O plano de benefícios tem sido usado pelas organizações como um tipo de estratégia inteligente. De acordo com o estudo “Benefits Research 2019”, produzido pela Employee Benefits, os benefícios elevam o engajamento, a produtividade e reduzem os níveis de absenteísmo na empresa.
Ao analisar resultados como esse, muitos gestores percebem que essa prática é importante, mas se questionam sobre como implantá-la na empresa. Para ajudar, neste artigo, daremos um passo a passo. Acompanhe os próximos tópicos.
Por que implantar um plano de benefícios?
Além dos benefícios apontados pelo estudo citado na introdução, o plano de benefícios faz a empresa “abrir as portas” para a inovação. Como assim? Em primeiro lugar, essa prática atrai jovens inovadores e também experientes profissionais talentosos.
Afinal, no atual mercado corporativo, os benefícios oferecidos pelas organizações figuram como algo relevante para um candidato na hora de optar ou não por um processo seletivo. Uma vez dentro da empresa, um profissional com perfil inovador contribuirá para o desenvolvimento das demandas e estratégias internas.
Existe uma segunda razão para o plano de benefícios gerar inovação, tem a ver com a reputação da marca no mundo empresarial. Ao implantar um plano de benefícios, a empresa se posiciona como incentivadora de práticas inovadoras, como investir no bem-estar, na qualidade de vida dos colaboradores, bem como promover um ambiente interno mais feliz e agradável.
Além disso, podemos dizer que organizações que são vistas como inovadoras atraem investimentos, parceiros de negócios e expandem o seu campo de atuação. Sem dúvidas, esses resultados estão entre as metas mais buscadas pelas empresas.
Como implantar um plano de benefícios?
A implantação do plano de benefícios deve ser guiada por algumas etapas. Dessa forma, a prática se torna parte da política interna, em vez de apenas um processo temporário ou sem relevância. A seguir, mostraremos quais são as etapas que levam ao sucesso do plano de benefícios.
Defina o orçamento
É importante lembrar que o plano de benefícios precisa gerar retorno sobre o investimento (ROI) para a empresa. Sendo assim, o capital que será usado nessa prática deve ser compatível com o orçamento interno, bem como trazer resultados visíveis. Mas como conseguir isso?
Primeiramente, os gestores definem o quanto a empresa pode investir em benefícios. Em seguida, são inseridos indicadores de desempenho (KPIs) para mensurar os impactos dos benefícios sobre, por exemplo, a produtividade da equipe.
Com base nos relatórios dos KPIs, os gestores entendem se uma determinada estratégia de benefícios trouxe lucro para a empresa. Caso os números sejam desfavoráveis, o capital será direcionado para outra estratégia. Por outro lado, gráficos positivos indicam que o investimento pode até ser aumentado.
Entenda as necessidades e perfis dos funcionários
Para que o plano de benefícios seja eficiente, é necessário alinhá-lo com as necessidades e o perfil dos colaboradores. Existem, pelo menos, três maneiras de atingir esse objetivo. Uma delas é por meio de uma pesquisa interna na qual o time pode apontar os benefícios que mais desejam e o motivo das escolhas.
Outra forma é realizar um benchmarking, ou seja, observar quais benefícios são ofertados por outras empresas do mesmo mercado de atuação e com um perfil semelhante de colaboradores. Daí, pesquisar sobre a opinião desses profissionais em relação aos benefícios.
A terceira maneira é tão eficiente quanto as outras e mais prática: dar aos colaboradores a permissão de montar suas cestas de benefícios. Essa estratégia otimiza o conhecimento sobre o perfil da equipe, além de aumentar a satisfação, pois a “voz” dos colaboradores é ouvida.
Ofereça benefícios diferenciados
Existem benefícios que são oferecidos pela maioria das empresas. Um exemplo é o vale-refeição e o vale-transporte. Porém, vale a pena investir em benefícios diferenciados, bem como importar tendências vistas no mercado empresarial.
Entre esses tipos de benefícios, podemos citar: auxílio-creche, vale-viagens, descontos em graduação e pós-graduações, vale-compras, convênios com academias e cursos de idiomas. Ao sair do óbvio, o plano de benefícios se torna atraente, ajudando na retenção dos colaboradores e no engajamento com o negócio.
Surpreenda os colaboradores
Normalmente, os seres humanos gostam de ser surpreendidos. Sendo assim, a empresa deve implantar benefícios que encantem os profissionais internos. Pode funcionar assim: toda vez que um colaborador se destaca pela produtividade ou excelência nos serviços, ganha um benefício exclusivo, como um dia de folga.
Outro exemplo é quando um membro da equipe é promovido ou atinge um determinado “tempo de casa”. Sem falar da possibilidade de inserir a flexibilidade no horário de trabalho – benefício que pode ser oferecido para aqueles que se dedicam a projetos inovadores ou programas de treinamentos que beneficiarão a empresa.
Divulgue os benefícios
Como dito, muitos profissionais analisam os benefícios oferecidos antes de se candidatar a uma vaga de emprego. Por isso, a empresa que tem um plano de benefícios eficiente deve espalhar isso “para os quatro ventos”.
Um modo de otimizar essa divulgação é por meio dos anúncios dos processos seletivos. Dessa forma, são grandes as chances de atrair bons candidatos. Outra maneira de gerar visibilidade para o plano de benefícios é realizando postagens nas redes sociais da empresa.
Para que essa estratégia dê certo, é necessário ter criatividade e sutileza. Como assim? Em vez de dizer “com todas as letras” sobre os benefícios que a organização oferece, a postagem pode apresentar um vídeo curto com um colaborador expressando os impactos dos benefícios na sua vida pessoal e profissional.
Contrate um suporte especializado
Sim, estamos na era de benefícios flexíveis alinhados com o perfil dos colaboradores. Reconhecemos que não é uma tarefa fácil criar um plano de benefícios com esse nível de qualidade. Por isso, muitas empresas resolvem contar com o suporte especializado da Swile.
Os serviços da Swile geram uma nova experiência em benefícios, oferecendo autonomia, satisfação e flexibilidade para o RH e os colaboradores. Uma vez que, a Swile ajuda a empresa a ir além do básico por criar um plano de benefícios estratégico e integrar a gestão de benefícios em uma única plataforma.
Quer ter esse plano de benefícios na sua empresa? Então, entre em contato com o time de especialistas da Swile. Deixe a gente surpreender o seu negócio e levá-lo para um outro nível de experiência no relacionamento com os colaboradores.