Para motivar os colaboradores e atrair os melhores talentos, as empresas apostam em oferecer os melhores benefícios do mercado. Mas quais são eles? Descubra!

Uma estratégia robusta de benefícios tem sido uma das principais armas de inúmeras empresas para atrair e reter talentos. Afinal, ter os melhores profissionais na equipe é o primeiro passo para um caminho de alta performance. Mas quais são os melhores benefícios para funcionários? Quais são mais atraentes, capazes de encher os olhos dos candidatos?

Se fosse arriscar uma resposta para essas perguntas seria um convicto “depende”. É isso mesmo. Embora existam alguns benefícios capazes de agradar um número maior de perfis, o atual contexto faz com que haja demandas muito variadas dentro da mesma equipe. 

Melhores benefícios para funcionários: De A a Z

Existem alguns motivos que dificultam a definição de quais benefícios são mais atrativos. Um deles é a convivência entre diferentes gerações no ambiente corporativo. X, Y e Z têm dividido espaço e gerando uma série de dificuldades para as equipes de RH quando o assunto é garantir o bem-estar de todos. 

Guia de gestão de benefícios para empresas

Enquanto os pacotes mais tradicionais agradam perfis mais experientes, os jovens que ingressam ao mercado trazem consigo sua forma de ver o mundo. E essa visão tem bases muito fortes na individualidade e em princípios. 

Como resolver essa situação? Muitos negócios têm apostado na flexibilidade, oferecendo aos colaboradores a oportunidade de escolher quais benefícios fazem sentido para si. Isso faz com que os perfis e situações pessoais sejam 100% contemplados. 

Benefícios flexíveis: o futuro do segmento 

Imagine uma situação: um colaborador sênior, boa remuneração, casado e com filhos – um bom plano de saúde deve estar entre suas principais prioridades como benefício, correto? Não necessariamente. Sua esposa pode ter um ótimo plano que cobre o cônjuge no seu próprio emprego. 

Pode ser surpreendente, mas esse colaborador pode querer abrir mão do plano de saúde e fazer aulas de yoga, ou de idiomas ou, quem sabe, participar de um grupo de caminhadas.

Uma política de benefícios flexíveis possibilita isso a ele. E, em consequência, que ele se sinta mais valorizado e perceba mais valor agregado à sua remuneração. 

Embora ofereça muitas vantagens, esse formato ainda é pouco utilizado se considerarmos todo o universo de empresas que oferecem benefícios. Isso acontece porque, há algum tempo, era complicado e caro administrar diversos benefícios ao mesmo tempo.

Felizmente, a tecnologia conseguiu revolucionar essa gestão de benefícios múltiplos e existem ferramentas que tornam todo o processo simples e barato.

Melhores benefícios para incluir em uma política flexível 

Aderir a uma política de benefícios flexíveis oferece a possibilidade de escolha entre uma gama muito grande de opções. Confira algumas das principais alternativas: 

Saúde e bem-estar 

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua qualidade de vida e bem-estar, inclusive no trabalho: preocupações com a saúde organizacional tem sido uma tendência de RH cada vez mais em alta. Dessa forma, a gama de benefícios vai muito além do plano de saúde. Mas mesmo essa opção pode ser personalizada, com alternativas mais ou menos abrangentes, como:

  • Auxílio academia;
  • Auxílio-medicamento;
  • Plano de saúde e odontológico flexíveis;
  • Auxílio para atividades de bem-estar (como yoga ou pilates, por exemplo).

Educação e cultura 

Bolsas de estudo e vales voltados aos aspectos culturais podem ser uma ótima estratégia para engajar colaboradores e aumentar sua qualificação profissional, como:

  • Auxílio Educação (graduação, especialização etc.);
  • Bolsas para cursos de idiomas;
  • Vale Cultura (shows, teatros etc.).

Família 

Demonstrar preocupação com os familiares é uma das formas mais efetivas em demonstrar valorização à equipe, como:

  • Plano de saúde para familiares;
  • Auxílio-creche;
  • Clube ou atividades recreativas.

Pets 

Existe uma tendência mundial de que os bichinhos de estimação sejam também considerados parte da família. Assim, existem alguns benefícios voltados a eles, como:

  • Assistência para veterinário;
  • Alimentação;
  • Creche.

Desenvolvimento pessoal 

Muitos negócios apostam em serviços que podem desenvolver os colaboradores em diversos aspectos, como:

  • Coach;
  • Mindfulness;
  • Atendimento psicológico.

Serviços financeiros 

Tradicionalmente, as ferramentas de planejamento financeiro estão entre os benefícios mais comuns, como:

  • Empréstimo pessoal com taxas mais atrativas
  • Previdência privada;
  • Seguro de vida.

Outros

  • Vale-refeição ou alimentação;
  • Estacionamento;
  • Serviços de telefonia;
  • Vale-combustível.

Essas são algumas alternativas para montar uma política de benefícios flexíveis. De forma mais ampla, a ferramenta pode fazer parte de uma estratégia para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, otimizar o ambiente de trabalho e manter a equipe feliz, motivada e com alto desempenho.

Que tal embarcar nesta transformação? A Swile possui parceria com grandes players do mercado e de diferentes segmentos, como academia Smart Fit a partir de R$ 49,90, descontos para vestuário, alimentação, eletrodomésticos e até para viagens internacionais. Além da possibilidade de usar o cartão de benefícios em aplicativos do dia a dia como Spotify, Uber, Rappi entre outros.

Com o Swile Benefícios, seu funcionário recebe benefícios de grandes multinacionais com a facilidade de um só parceiro que entrega todas estas opções com facilidade e agilidade, de forma automatizada e flexível deixando seu colaborador cada vez mais satisfeito com os benefícios recebidos.

Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a sua empresa a melhorar a política de benefícios para seus colaboradores!

Entre em contato com a Swile
(Visited 1.166 times, 1 visits today)

1 comentário

  1. Pingback: Como diminuir o turnover do time de vendas com Gestão de Pessoas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.