Com certeza você já ouviu falar o termo Business Partner de RH, mas você sabe qual o papel desse profissional dentro da empresa? Veja agora no artigo completo!

O que é um Business Partner 

Business Partner, vem do termo em inglês e significa “parceiro de negócios”.  Ele auxilia na gestão estratégica de pessoas e atua como um consultor interno, que é responsável pela gestão inteligente de pessoas alinhada com a estratégia de negócios da empresa. 

Os BPs podem ser conceituados como profissionais que entendem totalmente os negócios e processos de sua organização, tanto no nível estratégico, quanto no operacional. Portanto, podem ajudar os gestores a alinhar esses dois pontos e gerar o máximo de eficiência nos processos de negócios.

Os profissionais que atuam nessa área devem ter conhecimento sobre finanças e pessoas. É seu papel colaborar com outras áreas da empresa para recomendar decisões estratégicas e operacionais por meio de percepções que tragam melhores negócios e resultados.

Papel do Business Partner 

O Business Partner não trabalha somente com o departamento interno da empresa, tendo ligação direta, também, com a liderança e alta administração da organização. Sendo assim, ele faz parte da estratégia organizacional da empresa. Suas principais funções são:

  • Criar estratégias para atingir os objetivos do negócio;
  • Propor soluções para os processos da empresa;
  • Cuidar e desenvolver as equipes de trabalho da organização;
  • Desenvolver líderes;
  • Analisar dados e antecipar falhas que possam interferir na produtividade.

Importância do Business Partner 

Business Partners são parceiros importantes para alcançar os melhores resultados para toda a organização. O departamento de recursos humanos pode prever crises e problemas, entender o papel de cada funcionário nos resultados gerais do negócio e encontrar a melhor estratégia de gestão de pessoas para prever tendências. 

Além disso, o BP também auxilia a equipe de recursos humanos a estreitar o relacionamento com as demais áreas da empresa, destacando a consistência entre a empresa e a liderança.

Nessa perspectiva, os BPs são a tendência atual e futura dos recursos humanos. Isso porque o momento atual exige grande vitalidade na gestão de pessoas e na gestão de equipes. Agora, os líderes, gestores e a área de recursos humanos da empresa compartilham responsabilidades.

Nesse caso, os business partners também atuam como parceiros na melhoria do relacionamento da empresa com a alta administração e com todo o quadro funcional. Atua como aliado dos gestores e busca sempre alinhar o bem-estar dos colaboradores aos melhores resultados do negócio.

(Visited 73 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.