Neste artigo, você terá acesso exclusivo a insights valiosos sobre as principais tendências que surgiram durante a participação da Swile no CONARH 2023, o maior evento de Recursos Humanos da América Latina.

Portanto, se prepare para uma análise detalhada desses assuntos e sua relevância no cenário de gestão de pessoas e do mundo do trabalho. Continue a leitura e explore os insights que estão moldando o futuro da área de Recursos Humanos!

O que vem à cabeça ao falar de gestão de pessoas?

Dentro do mundo de Gestão de Pessoas, nos deparamos, constantemente, com uma variedade de termos: ESG, Geração Z, Employee Experience, liderança, RH estratégico, cultura, benefícios, competências futuras, e por aí vai. 

Nesse cenário, é importante ressaltar como essa situação parece impor uma carga gigante, especialmente para aqueles encarregados de cuidar das equipes dentro das empresas, quando se trata de atrair e engajar as pessoas colaboradoras. A grande pergunta é: o RH cuida de todos, mas quem cuida do RH?

O burnout de RH é real

Os dados mostram que 42% dos times de RH estão sofrendo com burnout no mundo (SHRM, 2023) e que a área teve o maior índice de turnover, superando vendas, TI e engenharia, dos últimos 12 meses (Linkedin, 2023). 

Cuidar das pessoas está se tornando cada vez mais desafiador. Mas há como encontrar caminhos para cuidar da satisfação e o reconhecimento. A Swile pensou nisso. Olha só:

Qual o caminho?

O jeito como trabalhamos está mudando e as empresas estão percebendo algo importante: quando se trata de conquistar e manter bons funcionários, oferecer benefícios que realmente importam faz toda a diferença. 

Com insights inéditos para o RH, a Swile levou para o palco das arenas de conteúdo do CONARH um gostinho do que virá com o Anuário em setembro, olha só: 9 em cada 10 pessoas dizem que os benefícios que uma empresa oferece é uma questão crucial na hora de escolher um emprego. Os tempos em que um salário era o único fator importante ficaram para trás. Agora, as pessoas estão de olho em benefícios que tornam suas vidas mais fáceis e melhores.

E não é só quantidade de benefícios que conta. Cada pessoa é diferente, e é aí que entra a personalização. O que querem os colaboradores e o que oferecem as empresas brasileiras hoje? Essa é a questão que o Anuário de Benefícios Corporativos 2023 abordou durante o CONARH. Continue a leitura para conferir os insights apresentados no evento!

3 insights estratégicos para o RH

  1. Para além do básico, mas sem esquecer o básico!
  2. As empresas ainda não descobriram o Vale Alimentação
  3. Flexível não está só na moda. Veio para ficar e impacta, especialmente, o futuro!

Vamos explorar em mais detalhes? 

1. Vale Refeição e Assistência Médica top 2 benefícios no mercado atualmente

Devido ao aumento nos preços dos alimentos e dos custos de assistência médica para as famílias em 2022, o Vale Refeição se posicionou em primeiro lugar, com 81,20%, e a Assistência Médica, com 81,10%, ocupou a segunda posição na lista dos benefícios mais oferecidos pelas empresas.

Destaques em relação a 2022:

  • Vale Refeição assume o primeiro lugar em 2023 (era Assistência Médica em 2022);
  • Descontos em academias sobe para 6ª posição em 2023;
  • Vale Alimentação cai de 3º para 5º em 2023;

2. Os colaboradores pedem por Vale Alimentação 

O Vale Alimentação é um importante componente da remuneração e entrega uma liquidez que nenhum aumento salarial é capaz de entregar. Enquanto a oferta pelas empresas caiu em 2023, para o colaborador, esse é o benefício mais importante. Olha só:

  • 15,5% das pessoas colaboradoras consideram o Vale Alimentação o benefício mais importante;
  • Em segundo lugar, Assistência Médica (14,9%);
  • E por fim, Vale Refeição (7,3%), ocupando o último lugar.

3. Flexibilidade é a chave

A flexibilidade é parte da demanda por inovação, diversidade, diferencial em Marca Empregadora, atraindo e engajando os melhores talentos. Para a geração Y, parte ativa do mercado de trabalho, e a Z, que já representa 25% dessa força, é mais que um diferencial, é uma prioridade (3º lugar entre os mais importantescom 8,3%). 

Para finalizar…

A ideia é simples: pessoas colaboradoras satisfeitas são mais motivadas e mais dedicadas. E os benefícios estão se tornando um jeito poderoso de deixar as pessoas felizes. Quando as empresas entendem o que os profissionais realmente querem, isso cria uma ligação forte entre todos. Para isso, é importante seguir 4 etapas:

  1. Veja o que o mercado faz;
  2. Ouça seu colaborador;
  3. Compare os dados com o Anuário de Benefícios Corporativos 2023;
  4. Inove sua estratégia de benefícios, porque cuidar das pessoas é transformar o futuro do trabalho.

Os dados podem transformar as ações do RH estratégico em resultados para o negócio, e o Anuário de Benefícios Corporativos Swile Leme, que será lançado em setembro, é um aliado do RH nesse caminho. 

Quer receber em primeira mão o Anuário de Benefícios Corporativos 2023? É muito simples! Basta clicar na imagem abaixo:


(Visited 55 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.