Tenho certeza que você já ouviu falar em saúde organizacional. Mas conhece o tamanho do impacto que o investimento nessa condição pode trazer para sua empresa? Embora o conceito não seja uma novidade, pisar fundo para garantir a saúde da empresa como um todo, do clima institucional e das condições de trabalho é uma tendência em crescimento.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e exigente, profissionais de qualquer nível hierárquico tendem a sentir os sintomas do estresse e podem piorar a produtividade.
Para evitar as consequências indesejáveis de uma equipe infeliz, muitos negócios têm concentrado esforços em oferecer cada vez mais benefícios e novas soluções para seus colaboradores. A boa notícia é que os resultados são animadores!
Veja dados que comprovam a relação entre saúde organizacional e aumento de performance
Empresas com aspectos organizacionais mais saudáveis têm melhor performance do que os concorrentes. Essa afirmação pode parecer um tanto quanto óbvia, mas a relação direta entre iniciativas para melhorar a saúde geral do negócio e melhorar o desempenho tem sido confirmada por uma série de pesquisas.
Um bom exemplo é o estudo realizado pela Health Enhancement Research Organization. Segundo ela, mais de 90% dos líderes empresariais afirmam que a promoção do bem-estar no local de trabalho afeta a produtividade e o desempenho dos funcionários.
A tendência é amplamente reforçada por dados divulgados pela McKinsey & Company, reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial. Segundo a organização, negócios saudáveis podem ser definidos como de “alto desempenho e bem-sucedidas por longos períodos de tempo”.
Para mensurar o impacto das iniciativas ligadas ao clima organizacional, a Mckinsey & Co. desenvolveu o Índice de Saúde Organizacional (OHI). De acordo com ele, os 25% mais bem ranqueados entre as empresas analisadas, oferecem cerca de três vezes mais retorno aos acionistas do que o quartil na ponta de baixo.
Saúde organizacional = Resultados turbinados
O tempo do retorno sobre o investimento também chama a atenção. Em até 12 meses os resultados já aparecem.
Achou bons os argumentos? Ainda temos mais! Cerca de 80% das empresas que tomaram medidas concretas sobre a saúde organizacional percebeu melhorias entre a equipe.
O aumento médio, no índice da Mckinsey & Co., foi de 6 pontos em sua saúde global. Isso significou um crescimento de médio de 25% no ranking.
No caso das empresas que estavam mal colocadas no início do acompanhamento, o desenvolvimento foi ainda maior. Com o incremento de 9 pontos no índice, essas organizações tiveram resultados diretos de inovação, aprendizagem e força do C-Level.
Se olharmos somente esse último dado já temos subsídios suficiente para convencer qualquer gestor que não tenha a saúde organizacional entre as prioridades do negócio, a reconsiderar. Claramente, esse investimento deve estar entre as principais estratégias para motivar funcionários e alavancar o desempenho.
Quero melhorar a performance da minha empresa! Como fazer?
A saúde organizacional é diretamente ligada ao bem-estar e ao engajamento dos colaboradores. Sua melhora depende de um conjunto de ações. Fizemos uma lista com algumas iniciativas que podem mudar o seu panorama:
- Ouvir o que o colaborador tem a dizer;
- Compartilhar conhecimento;
- Incentivar o aprendizado;
- Flexibilização da jornada de trabalho;
- Desenvolver campanhas de incentivo;
- Oferecer Benefícios Flexíveis.
Startups simplificam a busca pela saúde organizacional: felizmente, as ferramentas disruptivas oferecidas pela tecnologia podem ser o diferencial que faltava para melhorar a saúde organizacional da sua empresa.
Algumas startups têm trabalhado justamente para turbinar a relação entre o negócio e seus colaboradores, melhorando significativamente a employee experience e o employer branding.
Como a Swile Benefícios, que permite flexibilidade de uso de acordo com a necessidade de cada colaborador e pagamento em tempo real até de campanhas de incentivo.
Veja o que a Swile oferece para melhorar a sua saúde organziacional
A Swile Benefícios acaba com a burocracia operacional para os benefícios flexíveis. Com ela, os colaboradores podem optar em como vão utilizar as vantagens, e tudo com sob a bandeira Mastercard, que possui mais de 2MM de estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil.
- Alimentação;
- Refeição;
- Academia a partir de R$ 49,90 mês na rede SmartFit;
- Saúde Mental com ZenKlub;
- Rede de descontos no Brasil e no Mundo com mais de 1100 ofertas;
- Bem-estar;
- Estudos;
- Esportes.
É importante ressaltar que, em relação a alimentação e refeição, é possível flexibilizar seu uso com o saldo híbrido. Com ele, o colaborador tem apenas um saldo único para os dois benefícios e pode usar como preferir, ficando livre para tomar decisões.
Esses são alguns dos caminhos para melhorar o desempenho operacional e financeiro por meio da saúde organizacional. Mas não esqueça: valorizar e entender a individualidade e as necessidades de cada membro da equipe é o mais importante, seja qual for a estratégia.
A Swile Benefícios influencia e impacta diretamente a saúde organizacional das empresas, trazendo mais controle na gestão de pagamentos dos colaboradores e fazendo com que os benefícios rendam mais. Ou seja, somente ganhos!
Conte com a Swile para melhorar a saúde da sua empresa e agilizar ainda mais os processos de benefícios, deixando seus colaboradores mais motivados e engajados!