemplo de employer branding, afinal, é uma referência mundial que recebe milhares de candidaturas de profissionais variados, todos com uma grande ambição de trabalhar na famosa companhia.

Sua estratégia de atração e retenção é extensa, incluindo plano de carreira bem definido, valorização da experiência dos colaboradores, local de trabalho interativo com foco na criatividade, amplo pacote de benefícios, entre outros.

Natura

A Natura é referência na indústria da beleza e na geração de um bom employer branding. Seu diferencial está na valorização e construção de um programa para Jovem Aprendiz, que traz oportunidades para quem está ingressando no mercado de trabalho.

Através de uma parceria com a Taqe, a Natura possibilita que jovens cursando o ensino médio e, ou, técnico, se desenvolvam e acumulem experiências. Além disso, é conhecida por sua preocupação sócio-ambiental, reforçada por suas atitudes coerentes com os valores.

Netshoes

Neste caso, o rápido crescimento da marca não possibilitou que, de início, houvesse uma cultura clara para os funcionários. Porém, torna-se um exemplo de como é possível reestruturar políticas internas e formar uma boa marca empregadora.

Para se tornar referência de um bom ambiente de trabalho, a Netshoes precisou realizar um diagnóstico da organização e alinhar com as expectativas do fundador. Definir e comunicar, com reforço constante, os valores organizacionais relacionados aos processos. 

Como a cultura organizacional impacta o employer branding

Percebe-se que tanto a cultura organizacional, quanto o employer branding são elementos fortes para formação de uma equipe sólida e com bons profissionais. Ambas estratégias estão relacionadas e, quando bem estipuladas, podem trazer resultados promissores.

Um employer branding forte e que realmente funcione está alinhado à cultura organizacional. Os valores são colocados na prática diariamente, mesmo que não sejam concretos ou escritos formalmente. Isso ocorre através de boas práticas, de uma liderança transparente e ritos únicos que conectem o colaborador com a empresa.

Portanto, para atrair e reter talentos, melhorar o clima organizacional, ter profissionais engajados e comprometidos, é preciso investir em ações. Mantendo a coerência entre o que é apresentado e o que é realizado, evitando quebra de expectativas e promovendo qualidade de vida no trabalho.

Como esse texto, você aprendeu a fortalecer o employer branding da sua empresa, não é mesmo? Então acesse agora mesmo o nosso infográfico “Como criar uma estratégia de Employer Branding em 6 etapas” e vire um especialista no assunto!

(Visited 109 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.