Gestão de benefícios x gestão de desempenho: como alinhar as duas atividades

Sabe qual é o segredo das empresas que conseguem manter sua produtividade lá no alto e que ainda conseguem se destacar como lugares de excelência para trabalhar?  Parte do sucesso delas é diretamente relacionada com o acompanhamento dos resultados (gestão de desempenho) da produtividade e do ambiente interno, impulsionado também pelos benefícios oferecidos.

Quando gestores fazem um acompanhamento constante do desempenho, as chances de obter bons resultados e criar um ambiente de trabalho positivo e producente são muito mais amplas. 

De acordo com uma análise do cenário empresarial brasileiro, parte do planejamento das empresas é focada em metas, mas peca na gestão holística e foco no engajamento. Entre as empresas entrevistadas, 90% faz gerenciamento das metas, mas 25% não faz avaliações de desempenho. 

A gestão de desempenho segue exatamente uma lógica de análise, correção e melhoria. Isso significa criar um ambiente positivo para que os colaboradores aumentem suas capacidades intelectuais e produtivas, avaliando sua performance.

Neste modelo, o gestor de Recursos Humanos atua de forma estratégica acompanhando o desenvolvimento das pessoas, monitorando a evolução dos resultados e de olho nas métricas de desempenho da empresa. 

O objetivo é transformar toda a situação em aprendizado, fazendo com que o ambiente de trabalho seja propício para o desenvolvimento de cada um. A grande questão é: como motivar os colaboradores e engaja-los nessa metodologia? 

Parte da resposta está na execução de uma boa gestão de benefícios. Se você quer entender melhor essa lógica, então acompanhe o post!

Como a gestão de benefícios se alinha à gestão de desempenho?

Pessoas têm diferentes anseios, necessidades, expectativas e opiniões. A empresa que faz um bom gerenciamento do clima interno e se preocupa com a experiência de seus empregados possibilita um ambiente propício para o engajamento, redução da rotatividade de empregados e retenção de talentos. 

Como agir para atingir um patamar elevado de engajamento e felicidade interna?

Bom, a resposta completa é um conjunto de fatores, sendo a remuneração indireta um dos mais importantes. Os colaboradores querem mais que um bom ambiente e boas condições de trabalho. Dinheiro no bolso e benefícios de qualidade são, sem dúvida, argumentos de peso.

Por essa razão, a gestão de benefícios está se tornando um assunto em evidência. O setor de Recursos Humanos das melhores empresas do Brasil e do mundo estão adotando uma política de mais flexibilidade na escolha dos benefícios corporativos.

Uma nova realidade em benefícios para sua empresa

O modelo mais completo são as soluções digitais para gerenciamento de benefícios flexíveis, como a Swile. Elas funcionam como um ambiente digital de gerenciamento dos valores dos benefícios do colaborador, no qual ele pode usar seu saldo da maneira mais adequada.

Isso significa o fim dos benefícios vendidos, mal utilizados e que se tornam recorrentes queixas no setor de RH da empresa. 

Nós sabemos que é muito difícil criar e gerenciar um mix de benefícios que consiga agradar a todos os colaboradores, ainda mais em um momento em que há tantas gerações de pessoas trabalhando ao mesmo tempo dentro das mesmas instituições.

A experiência que a Swile Benefícios proporciona aos seus clientes é baseada na customização ampla dos planos, entregando soluções como:

  • Descontos em compras e mensalidades de planos de academia;
  • Consultas com psicólogos e coaches;
  • Saldo flexível para melhor uso dos benefícios
  • Manejo dos benefícios de alimentação e refeição sem complicações

Como os benefícios atuam sobre a produtividade?

A praticidade beneficia o funcionário, que sente-se empoderado sobre o uso de seus benefícios e valorizado pela empresa. E o resultado de um funcionário que se sente valorizado é mais entrega, engajamento e menos chances de saída.

Planos de benefícios bem construídos atuam como fator determinante na retenção de funcionários, redução do turnover e impulsão da felicidade interna e produtividade. E é exatamente neste ponto que a gestão dos benefícios se encontra com a gestão do desempenho.

A empresa que busca construir um ambiente produtivo, onde todos evoluem constantemente e atingem crescimento individual e de resultados, precisa dar subsídios para gerar esse ecossistema equilibrado. 

E os benefícios são parte importante na busca por esse equilíbrio. A Swile Benefícios atua com seus clientes na compreensão das principais necessidades dos colaboradores e no desenvolvimento de planos de benefícios flexíveis personalizados à realidade da empresa.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra de uma vez por todas como um plano de benefícios flexíveis pode potencializar fatores como:

  1. Felicidade interna;
  2. Produtividade;
  3. Retenção;
  4. Engajamento;
  5. Employer branding;
  6. Employee experience.


Preparado para uma nova realidade em benefícios corporativos? Então fale direto com a nossa equipe de atendimento para agendar sua reunião!

(Visited 20 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.