O mundo do trabalho vem passando por alterações profundas. Sim, é verdade que muitas delas foram potencializadas pela pandemia, que obrigou empresas a adaptarem suas operações de forma emergencial. Contudo, a mudança nas relações entre colaboradores e empregadores já são observadas há algum tempo. Hoje, o novo cenário está mais claro do que nunca.
Com uma verdadeira guerra para atrair e reter os melhores talentos, diversos fatores que antes eram secundários ganharam protagonismo. Atualmente, já não basta oferecer um bom salário. Se um colaborador percebe que outra empresa tem uma proposta de valor melhor, não vai pensar duas vezes antes de abraçar a oportunidade.
Sendo assim, um bom pacote de benefícios é um dos pontos fundamentais para controlar e diminuir o Turnover de uma empresa. Mas o que é, exatamente, o turnover? O que você pode fazer para reduzí-lo. É o que vamos tratar neste post. Acompanhe!
Mas o que é Turnover?
O turnover é a taxa de rotatividade dos funcionários, ela tem como função medir o número de colaboradores que saem de uma organização durante um período especificado, geralmente um ano.
O turnover não é somente um indicador da área de Recursos Humanos, mas uma forma valiosa para que os gestores de uma empresa possam garantir o potencial inovador de seus negócios. Por mais que uma empresa ofereça um salário atrativo, atualmente, a forma como ela lida com as pessoas colaboradoras e os benefícios que oferece, tende a ter um potencial muito maior.
Toda empresa tem uma taxa de rotatividade razoável, isso é natural, mas quando apresenta altas taxas de Turnover, então, logo notamos que existe um problema, isso mostra que alguma logística interna da empresa precisa ser repensada.
Quando uma empresa tem altas taxas de perdas no quadro de colaboradores, isso não pega bem no mercado de trabalho. Afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente onde as pessoas ficam por pouco tempo.
Como diminuir o turnover?
Existem diversas formas de evitar a perda significativa do quadro de pessoas colaboradoras em um curto período. Separamos algumas dicas que podem auxiliar sua empresa em como diminuir o Turnover.
Pense além do Vale Refeição
Para muitas pessoas, o vale refeição parou de ser um benefício e se tornou uma obrigação, ou seja, não basta mais uma empresa oferecer um cartão que arca com as despesas alimentares, é necessário pensar além para gerar valor de verdade para os colaboradores. Ou seja, explore opções como vale alimentação, auxílio home office, auxílio farmácia e por aí vai. Ao montar uma cesta de benefícios, o importante é torná-la atrativa para o perfil de profissional que você quer atrair.
Vale mobilidade
Todo mundo conhece o vale transporte. Porém, uma categoria que vem ganhando muito espaço quando o assunto é transporte de colaboradores é o vale mobilidade. Trata-se de uma carteira mais ampla, que abrange pagamentos em estabelecimentos como postos de gasolina e estacionamentos, além dos apps de carona e opções de transporte público. Sem dúvidas, é uma forma de oferecer praticidade aos colaboradores.
E, não é surpresa para ninguém, quanto mais prática a rotina da pessoa colaboradora, melhor é sua experiência. Sendo assim, benefícios desse tipo acabam fortalecendo a relação com a marca e reduzindo as chances de turnover.
Ofereça oportunidades de crescimento
A perspectiva de crescimento dentro de uma empresa é vista como um ponto fundamental hoje em dia. Afinal, ninguém gosta de colocar todo seu potencial em algo sem ter perspectivas de retorno.
Uma boa prática é oferecer planos de carreira. Claro , não é para prometer vagas que não existam, ou promover candidatos que estão em débito com a empresa, mas sim mostrar para eles que o esforço está sendo observado e será recompensado.
Ofereça benefícios atraentes
Como mencionado anteriormente, os benefícios oferecidos aos colaboradores se tornou um dos maiores atrativos para os candidatos, ou seja, por mais que um salário seja alto e até mesmo compatível com o mercado de trabalho, pesquisas mostram que quando é oferecido um bom pacote de benefícios é fundamental para retenção de talentos.
Em uma pesquisa realizada pelo Insper, 90% dos entrevistados afirmaram que os benefícios são o principal fator de motivação para permanecerem em uma empresa. Para surfar nessa onda, é preciso pensar de forma estratégica e inovadora. Nada de oferecer os mesmos benefícios de 60 anos atrás! Busque alternativas como os Benefícios Flexíveis, que geram enorme valor para os colaboradores.
Quando você entende o que é turnover e quais são suas causas, fica mais fácil traçar um plano para lidar com o problema. Em todas as situações, uma coisa é certa: o pacote de benefícios pode ser seu principal aliado para controlar e reduzir o turnover.
Para te ajudar a entender as causas e soluções do turnover, olhamos alguns estudos recentes e separamos estatísticas surpreendentes sobre retenção de talentos.