A pandemia de Covid-19 catalisou no mundo inteiro modelos alternativos de trabalho. Se antes a adoção do home office, por exemplo, era apenas uma necessidade, hoje tornou-se uma preferência para muitos profissionais.

A liberdade e a flexibilidade no trabalho são fortes atrativos para os talentos, principalmente para novas gerações. Se locomover até um local fixo para desempenhar as atividades e ter uma rotina são fatores considerados negativos para quem se adaptou bem ao trabalho à distância. 

Com isso, surge o termo “nômades digitais”, ou seja, pessoas que têm como um dos objetivos de carreira a possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. A autonomia de trabalhar sem se preocupar com a localização veio para ficar e, com ela, dois perfis: home office e anywhere office. Vamos entender mais sobre o assunto?

O que são nômades digitais?

Os “nômades digitais” não surgiram atualmente. Estima-se que os profissionais que adotam esse estilo de vida surgiram em torno de 2010, porém, eram majoritariamente freelancers e ainda existiam barreiras tecnológicas, impedindo a popularização.

Com o passar dos anos, a tecnologia evoluiu e, hoje, é simples desempenhar qualquer atividade à distância sem problemas para sua execução, comunicação, ou qualquer outra necessidade de um trabalho. 

A digitalização de processos, a diminuição de atividades presenciais, a possibilidade de contratação CLT à distância e o aumento da valorização do bem-estar pessoal potencializam o crescimento dos nômades digitais. De acordo com a The Human Capital Hub, existem cerca de 35 milhões de profissionais com esse estilo de vida no mundo todo.

Como o estilo funciona na prática?

Ao contrário do que pode parecer, para ser um nômade digital não é necessário atuar especificamente na área da tecnologia, qualquer cargo que possa ser desempenhado pelo computador com acesso à internet já possibilita a adoção deste estilo de vida. 

De maneira geral, são profissionais cansados da “vida de escritório” e que por fatores pessoais prezam pelo trabalho à distância. Seja pela valorização do bem-estar ou pelo desejo de passar um período da vida viajando pelo mundo, esses talentos buscam por empresas que possibilitem essa modalidade, fortalecendo, assim, as tendências do home office e do anywhere office.

O home office

Ainda que já existente, o home office tornou-se conhecido pela maioria durante a pandemia de Covid-19, na qual as pessoas foram obrigadas a deixarem o escritório. Mas, mesmo após o retorno das atividades presenciais, muitas empresas adotaram o “trabalho de casa” como modelo permanente.

Neste modelo, a própria casa de um colaborador se torna o seu ambiente de trabalho. As atividades, mesmo sendo executadas totalmente à distância, ainda possuem um local fixo para acontecerem: o lar do profissional em questão.

Os benefícios do home office são tanto para a organização, quanto para o colaborador. Envolvem a qualidade de vida, a flexibilidade, autonomia, redução de custos, melhora na produtividade, retenção de talentos, entre outros.

Contudo, nem sempre a casa do colaborador pode ser um local atrativo, ou adequado, para se trabalhar. Dessa forma, o termo começou a ficar restrito, demandando o surgimento de uma outra modalidade, anywhere office, que veremos a seguir.

O anywhere office

Trabalhar de casa pode continuar sendo o mais atrativo para muitas pessoas, mas para outras já não é suficiente. Isso ocorre por diversos motivos, como a falta de um local adequado, distrações ou desejo pessoal de diversificar o ambiente ao redor. O anywhere office passa, então, a ser a melhor alternativa.

O “escritório em qualquer lugar”, como o nome sugere, é o modelo de trabalho à distância no qual o profissional não necessita de apenas um local fixo para desenvolver suas atividades, tendo as conexões necessárias, seu local de trabalho pode ser qualquer local.

Espaços de coworking, cafeterias, hotéis, todo lugar é válido para trabalhar. A opção se destaca também para pessoas que desejam viajar pelo país, ou até ao redor do mundo, mas sem necessitar do período de férias para isso. Se é possível trabalhar em qualquer local, é possível conciliar viagens e a carreira profissional.

Em geral, tanto o home office, quanto o anywhere office, proporcionam flexibilidade aos profissionais que trabalham nessas modalidades. A principal diferença está no dinamismo e escolher o modelo ideal de trabalho varia de acordo com as atividades desempenhadas e os valores pessoais.

Como as novas modalidades fortalecem o employer branding

As novas tendências de trabalho, home e anywhere office, além de aumentarem as oportunidades de emprego para os nômades digitais, também podem ser boas estratégias para fortalecer o employer branding, ou marca empregadora.

O employer branding é o conjunto de ações que tem como resultado a formação de uma imagem positiva de uma empresa quanto local para se trabalhar. Em um mercado cada vez mais competitivo, essa reputação é essencial para atrair e reter talentos e engajar partes interessadas, como investidores e consumidores.

Os colaboradores são os maiores impulsionadores da marca empregadora, ou seja, funcionários satisfeitos irão propagar uma boa imagem do seu local de trabalho. Assim como o contrário também é válido. 

A flexibilidade é um dos fatores mais procurados atualmente por talentos, a autonomia e dinamismo nas formas de trabalho permitem que o próprio profissional faça a conciliação de seu bem-estar pessoal com seu trabalho. 

Possibilitando, adequadamente, que seus colaboradores trabalhem de forma remota, a organização está participando da qualidade de vida das pessoas que atuam em seu favor. Além de mostrar uma postura inovadora diante o mercado, fortalecendo, assim, seu employer branding. 

Vantagens do trabalho à distância

Como mencionado, as modalidades de trabalho à distância geram vantagens para as organizações e para os profissionais. O home e o anywhere office geram mais oportunidades para aqueles que desejam o estilo “nômade digital”, seja permanente ou temporário.

Ademais, o dinamismo e a flexibilidade auxiliam a aliviar o stress da rotina, consequentemente, melhorando a produtividade dos colaboradores, entrega de resultado e foco. Para a empresa, há também redução de custos e o orçamento pode ser, então, utilizado em ações de valorização dos profissionais. 

Tendo em vista a melhora do employer branding e do desempenho dos colaboradores, a empresa se torna mais competitiva no mercado. Investir em boas propostas de home e anywhere office é saber utilizar das tendências para otimizar os resultados organizacionais!

Também conhecido como marca empregadora, o employer branding é uma estratégia para que o ambiente de trabalho e a própria empresa sejam percebidos positivamente pelo mercado. Isso é feito através de técnicas e ferramentas.

Para auxiliar, temos uma ficha prática sobre o tema, contendo todas as informações necessárias sobre o employer branding. Clique aqui e descubra!

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