Muito se fala sobre o onboarding e desenvolvimento do colaborador, durante sua jornada pela empresa. Entretanto,o offboarding ainda é pouco discutido dentro das corporações.
O que fazer quando um profissional se desliga? Como fazer com que esse momento ocorra da melhor forma possível?
O que é offboarding?
Offboarding é o oposto de onboarding, ou seja, se trata do desligamento do profissional da companhia no qual trabalha.
Assim como o onboarding foca na integração dos profissionais recém-contratados, o offboarding foca em todas as decisões e procedimentos que os funcionários devem seguir ao sair.
Por isso, é tão importante que a empresa tenha concluído este ciclo e promovido uma boa experiência em todas as etapas anteriores. Mais importante ainda, a integração e a demissão podem trazer incertezas e riscos aos funcionários e à organização. Se não houver comunicação séria, ambas as partes levantarão questões e, se não forem resolvidas, a boa experiência será afetada.
Durante o período de onboarding, isso pode se manifestar como ansiedade e medo de enfrentar o novo desafio, até então desconhecido. Porém, durante o desligamento, a incerteza está relacionada à decisão que motivou a saída do colaborador.
Se um colaborador pedir demissão, o empregador pode se perguntar se há alguma maneira de contornar a situação e manter o colaborador. Já, quando há demissão, é direito do profissional saber quais fatores foram levados em consideração no processo de tomada de decisão.
Outro ponto básico é o ambiente geral de trabalho. O objetivo da desconexão segura é chegar a um entendimento entre as partes e realizar todas as operações da maneira mais clara possível. Isso evita o surgimento de boatos na empresa e garante que a produtividade dos demais profissionais não seja afetada pela insegurança.
Por que aplicá-lo em sua empresa?
O offboarding pode ser um aliado para construir e consolidar a cultura de sua empresa.
Além disso, com uma boa estrutura, a rotatividade de pessoal pode ser evitada. Desta forma, a gestão de recursos humanos da empresa fica mais eficiente.
Além dos fatores citados, o offboarding permite que os colaboradores mantenham um relacionamento positivo com a empresa mesmo após o desligamento, reforçando a sua reputação no mercado de trabalho.
Infelizmente, ainda é comum que líderes ignorem o processo de saída de um colaborador e não se preocupem com as pessoas que já estão deixando a empresa.
No entanto, para uma gestão eficaz de RH, é essencial e necessário adotar esta abordagem. A satisfação dos funcionários afeta cada vez mais diretamente a reputação da empresa.
Portanto, toda atenção deve ser dada à experiência de seus profissionais, desde o início de sua jornada até o fim.
Entenda mais sobre a jornada do colaborador e como a Swile pode influenciar no employee experience da sua empresa.