Quem são os millennials e o que as empresas precisam saber sobre a geração Y para mantê-la motivada no ambiente de trabalho. Entre os aspectos: flexibilidade e diversidade.

Você sabe quem são os millennials? Muito mais do que apenas integrantes da Geração Y, nascida entre 1980 e o início dos Anos 2000, eles são os jovens adultos que entraram ao mundo em tempos digitais e chegam ao ambiente de trabalho com outros propósitos. Ou talvez nem tanto, mas as empresas os veem como uma grande incógnita e têm dificuldade de decifrar suas vontades e expectativas, dificultando a atração e retenção destes talentos. Por isso, confira o post de hoje para entender melhor sobre o assunto.

O que os millennials querem?

É mais fácil do que você imagina. Para muitas empresas, essa pergunta parece ser quase impossível de ser respondida. Afinal elas acreditam que millennials não se mantém em nenhum local de trabalho e estão sempre em busca de novos empregos. Sendo assim, não haveria soluções para criar algo que os fizessem crer que vale a pena permanecer exatamente onde eles estão atuando no momento. Mas ainda bem que, a partir de dados e pesquisas, podemos quebrar alguns estereótipos.

Em estudo realizado pela CNBC em 2015, descobriu-se que 87% dos millennials estão satisfeitos com o treinamento e desenvolvimento de habilidades que recebem no trabalho. Quando comparado ao restante da população, esse percentual representa 76%. Nessa mesma pesquisa, averiguou-se que as preferências de outras gerações e dos millennials em uma empresa são praticamente as mesmas. Por exemplo, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional representa 18% de importância para os eles, enquanto, para o restante, 19%.

Apesar dessas estatísticas quebrarem certos conceitos, a Harvard Business Review fez uma pesquisa em 2016 na qual os millennials correspondiam a 21% dos colaboradores que haviam deixado seus trabalhos para fazer alguma outra coisa. O número é três vezes maior que o de outras gerações. Porém, não há uma resposta nem dados que relatam para onde esses millennials foram.

Mas então, como manter a Geração do Milênio dentro da minha empresa?

Aqui vão alguns pontos:

  1. Clima Organizacional
  2. Tecnologia
  3. Qualidade de vida
  4. Benefícios Flexíveis

Uma geração mais questionadora e que vai atrás de seus interesses, ela também busca um local de trabalho que tenha a ver com os seus ideais. Por isso, mais do que um salário, eles buscam um ambiente engajador, que os faça sentir parte da cultura da empresa, onde eles tenham um senso de pertencimento e possam ter voz para expor suas ideias. Mas, aqui vai uma outra notícia: em pesquisa da Gallup Pull de 2015, constatou que apenas 28,9% dos millennials diziam se sentir engajados em seu trabalho.

Por isso, proporcionar feedbacks regulares e uma avaliação de desempenho sobre sua performance pode ser interessante e satisfatório para essa geração. Isso faz com que também seja possível entender quais são as expectativas deles em relação ao trabalho e, assim, poder alinhar uma boa gestão para reter estes talentos em sua empresa.

Outro ponto importante aqui é a saúde organizacional. Afinal, isso interfere diretamente no ambiente de trabalho e no modo como esse grupo enxerga a empresa. Essa geração está interessada em um senso de comunidade, em boas relações e, inclusive, trabalhos sociais ou que, de alguma forma, causem impactos positivos na vida de seu cliente.

Ter crescido em um ambiente tecnológico é um fator que deve estar presente em todos os aspectos que estão em torno da vida dos millennials. Isso inclui o trabalho. Para isso, proporcionar ferramentas tecnológicas que eles possam usar para desenvolver suas atividades pode ser muito bem visto e melhor aproveitada nas mãos desta geração. Essa contribuição caminha em uma via de mão dupla, pois a Geração Y tem experiências que podem agregar no crescimento e desenvolvimento das empresas. Além disso, envolvê-los em cursos onlines pode ser interessante e satisfatório para eles.

Claro que a qualidade de vida é um aspecto que todos os colaboradores desejam. Para um millennial, porém, existem algumas demandas que podem ser flexibilizadas pelas empresas. Um exemplo disso são horários flexíveis e o Home Office. Se suas atividades podem ser feitas em períodos não específicos e à distância, então por que não proporcionar isso a eles?

Além disso, a qualidade de vida está relacionada com um equilíbrio saudável das demandas do trabalho com outras necessidades da vida de um millennial. Isso tem a ver com a saúde emocional, atividades físicas, eventos pessoais, entre outros.

Uma forma de proporcionar uma boa qualidade de vida é oferecendo Benefícios Flexíveis. Um millennial certamente terá diferentes gostos e interesses que o restante dos colaboradores de uma empresa pertencentes a outra geração. Ao oferecer benefícios de forma flexível, você permite que ele próprio decida com o que é mais conveniente usar o dinheiro e como gerenciar o valor recebido. Além disso, essa ferramenta é um demonstrativo de que cada pessoa dentro do seu negócio é única e tem a liberdade para ser como quiser, contribuindo com o seu melhor e sua produtividade.

A Swile pode ajudar a sua empresa a compor um mix de benefícios para os seus colaboradores. Por mais simples que pareça, escolher como usar o Vale Refeição e o Vale Alimentação pode ser um bom fator de decisão na hora de aceitar a proposta nova de trabalho.

Os setores de RH também podem desenvolver os millennials dentro das empresas, envolvendo eles em novos desafios. Dessa mesma forma funciona a atração de novos talentos dessa geração. A transparência e demonstrar o tipo de experiência que a sua empresa pode proporcionar a eles em diferentes aspectos da vida, não só profissional, são os pontos chave para fazer com que eles se sintam mais interessados no trabalho do que no próprio salário em si.

Vale ressaltar que cada geração tem seus próprios propósitos em um ambiente de trabalho, mas todas elas estão juntas produzindo para uma mesma causa na qual acreditam dentro da empresa. Por isso, a diversidade dentro de um negócio é essencial: ela quebra preconceitos, expande as ideias e cresce sob diferentes olhares de cada colaborador.

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