Atualmente quando falamos de Recursos Humanos é quase impossível não abordarmos o impacto que a tecnologia tem sobre o setor. Se o assunto é tendências de RH para 2020, acredite, a transformação digital vai estar no centro da conversa, já que a tecnologia é centro de atenção na área há anos. As mudanças provocadas por essas novidades aconteceram de forma muito acelerada.
Quer saber o que vem por aí? Continue lendo.
Tendências de RH – Por que devo estar atualizado?
Quando olhamos para o futuro não é difícil prever que a mesma curva de tendência vai se manter. E o crescimento deve ser ainda mais veloz. Quem não estiver atualizado, infelizmente, vai perder competitividade.
Embora essa possa parecer uma visão pessimista, a transformação digital é um processo muito benéfico ao setor. Ele democratiza a capacidade produtiva, possibilitando que equipes enxutas em pequenos e médios negócios tenham alta performance.
Para isso, porém, é preciso identificar quais recursos utilizar de acordo com a especificidade do seu negócio para tornar o RH mais eficiente e produtivo.
Para te ajudar a otimizar o desempenho estratégico da sua equipe e motivar funcionários, fizemos uma lista com as principais tendências de RH para o próximo ano.
Veja as tendências de RH para 2020
Continue lendo para conhecer todas elas.
Experiência do colaborador
Nunca o engajamento dos colaboradores teve tanta relevância como o momento em que vivemos. Existe uma certeza no mercado de que o alto nível de performance passa pela experiência do colaborador.
Por meio de uma série de iniciativas, os negócios têm buscado estabelecer uma conexão emocional capaz de elevar o nível de compromisso e envolvimento com os profissionais.
Tudo para oferecer um ambiente profissional satisfatório e agradável ao dia a dia dos seus colaboradores. Fazendo, assim, que se sintam valorizados e acolhidos. Entre essas ações estão home office e flexibilização de horários.
Também se destacam os benefícios flexíveis ou beneflex, uma política de benefícios que oferece ao colaboradores a oportunidade de escolha entre as opções que melhor atendem suas necessidades. Dessa forma, a empresa consegue empoderar o profissionais ao mesmo tempo em que pode ter olhar individualizado para cada um.
Embora adotar benefícios flexíveis possa parecer uma tarefa complexa, a tecnologia facilitou muito essa forma de melhorar a experiência do colaborador. Fintechs, como a Swile, desenvolvem aplicativos que acabam com as dificuldades operacionais.
People Analytics
Podemos dizer que People Analytics tem como objetivo gerar e analisar inúmeros dados relevantes sobre os colaboradores a partir de um conjunto de técnicas e ferramentas tecnológicas.
A metodologia foi desenvolvida pelo Google, no começo dos anos 2000. A gigante Tech precisava de uma resposta para alguns problemas enfrentados no processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, passou a identificar quais candidatos possuem perfis que mais correspondem à sua filosofia.
É um conceito que vem ganhando força nos últimos anos e deve se popularizar ainda mais. Pois, assim como outros itens desta lista, faz parte de uma tendência de RH macro do setor: a gestão baseada em dados.
Cada vez mais as tomadas de decisões deixam de seguir o padrão tradicional e subjetivo que marcou a área durante muito tempo. Agora, os gestores de pessoas se cercam de informações objetivas e antecipam curvas de tendência para tomar as decisões mais assertivas possível.
Com o uso de índices e métricas, os fatores capazes de influenciar a produtividade de colaboradores ficam muito mais fáceis de serem destacados e reconhecidos.
Automação e Inteligência Artificial
A cada dia mais as atividades do RH utilizam inteligência artificial para ganhar tempo e escala. Recrutamento e seleção, tarefas burocráticas e gerenciamento de desempenho podem ter parte de seus processos automatizados e oferecer respostas em tempo real.
Um dos aspectos da IA mais utilizados é o machine learning. Ou seja, a capacidade das máquinas aprenderem com o mínimo de intervenção humana. A sua utilização garante a melhora contínua nos processos em uma velocidade muito maior que o normal, por exemplo a análise de dados.
Gamificação
Gamificação significa utilizar de técnicas e conceitos comuns aos jogos para estimular, engajar e envolver a equipe no desenvolvimento de determinadas atividades é cada vez mais comum. Por exemplo, oferecendo bônus aos colaboradores com melhor desempenho.
Um dos motivos para a popularização é excelente receptividade das novas gerações a esse formato. A metodologia é utilizada principalmente em treinamentos e, com ela, o processo de aprendizagem passa a envolver diversas valências, como inovação, competição, interação e criatividade.
Um dos pontos mais interessantes da transformação digital aplicada ao RH é como a tecnologia tem colocado o fator humano no centro do processo de gestão.
Todas as tendências são utilizadas para melhorar a experiência dos colaboradores e abraçar as necessidades e objetivos de cada pessoa que forma o negócio. A principal tendência por tempo indefinido continuará sendo implementar melhorias focadas, sempre, em pessoas e propósitos, e disso a Swile entende!
A Swile é responsável por encarar as grandes mudanças que virão no setor de RH nesse ano de 2020, trazendo consideráveis transformações para as empresas e colaboradores, saiba mais aqui!
Pingback: A importância de flexibilizar os benefícios na sua empresa – FESA Group